Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Monumentos Históricos são arte

Monumentos Históricos são arte

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Monumentos Históricos são arte

O Big Ben foi o nome dado ao sino da torre do relógio do Palácio de Westminster, e não ao próprio relógio, sendo anos mais tarde incluído então, no famoso “Big Ben”. Este situa-se em Londres, capital de Inglaterra. O relógio incluído na torre, visto pela sua precisão, dos quatro lados da torre, cada um com 7 metros de diâmetro, em que cada ponteiro exibe 4 metros de comprimento, dá nas vistas, mesmo a quem não queira olhar. Este começou a funcionar no dia 31 de maio de 1859. Os badalos do Big Ben, tocam uma melodia antes de cada hora, baseado numa estofe de Messias de Handel. Falemos agora de outro monumento importante, desta vez rumando a Itália, mais concretamente, Roma. O Coliseu de Roma, é um anfiteatro localizado nas colinas de Esquiline e Palatine. O Coliseu, tem 36 metros de largura, 155 metros de comprimento e cerca de 49 metros de altura, possui 79 entradas. Este é capaz de abrigar cerca de 50 000 pessoas um anfiteatro enormíssimo. De Itália voamos para Alemanha, para a sua capital, Berlim, falando do concreto Muro de Berlim. Este construído em 1961, no propósito de impedir cidadãos da Alemanha Oriental fugirem para a Alemanha Ocidental, do governo democrático. Atualmente a Alemanha é uma só união, e este Muro é apenas existente nas memórias de muitos. Da Alemanha voltamos a viajar para Itália, onde vamos diretos a Pisa, falar um pouco da Torre de Pisa, conhecida pela sua linda estrutura, e pela sua forma inclinada, onde não estaria nos planos do inventor, nada foi planeado ficar uma torre inclinada, havendo um erro na sua construção e na escolha do terreno em que foi construída, um terreno compactado, em que hoje, se situa inclinada para sudoeste. Esta tem 55,86 metros de altura, e o peso está estimado em 14 500 toneladas. E para quem não saiba, a torre atualmente ainda se encontra em risco de desmoronamento. Por fim viajamos de Itália para França, para a conhecida Torre Eiffel, situada na capital de França, Paris, é um monumento muito vistoso, e muito visitado. Com cerca de 300 metros de altura, esta Torre espantou imensa gente, muitos acreditaram que ela não podia nem seria construída, mas demorou alguns meses a ser construída, e hoje é um dos centros de atenção de todo o Mundo.

André Belacorça

Título: Monumentos Históricos são arte

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

641 

Comentários - Monumentos Históricos são arte

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios