Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > O seu cão tem mau hálito

O seu cão tem mau hálito

Categoria: Animais Estimação
Visitas: 16
Comentários: 17
O seu cão tem mau hálito

Os cães, nossos eternos amigos e companheiros, sofrem, por vezes de problemas idênticos aos dos humanos. Estes problemas, evidentemente, não devem ser menosprezados, mas antes objecto de atenção e cuidado. Um deles é, sem dúvida, o mau hálito exalado por alguns animais.

Embora o tema possa suscitar alguma estranheza ou mesmo ser motivo de sorrisos mal disfarçados, o que é certo é que este problema pode indiciar uma série de outros se não for tratado a tempo e convenientemente.

Assim, saiba que o mau hálito do seu cão pode estar relacionado com problemas do foro bucal ou intestinal, pelo que apenas um médico veterinário poderá fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento. Um dos problemas do foro bucal mais frequente é a placa bacteriana (composta por proteínas, células mortas, restos de comida e bactérias – as principais responsáveis pelo mau cheiro) que alguns cães vão acumulando nos dentes e que, cumulativamente acarretam problemas ulteriores como sangramento das gengivas e mesmo tumores bucais (que apenas podem ser removidos através de cirurgia, se não forem de índole maligna).

A solução para o combate (preferencialmente preventivo) à placa bacteriana reside na escovagem diária da dentadura canina, que deverá ser iniciada desde tenra idade. A escovagem é realizada com escova (que se introduz no dedo) e pasta específicas (a pasta deverá ter sabor a malte, pois é mais agradável para os animais, em detrimento da menta).

Um outro problema é o crescimento proliferado da gengiva, que se caracteriza pelo crescimento excessivo das gengivas chegando mesmo ao ponto de cobrir os dentes por completo, o que é motivo de grande sofrimento para o animal (este problema afecta em particular cães de raças específicas, como os boxers e bull-terriers). A solução passa, geralmente, pela administração de antibióticos para controlar a infecção e posterior cirurgia.

Finalmente, ao apresentar mau hálito, o cão pode também estar a sofrer de complicações ao nível do intestino. A presença de parasitas é um dos problemas mais vulgares e pode ser resolvido com uma visita ao veterinário, que procederá a uma desparasitação. Para evitar o problema do alojamento de parasitas nos intestinos do animal e, consequentemente, o seu mau hálito, deverá cuidar da alimentação do seu cão, procurando dar-lhe ração certificada e adaptada ao seu tamanho e características.

E, claro: o mais importante é mesmo o carinho e cuidados diários dispensados à sua mascote, que lhe agradecerá com muitas lambidelas… sem mau hálito!


Isabel Rodrigues

Título: O seu cão tem mau hálito

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 16

771 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 17 )    recentes

  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 18:25:04

    A Rua Direita sugere que faça a escovação diária evitando esse tipo de cheiro. Faz bem às pessoas e ao cão também.

    ¬ Responder
  • cassia

    29-09-2013 às 02:28:05

    Olá minha cadela esta com mau halito horrivel acho q alem de problemas com a gengiva ela esta com problema de estomago por favor alguem me ajude,ela ta fazendo tratamento pra doença do carrapato.

    ¬ Responder
  • Maria Lopes

    19-01-2013 às 12:24:31

    Parabéns, foi muito bom ler esse sábio comentário, no caso da minha Cachorrinha Vitória, era vermes... grata!

    ¬ Responder
  • Elaine Bueno

    26-10-2012 às 09:59:00

    o meu cão estava com um mal halito insuportável comprei na casa de ração um comprimido para o estomago paguei apenas3,90efoi muitooo bom mesmo :)

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    19-10-2012 às 10:18:13

    Problemas de estomago

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 10:51:17

    Os cães tal como nós também precisam de higiene oral, existem produtos próprios nomeadamente "ossos" já preparados e prontos para essa utilização, muitas pessoas não compram pelo preço, mas esquecem-se que por vezes também gastam em coisas desnecessárias e o nosso animal de estimação precisa de saúde oral, tal e qual nós.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 02:02:51

    Assim como no caso dos seres humanos,é preciso que escovem os dentes dos animais.Isso é tarefa que todo dono preocupado com o bem estar do animal está farto de saber.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 18:10:04

    eu não sei o que consiste um cão ter mau hálito, mas eu não tenho cães nem vou ter só para evitar esse tipo de maus cheiros tão inconvenientes. compreendo que alguém goste de ter uma companhia, mas para mim não compensa o trabalho que eles dão. aplaudo a quem segue as regras de uma boa educação para o cão, como levá-lo a passer, a fazer necessidades, colocar a comida a tempo e horas.

    ¬ Responder
  • eduardo

    02-07-2013 às 19:39:48

    acho vc uma pessoa pobre de espirito, sem graça, e eu não agredito que vc não tenha odores desagradavéis, pois, todos nós somos podres e para que isso não aconteça temos que nos cuidar , afinal de contas acho que vc é um ser humano ou não é.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 12:44:44

    Eu não sabia que um cãozinho também poderia desenvolver este tipo de problema, tal como nós. Eu tenho um cadela em casa, mas ainda bem que ela não apresenta nenhum tipo de problema do gênero, só devemos ter cuidados com as pulgas, pois ela tem alergia. Porém, todas as pessoas que tem um cachorro em casa devem cuidar bem do animal para que ele tenha uma vida feliz e saudável ao lado de seu dono.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    19-09-2012 às 11:30:18

    Os animais de estimação, seja cão ou gato devem ser limpos com frequência, vacinados e ir ao veterinário para vacinas e outros problemas.No caso de ele ter mau hálito pode se da comida ou problemas gástricos e então o melhor é aproveitar para fazer uma inspeção no veterinário.Na verdade os animais funcionam como as pessoas e adquirem as doenças como resultado de má alimentação ou maus tratos.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 01:00:00

    Consultei este artigo porque tenho um cão que passa pelo problema que descreve: sofre de mau hálito. Desconfiava, como leiga sobre o assunto, que esse problema pudesse estar relacionado com o ingerir de ração húmida ao invés de uma ração seca, uma vez que o odor da primeira é bastante mais intenso e nada agradável. Após ler o seu texto, apercebi-me que pode estar face a um problema bem mais grave. Obrigada pela explicação detalhada!

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    18-09-2012 às 19:17:13

    Hahaha...essa foi minha reação ao me deparar com o título do texto. Será mesmo que o cão tem mau hálito? Bom, pelo que deu para perceber em seu texto, essa questão de hálito pode ser tratado com o tratamento adequado. Que os cães possuem um cheiro ruim na boca, isso já deu para perceber, pois já tive essa comprovação. Se você for ter um cão, saiba que terás coisas em que deverás prestar atenção.

    ¬ Responder
  • geissygeissy

    22-02-2012 às 17:31:08

    Adorei conhecer esta pagiana.Parabens.

    ¬ Responder
  • Andreia AlmeidaAndreia Almeida

    17-05-2010 às 20:44:33

    estou desesperado pois meu cão esta com um mau halito insuportavel, a um tempo atras ja levei pra ele pra fazer limpeza mais , so que ele eh muito bravo naum consegui dar os antibioticos por que de forma alguma ele tomava o que eu faço?

    ¬ Responder
  • sandra capote de brittosandra capote de britto

    06-10-2009 às 21:26:41

    adorei esta coluna que explica muito bem as causas do mau halito em cães.A minha cadelinha de 15 anos esta com um mau cheiro horrivel na boca ,esta emagrecendo enão come mais oque eu devo fazer??

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoIsaura

    25-08-2009 às 11:19:39

    Já ando reparando a algum tempo que o meu terrier vem deitando um mau cheiro pela será que é melhor consultar um veterinerio.

    ¬ Responder

Comentários - O seu cão tem mau hálito

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios