Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Corte a unha do bebê sem levar o dedo junto

Corte a unha do bebê sem levar o dedo junto

Categoria: Outros
Visitas: 4
Comentários: 4
Corte a unha do bebê sem levar o dedo junto

Cortar e lixar as unhas do bebê é muito importante para evitar que ele se machuque seriamente com arranhões e cortes um pouco mais profundos. Alguns bebês já nascem com as unhas compridas, o que apavora os pais já que ainda são muito frágeis e as unhas grandes podem machucá-los na pele ou até mesmo nos olhos. Há quem indique uma maneira bem mais “natural” de acabar com este problema nos primeiros dias de vida. Para estas pessoas, como as unhas são bem moles e esfareladas, o indicado é que com as próprias mãos o adulto retire o excesso da unha já que ele sai facilmente. Porém o mais comum e aconselhado é o uso de utensílios de corte como tesouras ou cortadores de unhas específicas para bebês. Essas peças têm as pontas arredondadas para evitar também que machuquem a criança.

Há crenças infundadas de que não se deve cortar as unhas dos bebês recém-nascidos. Isso é mito, não há nenhuma contra-indicação. Para realizar o corte, o ideal é que dois adultos possam fazer a tarefa, evitando que o bebê se mexa e se machuque. Enquanto um adulto segura a criança, o outro faz o corte unha a unha. Agindo em dupla a tarefa se torna bem mais fácil e segura para a recém-nascido.

Também é possível cortar as unhas do pequeno sozinho, sem o auxílio de outro amigo ou familiar. Nesse caso, o mais indicado é que a tarefa seja realizada quando o bebê estiver dormindo ou mamando. Enquanto está dormindo dificilmente se dará conta do que está se passando e o corte é feito com tranquilidade. Na hipótese de cortar as unhas enquanto a criança está mamando, a vantagem é que o bebê está entretido na alimentação e mais calmo e próximo à mãe.

É importante observar ao cortar as unhas das crianças pequenas que é difícil cortá-las no formato arredondado em virtude da pele estar muito junta à unha. Logo, o corte fica mais quadrado e as pontinhas podem ser cortadas com o auxílio dos cortadores anatômicos. Ou como algumas mães fazem, retirar esses excessos com a boca. Para essas mães, a boca da mamãe será recebida pelo bebê como um ato de carinho e sua sensibilidade facilitará esses pequenos aparos. Porém é fundamental fazer a higiene bucal antes de testar essa possibilidade e depois é necessário lavar bem as mãos da criança. O mais indicado, entretanto, é mesmo é usar os cortadores específicos, pois como se trata de região frágil pode ocorrer inflamação no local, caso seja muito forçado. Muitos cortadores de unhas para bebês trazem acoplados a eles uma lupa que facilita uma melhor visualização da unha da criança. Essas peças são facilmente encontradas em lojas especializadas em produtos de bebês ou farmácias.

Essa tarefa deverá ser repetida semanalmente nas unhas das mãos e quinzenalmente nas unhas do pé, pois o crescimento é bastante rápido. Caso à mãe falte coragem de realizar esta tarefa, nas primeiras semanas ao invés de cortar as unhas, elas podem ser somente lixadas e, a partir de trinta dias, o indicado é cortá-las com um utensílio adequado, lixando as pontinhas, se necessário. Caso as unhas sejam cortadas quando a criança está acordada, é normal que se agite e chore, contudo isso não é motivo para desespero da mãe. Aguarde que ela fique mais calma ou que adormeça, que é o mais comum e indicado.


Rosana Fernandes

Título: Corte a unha do bebê sem levar o dedo junto

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 4

797 

Imagem por: quinn.anya

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    28-07-2014 às 06:23:11

    Muito boa as dicas de como cortar as unhas do bebê para que este mesmo não se prejudique. Penso que seja bem delicado e todo o cuidado deve ser feito.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 22:39:16

    Cortar as unhas dos bebés pode ser uma verdadeira aventura. O ideal é cortar quando eles estão a dormir de forma a que eles não se mexam quando o faz. Um pequeno descuido pode ser perigoso, pelo que é necessário ter muito cuidado.

    ¬ Responder
  • elidaelida

    31-05-2012 às 19:49:18

    Me ajudem onten cortei a unha do meu filho de 5 meses. E acabei cortando o dedo dele e agora esta inflamado. O que eu faço...????

    ¬ Responder
  • JulianaJuliana

    12-01-2011 às 14:18:42

    Me ajudem meu filinho de 5 anos está com a unha do dedinho da mão muito inflamada, gostaria de saber qual melhor pomada indicada, ou se vou ter que levÀ-lo na pediatra,
    att
    Juliana

    ¬ Responder

Comentários - Corte a unha do bebê sem levar o dedo junto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: quinn.anya

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios