Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Rituais de passagem: o que são?

Rituais de passagem: o que são?

Categoria: Eventos
Visitas: 23
Comentários: 8
Rituais de passagem: o que são?

Os rituais de passagem sempre fizeram parte da vida do homem. Eles estão presentes em vários aspectos da existência humana. Desde aspectos biológicos, aos emocionais, passando pelos culturais. Os rituais ou ritos de passagem constituem-se em ciclos que se interrompem dando lugar a outros que se iniciam.

Fisiologicamente passamos por vários ciclos que se interrompem bem definidos: a infância, ciclo de intensa aprendizagem, a juventude, ciclo de descobertas intensas, a vida adulta com seus obstáculos e privações e, por fim, a maturidade e seus medos e transformações. Emocionalmente os ciclos se interrompem e se iniciam frequentemente. Um relacionamento que acaba, a perda de um emprego, o afastamento de um ente querido face à morte, a convivência com uma doença crônica são exemplos de ciclos e situações que modificam o percurso de vida.

Culturalmente os rituais de passagem são formas de organização de vida. São eventos cuja marca é a repetição. As sociedades são recheadas desses ritos. Eles transformam as percepções de mundo e criam novas realidades. Através das repetições se cria familiaridades com estes eventos, sabendo o que vai acontecer e esperando pela própria vez de passar por eles.

Na sociedade contemporânea atual, assim como na antiga, os rituais de passagem são variados e numerosos. Existem os ritos religiosos, como por exemplo, o batismo, a eucaristia, o casamento. Todos envoltos em crenças espirituais e celebrações eucarísticas. Há também os rituais acadêmicos, formaturas de educação infantil, formaturas de conclusão de cursos, formatura de graduação. Todos compostos por repetições e coesão social. Os rituais de enlace são bastante tradicionais, como as bodas de ouro, prata e demais. Nesses rituais de passagem o amor é celebrado e os sentimentos são compartilhados.

Um ciclo biológico que gerou um ritual social é a festa de quinze anos de uma menina. Ele representa a passagem da infância à puberdade dessa menina. Há a clássica metáfora da passagem da sandália infantil para o sapato de salto alto entre outras formalidades, todas ricas em simbologia e significados.

Os rituais de passagem são formalidades que apresentam formas de organização da vida pessoal, mostrando a metamorfose biológica, cultural, social, religiosa e cultural de cada um. Nesses ritos a repetição de ações, gestos, cenas e palavras garantem segurança e interação social. Neles são celebrados sentimentos como a solidariedade e a valorização das capacidades e das conquistas individuais.

Geralmente, durante esses rituais há a presença de testemunhas, juízes e representantes religiosos que dão a veracidade ao ritual e a presença de familiares e amigos para também testemunharem e compartilharem desses momentos marcantes e especiais. Através da repetição e da formalidade, elaboradas e determinadas pelos grupos sociais, os rituais demonstram a ordem, a promessa de continuidade e a passagem para uma nova fase.


Rosana Fernandes

Título: Rituais de passagem: o que são?

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 23

798 

Imagem por: Carolina Gonzalez

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 8 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoADM

    10-11-2014 às 13:41:43

    Otima explicação!!!!Me ajudou muito.

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    27-08-2014 às 05:12:41

    Esses rituais de passagem fazem parte de um momento muito especial e importante. É como se registrassem para sempre na nossa memória. Adorwi o texto e aprendi bastante!

    ¬ Responder
  • Délcio Feliciano Chiumbo

    05-03-2014 às 16:59:58

    Tudo interessante.adorei

    ¬ Responder
  • Délcio Feliciano Chiumbo

    05-03-2014 às 16:57:43

    Tudo interessante.adorei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFro

    08-05-2013 às 12:04:07

    adooreei me ajudou bastante em um trabalho de rituais!!!!

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    15-09-2012 às 23:20:42

    Um dos rituais mais conhecidos é o bar Mitzvá. Acontece na comunidade judaica. Quando um jovem completa uma determinada idade, passam com este ritual a fazer parte integrante e a tornar-se membro da comunidade. nas raparigas é com 12 anos e um dia e nos rapazes é quando completam 13 anos e um dia. Aprendem a lei judaica e a festa é um comemoração única na vida dos jovens.

    ¬ Responder
  • Carlos Fabiano da SilvaCarlos Fabiano da Silva

    24-05-2011 às 14:06:33

    Bom, gostei muito da explicação em relação ao tema "rituais de passagem". Me ajudou na apresentação de um trabalho.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDuda

    14-02-2010 às 19:54:54

    Adorei amiga!!! Bjs...

    ¬ Responder

Comentários - Rituais de passagem: o que são?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: Carolina Gonzalez

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios