Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Álvaro Cunhal

Álvaro Cunhal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Álvaro Cunhal

Considerado um dos maiores homens de sempre em Portugal, Álvaro Cunhal foi muito mais do que um simples homem. Álvaro Cunhal é um pedaço na história de Portugal.

Nasceu em Coimbra a 10 de novembro de 1913, mas foi em Seia que viveu a sua infância.
Muda-se com a família para Lisboa quando tinha 11 anos e frequentou com distinção o Liceu camões. Com apenas 17 anos ingressou na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa e foi aqui o começo de toda a sua história politica. Alista-se no Partido Comunista Português e começa a maior aventura que se conhece na sua vida.

Decorria o ano de 1931 e torna-se representante dos estudantes de Lisboa no senado Universitário. Em 1935 entra na clandestinidade e participa fogosamente no VI Congresso da Internacional Juventude Comunista em Moscovo. Chega então a Secretário-Geral da Federação das Juventudes Comunistas.

Conhece de perto a Guerra Civil Espanhola e em 1937 é preso pela primeira vez. De Aljube é transferido para Peniche onde só é libertado um ano após a detenção. Em dezembro de 1939 é dispensado do serviço militar por razões de saúde. Em 1940 termina os estudos em Direito com uma média de 16 valores.

A sua convicção politica levam-no a 13 anos de cativeiro (1937, 1940 e 1949-1960), entre os quais 8 anos foram passados em completo isolamento. De uma inteligência e capacidade intelectual extraordinárias, nunca perdeu a noção de tempo, de idealismos e de ideais. Dizem os colegas e camaradas de cela que mesmo sobre grande tortura nunca denunciou nem falou sobre os conhecimentos que tinha dentro do Partido Comunista Português.

A 3 de janeiro de 1960 foge da prisão, episódio ainda hoje historicamente relembrado na conhecida história de “Fuga de Peniche”.
Em 1961 ocupa o cargo de secretario de estado do partido sendo substituído somente em 1992.
Após o 25 de abril volta a Portugal e participa naquele que muitos referem como o primeiro grande debate politico em Portugal com Mário Soares aquando a campanha das primeiras eleições me Portugal após o 25 de abril de 74.

30 anos à frente do partido mais histórico do mundo, onde se podem contar histórias de ditaduras difíceis, mas também gloriosas histórias de libertação e de direitos de liberdade do povo.

Escreveu entre tantos, a fantástica obra “Até amanhã Camaradas” com o nome de Manuel Tiago.
Álvaro Barreirinhas Cunhal, faleceu em Lisboa a 13 de junho de 2005. Foi muito mais do que um homem do povo. Foi um resistente do Estado Novo, um ser dedicado de opinião convicta e alma comunista como poucos se conhecem em Portugal. Compareceram à cerimónia fúnebre, mais de 200 mil pessoas o que demonstra que contra ou a favor, todos devemos na história de Portugal uma lembrança a um homem heroico e que muitos conhecem como grandioso.


Carla Horta

Título: Álvaro Cunhal

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Comentários - Álvaro Cunhal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios