Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Cuidados com a nossa saúde oral

Cuidados com a nossa saúde oral

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Cuidados com a nossa saúde oral

Desde pequenos que somos incutidos de cuidar da nossa higiene oral, uma tarefa encarada por muitos como uma tarefa muito chata. O pior é que na altura de pagar no dentista você vai pensar duas vezes em relação aos seus cuidados com os dentes.

Em bebé, só é recomendado a ingestão de leite até aos 6 meses de idade. Quando alcançar esta data, deve começar a ingerir outros alimentos, nomeadamente, os sólidos, como o pão, a massa, as frutas, os legumes e a carne. A criança deve ser habituada desde pequena a uma alimentação variada, para desenvolver o seu palato. Evitar dar à criança, doces, bolachas (pior se tiverem cremes) sumos de compra, alimentos com gordura (fast food), como as famosas batatas fritas, entre outras coisas.




Do nascimento do primeiro dente até aos 4 anos, a saúde oral deve ser manuseada através de uma escova com filamentos macios. A partir dos 4 anos, deve começar a usar pasta dentífrica. A criança deve ser supervisionada enquanto lava os dentes. À medida que a criança vai crescendo, o tamanho de pasta dentífrica na escova deve aumentar.

A partir da adolescência, é muito importante escovar os dentes diariamente e usar o fio dental. Se quer ter uns dentes bonitos, sem manchas amarelas, e uma boca saudável, sem odor, evite os doces, o café, o álcool e o tabaco. No caso de usar piercing na língua, no lábio ou na bochecha, deve ter cuidado redobrado com a higiene. De preferência, procure o dentista para um aconselhamento adequado para esse tipo de situações. Não fique na ignorância.

Em adulto, deve ter ainda práticas mais saudáveis, pois o corpo vai precisando de mais cuidados com o passar do tempo. Deve procurar um dentista com alguma regularidade (de 6 em 6 meses). Se usar dentadura, retire-a diariamente e escove-a. Se esta, por alguma razão, estiver incomodando, deve ir ao dentista. Sem desculpas!
Também durante a gravidez, o cuidado com a saúde bucal é de extrema importância. Escovar os dentes e usar fio dental é meio caminho para prevenir as cáries. Durante a gestação deve ter especial cuidado com a alimentação.


Daniela Vicente

Título: Cuidados com a nossa saúde oral

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

625 

Comentários - Cuidados com a nossa saúde oral

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios