Asma – saiba mais!
Quando esta situação está iminente, os músculos que rodeiam os brônquios fazem uma compressão o que provoca o seu estreitamento ao mesmo tempo que inflamam e incham. As glândulas internas dos brônquíolos ficam sobre pressão e iniciam a produção de um muco que, por sua vez, contribui para a obstrução do aparelho respiratório.
Os ‘ataques de asma’ podem ocorrer de diferentes formas e intensidades. O mais simples classifica-se popularmente como uma ‘falta de ar’ e o mais complicado, que pode ser fatal e provocar a morte, é quando a pessoa sufoca.
Então, o que é possível fazer?
A primeira medida, e provavelmente a mais importante, é proteger-se da asma. Para isso, é necessário cuidar e proteger bem os seus pulmões e eliminar aqueles agente que são potenciadores do aparecimento da asma. Os ‘agentes culpados’ mais conhecidos são os poluentes que usamos ou temos em casa como os ácaros, os produtos de limpeza, o bolor, insetos e pelos de animais, em especial os mais conhecidos: os cães e os gatos.
A exposição sazonal aos agentes alérgenos e a poluição atmosférica também agravam o paciente de asma.
Se pretende combater estes fatores potenciadores observe bem o ambiente à sua volta e descubra as formas mais eficazes de purificar o ar que respira.
Estudos recentes confirmam que a toma de vitaminas E e C conseguem evitar dificuldades respiratórias em adultos. O facto de serem duas vitaminas antioxidantes ajuda aqueles mais sensíveis aos poluentes atmosféricos. Os cientistas acreditam que estas vitaminas ajudam a diminuir o número de lesões pulmonares e garantem melhores resultados em uso combinado do que isolado.
Boa saúde!