Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Hemofilia?

O que é a Hemofilia?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
O que é a Hemofilia?

A doença é conhecida em todo o mundo e o nome não é nada estranho, mas sabe realmente o que é a hemofilia?

A Hemofilia é uma doença congénita de transmissão genética ligada ao cromossoma X. A deficiência dá-se no processo de coagulação do sangue e afeta os homens sendo estes considerados hemofílicos, enquanto que as mulheres são consideradas portadoras.

Caracterizando-se pela ausência ou acentuada carência de coagulação, as hemorragias são frequentes e perigosas.

Em 90% dos casos ocorre a hemofilia A onde existe a falta do fato de coagulação VIII. Para Além desta, existem a hemofilia B e C.

Se para uma pessoa comum um corte pode originar um derrame de sangue um pouco difícil de estancar, para um hemofílico pode acontecer uma hemorragia por um período excessivo de tempo, onde a perda de sangue é substancial e perigosa.

Apesar de não ter cura, existem já vários estudos que melhoram o tratamento. Muito devido a grandes avanços na área da hemofilia mas também devido ao fundamental papel das Associações dos Hemofílicos, espalhadas por muitos países, o atenuar das causas e o evitar das consequências é uma realidade. Injeções regulares de fatores de coagulação são uma prática comum. Terapia genética ou produtos derivados do plasma humano podem manter a vida de um hemofílico bastante mais ativa e próxima do normal.

Já em 130 DC, Talmud escrevia um texto judaico onde referia que as crianças cujas irmãs tivessem morrido de hemorragias, não se deveriam submeter á circuncisão.

Em 1803, John Conrad estudava que existiam tendências a sangramentos em algumas famílias e detetava que tal acontecimento acontecia mais em homens do que em mulheres.

Durante as décadas de 70 e 80 as transfusões de sangue eram feitas em grande escala em hemofílicos. No entanto com o aparecimento dos receios que o VIH as transfusões de sangue tornaram-se de certa forma perigosas. Ainda nos dias de hoje e perante a falta de medicamentos entre alguns doentes (cerca de 75% dos hemofílicos à escala mundial), o tratamento para um bem, pode transformar-se numa morte anunciada.
Os perigos de hemorragias e dos problemas musculares, faz com que os hemofílicos tenham de ter cuidados redobrados.

Protegerem-se de traumatismos, imobilizar por completo as articulações em caso de hemorragia, cuidados redobrados na visita ao dentista e especial atenção a lavagens intestinais, por exemplo.

É essencial que um hemofílico tenha sempre consigo um cartão de identificação como hemofílico, onde deverá constar o grupo sanguíneo, a pessoa a quem contatar em caso de emergência, o nome do médico e o local onde faz os seus tratamentos.


Carla Horta

Título: O que é a Hemofilia?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

635 

Comentários - O que é a Hemofilia?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios