Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Poluição: o grande mal

Poluição: o grande mal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 1
Poluição: o grande mal

Todos os dias ouvimos falar em poluição. Mas no fundo, o que é isso?

O QUE É A POLUIÇÃO?
A poluição é tudo aquilo que, sendo introduzido no nosso planeta por meio humano, danifica os ecossistemas, a Natureza ou até mesmo as nossas vidas.

QUE TIPOS DE POLUIÇÃO EXISTEM?
Existem alguns tipos básicos de poluição:

*POLUIÇÃO DO AR
A poluição do ar é toda aquela que “injeta” agentes externos prejudiciais na nossa atmosfera. Ela pode estar relacionada apenas com um local específico ou ser global.

A poluição do ar em local específico relaciona-se com grandes quantidades de poluentes confinados a um local específico. Isto acontece, por exemplo, nas fábricas. As fábricas de curtumes, por exemplo, usam químicos específicos para as peles. Esses químicos espalham-se no ar, pois exalam vapores, e tornam a vida dos seus trabalhadores um pouco mais difícil. O mesmo se verifica nas minas de carvão, onde o carvão pulverizado procedente da extração se entranha no sistema respiratório dos mineiros, prejudicando-os.

A poluição, no entanto, adquire carácter global quando se espalha pela atmosfera sem estar restrita a um local. Um dos exemplos é a poluíção por CFC’s e CO2, que causa o buraco de ozono e o tão falado “efeito estufa”.

*POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
A poluição das águas é geralmente associada a químicos líquidos, maioritariamente procedentes das zonas de despejos de algumas fábricas.
Embora estes estejam cada vez mais controlados, ainda se verificam despejos ilegais em alguns locais, que enchem de químicos os lençóis de água subterrâneos, os rios, os mares e os lagos, sem exceções.

A água contaminada por estes químicos torna-se perigosa, deixando de ser potável ou até própria para banhos. Consequentemente os peixes morrem, sendo assim duplamente prejudicial à nossa espécie.

*POLUIÇÃO SONORA
A poluição sonora deve-se a ruídos intensos que prejudicam o ser humano e/ou outros seres vivos. Em geral, verifica-se em zonas muito populadas, onde a concentração de carros é muita, perto de obras e noutros sítios especialmente barulhentos, como nas zonas de pedreiras ou de abate de árvores.

Esta poluição prejudica a nossa audição, e com ela o nosso equilibrio, pois este é também relativo ao nosso sistema auditivo. Prejudica também outros animais, na mesma medida, com a agravante que pode tambem intreferir com a sua orientação.

*POLUIÇÃO LUMINOSA
Já repararam que nas cidades se vê menos estrelas que no campo?

Este facto deve-se à poluição luminosa produzida pelas lâmpadas de iluminação das ruas. Ao termos demasiada luz, a abobada celeste fica ofuscada. Por este motivo, não conseguimos ver estrelas.

PORQUÊ QUE A POLUIÇÃO É UM CICLO VICIOSO?
A poluição gera poluição. Por exemplo, uma fábrica de candeeiros fabrica “x” candeeiros. Esses “x” candeeiros dão uma quantidade “y” de resíduos que são deitados para a água, causando poluição das águas. Por sua vez, os peixes começam a morrer e têm de ser retirados e a água limpa. Para isso, será necessário pelo menos um navio com capacidade para limpar a água, que é movido a combustível. Esse combustível, depois de queimado, vai causar poluição do ar. Entretanto uma freguesia compra os candeeiros para pôr nas suas ruas e contrata uma equipa de obras, que chega com martelos pneumáticos, martelos, entre outros, causando poluição sonora. Ao estarem finalmente postos os candeeiros, estes vão necessitar de luz, que vai causar poluição luminosa. Entretanto, essa luz tem de ser gerada, normalmente de combustíveis fósseis. E recomeça o ciclo.

Agora que sabemos o que é a poluição, há que pensar como cada um de nós pode evitá-la!
Boas leituras!


Patrícia Carvalho

Título: Poluição: o grande mal

Autor: Patrícia Carvalho (todos os textos)

Visitas: 0

651 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEva

    02-07-2012 às 11:47:32

    Não teremos que nos preocupar mais com a poluição.. O Fim do mundo e de nosso sofrimento esta próximo....

    ¬ Responder

Comentários - Poluição: o grande mal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios