Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Cuide do seu canário

Cuide do seu canário

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 22
Cuide do seu canário

Se tiver adquirido recentemente ou está a planear para breve ter um canário, deve aprender tudo o que puder sobre os cuidados deste pássaro. Algumas áreas de cuidados que vai querer considerar são a gaiola, a limpeza, a alimentação e a interação necessária.

Para uma ave, a gaiola não tem de ser grande. Ela deve ter, pelo menos, 30 a 40cm de lado. Para dois pássaros a gaiola deve ser um pouco maior. A gaiola de plástico deve ter um reservatório no fundo para impedir que as cascas das sementes e as fezes caiam ao chão.

A gaiola desta dimensão é pequena o suficiente para colocar em praticamente qualquer lugar, mas deve estar num local que esteja longe da luz solar direta. Também deve estar numa divisão muito frequentada para que o pássaro tenha muitas oportunidades de interagir consigo. Ele será capaz de observar as pessoas, mesmo quando elas não estiverem a prestar-lhe atenção. Isso fará com que o canário se sinta menos solitário.

A gaiola terá de ser cuidadosamente limpa, pelo menos, uma vez por semana. Você pode deixar que o pássaro voe em torno da casa durante o tempo que dedica à limpeza e manutenção da gaiola. Retire todos os brinquedos e lave-os. Lave os recipientes para alimentação e, finalmente, toda a gaiola. Altere o revestimento que entretanto utilizou para forrar o fundo da gaiola.
Diariamente também terá de fazer um pouco de limpeza. Remova produtos que a ave rejeitou e as cascas de sementes. Durante a estação de muda de pena precisará remover as penas também.

Deve ajudar a ave a limpar-se pulverizando-a diariamente com uma névoa fina de água. Isto deve ser feito na parte da manhã para que o pássaro esteja devidamente seco quando o dia arrefecer pelo final da tarde e noite. Verifique pontualmente se é necessário cortar as garras do seu canário. Segure o pássaro na mão com uma garra entre o dedo anelar e o polegar; segure-a até um pouco abaixo do vaso sanguíneo com a outra mão. Em seguida, passe para a próxima garra. Um osso rico em cálcio amarrado ao lado da gaiola vai dar ao pássaro o cálcio de que precisa, além de ajudar a manter o bico saudável.

Pode comprar muitos tipos de alimento de pássaro nas lojas de animais. Procure um rico em sementes de capim, sementes com um pouco de óleo e alguns citrinos. Estas misturas irão conter todos os nutrientes que o seu canário irá precisar. Mantenha os alimentos num recipiente coberto para evitar que fique estragado. Isso também irá mantê-lo longe dos insetos.

O pássaro provavelmente também aprecia alguns alimentos frescos, como alface e cenoura ralada. Apenas remova qualquer parte não consumida diariamente.

Um pássaro que é mantido por si só pode ficar sozinho. Um pássaro solitário, provavelmente, ficará doente e pode até morrer. Por isso, é importante que o pássaro não esteja só. Pode, claro, comprar dois pássaros, mas é possível ter apenas um que seja perfeitamente feliz. O melhor brinquedo será um espelho para que a ave fique de frente para si mesma e a cantar também, pensando que precisa fazê-lo entreter este 'outro pássaro'.

Ocasionalmente, você pode querer brinquedos alternativos, através da substituição de um dos brinquedos existentes por um novo. Você pode alternar os brinquedos a cada duas semanas. Não coloque muitos brinquedos na gaiola, pois isso pode sobrecarregar o pássaro.

Além disso, a ave vai precisar de um pouco de atenção humana a cada dia. Você pode tirá-lo da gaiola e falar com ele. Você pode até mesmo ensiná-lo a falar, repetindo a mesma palavra insistentemente. A ave deve ter pelo menos 10 minutos de tempo de vôo livre a cada dia. Certifique-se de que a sua casa é segura e mantenha-se vigilante enquanto ele está fora da gaiola.

Poderá ser um momento divertido do dia, enquanto observa o seu canário em pleno voo na sua sala de estar!


Ruben Duarte

Título: Cuide do seu canário

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 22

771 

Comentários - Cuide do seu canário

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios