Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

Categoria: Viagens
Visitas: 4
Comentários: 1
Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

Ponte de Lima é uma antiga vila fortificada do Alto Minho, repleta de história, rusticidade, beleza natural, arte e património, para além de ser dona de uma riquíssima gastronomia.

O célebre sarrabulho é tão badalado que faz parte da identidade da localidade e deu já azo à criação de uma confraria, no sentido de preservar a genuinidade desta iguaria, tida como cartão de visita do concelho. O propósito primordial desta instituição é a garantia da qualidade e da autenticidade por parte dos restaurantes que ofereçam na sua ementa este prato típico. Desta forma, a gastronomia passa a integrar o património cultural da região, dependendo a legitimidade desta herança de pormenores como o tempero com sumo de limão, o cravinho e os cominhos do arroz, as carnes desfiadas e o imprescindível quarto de litro de sangue de porco.

Não obstante, nem só pelo estômago fica o visitante preso a Ponte de Lima. De facto, são inúmeros os factores de apreciação. Desde logo, as abundantes fachadas de rara beleza espalhadas pela vila. As ruas, estreitas e vestidas de rude granito da Serra d’Arga, maravilham pelos deslumbrantes solares, construções românicas, góticas, manuelinas, barrocas e neoclássicas. Trata-se quase de um museu ao ar livre que não requer a compra de qualquer entrada para poder contemplar.

No Largo de Camões, que ostenta um bonito chafariz renascentista, vive-se um ambiente agradável e dá para começar a sentir o pulsar da terra. Daqui é possível admirar a famosa ponte que atravessa o rio Lima (e que é um dos ex-libris mais marcantes da vila), formada por um troço romano e outro medieval. Calcula-se que o século i terá sido a altura da construção da ponte romana e que a medieval, com características góticas, foi concluída em 1370. A ponte exibe dezasseis arcos de volta inteira intercalados com pilares acairelados de talha-mar.

Prosseguindo o passeio, encontram-se os Paços do Concelho, cujo edifício data originalmente do segundo quartel do século xvi. A Igreja Matriz, que se situa perto, foi mandada edificar por D. João I em 1425. Depois da reforma no século xviii, conserva ainda um portal românico e o interior alberga um mensurável espólio de estátuas de épocas distintas. Numa das paredes exteriores pode observar-se um painel de azulejos comemorativos da independência de 1640 assinado por Jorge Colaço.

O Museu dos Terceiros, criado em 1974 com o intuito de acolher e mostrar um comensurável legado de arte sacra, incluindo estatutária religiosa, azulejos dos séculos xvi e xvii, pintura dos séculos xvi a xviii e alfaias litúrgicas, é também ponto obrigatório de passagem.

Que tal uma viagem ao passado degustando uns pitéus do presente regados com o belo vinho verde da região?


Maria Bijóias

Título: Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

627 

Imagem por: Jsome1

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 17:38:58

    Que linda a foto! Deve ser muito bonita essa Ponte de Lima, cheia de seus mistérios e histórias surpreendentes!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: Jsome1

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios