Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Vila Viçosa Vila-Museu e Infanta do Alentejo

Vila Viçosa Vila-Museu e Infanta do Alentejo

Categoria: Viagens
Visitas: 2
Comentários: 1
Vila Viçosa Vila-Museu e Infanta do Alentejo

Vila Viçosa é um autêntico tesouro alentejano, possuidora de um admirável legado patrimonial e cultural. A História explica bem porque é que esta vila, localizada num concelho cuja economia assenta na indústria de extracção e transformação de mármore, é apelidada de “Princesa do Alentejo”.

Vila Viçosa passou a ser pertença da casa de Bragança em 1461, o que lhe granjeou cuidados urbanísticos de excelência. No decorrer dos séculos xvi e xvii brilhou a Vila Viçosa ducal, de que os monumentos e a magnificência patrimonial dão mostras clarividentes. No chamado Terreiro do Paço existe, precisamente, um conjunto arquitectónico fenomenal dominado pelo Paço Ducal, uma construção majestosa com a fachada principal revestida de mármores da zona. Todo o espaço envolvente do Paço Ducal fundamentaria, de per si, a distinção de vila-museu a Vila Viçosa. No entanto, o terreiro ostenta ainda a estátua equestre de D. João IV e os panteões dos duques (outrora o Convento dos Agostinhos) e das duquesas (que era o Convento das Chagas), de lados opostos, como convém. O Paço Ducal tem aproximadamente cinquenta salas que se podem visitar, as quais acolhem inúmeras preciosidades de âmbitos tão diversos como a pintura, a ourivesaria, o mobiliário e também tapeçarias, porcelanas e uma biblioteca com mais de cinquenta mil volumes. O palácio-museu completa-se com a Capela Real, os Jardins das Damas e o anexo Museu das Carruagens.

O castelo de Vila Viçosa, uma das mais antigas memórias da vila, é considerado como monumento nacional. Na área do castelo encontram-se o Museu da Caça e o Museu da Arqueologia. A Porta de Évora oferece uma bonita vista para a vila.

Saindo do castelo em direcção à Praça da República, o visitante depara-se com alguns bustos de habitantes insignes, como são os casos de Florbela Espanca, que dispensa apresentações, e do Dr. Couto Martins, médico e notável benfeitor.

Vila Viçosa caracteriza-se, de igual modo, pela quantidade de igrejas que detém, sendo as mais importantes a Igreja da Lapa, datada de 1756, e a Igreja de São Bartolomeu, situada na antiga Praça Nova, que chegou a pertencer ao Colégio dos Jesuítas.

Dado que o mármore está no centro da actividade económica, organizam-se percursos geoturísticos cujo intuito é seguir o que se designa por rotas do mármore. Atravessando toda a vila, estes trajectos mostram as variadas aplicações do mármore e fazem a articulação entre o património edificado e o de origem geológica. A par do mármore é o estanho a matéria-prima mais utilizada pelos artesãos nas suas obras.

Não que vir ajudar a escrever mais um pedaço da História?


Maria Bijóias

Título: Vila Viçosa Vila-Museu e Infanta do Alentejo

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

628 

Imagem por: Fofo .

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 16:57:35

    Que bonito lugar! Como é bom conhecer essa diversidade de lugares, ainda mais sendo a Vila Verçosa, cheia de história e cultura.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Vila Viçosa Vila-Museu e Infanta do Alentejo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Fofo .

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios