Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Lafões – o que a serra esconde

Lafões – o que a serra esconde

Categoria: Viagens
Comentários: 1
Lafões – o que a serra esconde

A Beira Alta possui paisagens magníficas e únicas, albergando igualmente um dos mais requisitados espaços termais da Península Ibérica: as termas de São Pedro do Sul. Esta vila beirã possui também outros motivos de interesse, como o Convento Franciscano de São José, completamente restaurado e remodelado, onde presentemente funcionam os serviços da câmara municipal. A Igreja da Misericórdia, do século xviii, evoca a arquitectura religiosa barroca, com a fachada principal revestida de azulejos. As casas senhoriais e os solares particulares de beleza singular da Praça da República (dos quais se evidencia o Solar da Lapa, do século xvii) complementam a riqueza dos monumentos públicos.

Não obstante a sumptuosidade arquitectónica, São Pedro do Sul goza ainda da beleza do rio Vouga e das serras circundantes, sendo detentora de uma água riquíssima cuja relevância para a agricultura e para os tratamentos termais é fundamental.

A chamada Vila do Banho começou a ser povoada antes do período romano. Localiza-se na Várzea de Lafões e remonta ao século xi. As termas, com resultados comprovados na terapêutica de doenças das vias respiratórias, pela elevada afluência que constatam, acolheram, em Maio de 2006, o XI Congresso Internacional de Termalismo.

As termas de São Pedro do Sul eram conhecidas como Caldas de Lafões e sempre foram frequentadas por personagens ilustres. Ao que parece, já D. Afonso Henriques, depois da retirada da batalha de Badajoz, em 1169, foi tratar-se de um ferimento nas águas termais de São Pedro do Sul, e a rainha D. Amélia viria a dar, em 1894, o seu nome ao balneário que ainda subsiste.

No presente, o complexo termal, dotado de alguns vestígios deixados pelos Romanos, como a ponte que atravessa as termas e as ruínas do Balneum Romano, possui um núcleo museológico onde é possível conhecer as técnicas mais antigas aplicadas nos tratamentos.
A gastronomia é outra das riquezas desta zona, sendo a vitela assada à moda de Lafões, acompanhada do célebre vinho da região, o prato mais típico.

A Aldeia da Pena, situada num local perdido no meio da serra, exibe uma meia dúzia de casas de xisto com telhados negros, que albergam duas mãos cheias de habitantes, com tendência para diminuir. O único casal jovem da aldeia explora a Adega Típica, onde se podem comprar produtos característicos, que vão das réplicas de casas em xisto, aos potes de mel e a licores de mel caseiros.

A aldeia do Fujaco, cujas casas, com telhados de lousa negra, aparentam estar penduradas na encosta, embora ostentando particularidades distintivas da Aldeia da Pena, é igualmente dotada de uma beleza tão rara que merece uma visita. As regras de trânsito aqui podem ter de ser adaptadas para dar prioridade às imensas cabras que pastam mesmo à beira da estrada. À calma, ao verde e à água que corre nos riachos, juntam-se as pessoas, de pureza e simpatia genuínas, que apresentam um largo sorriso como cartão de boas-vindas. Não quer vir experimentar este caloroso acolhimento?


Maria Bijóias

Título: Lafões – o que a serra esconde

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

640 

Imagem por: gustavo.kunst

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 17:12:30

    Adorei seu texto sobre Lafões! Realmente, há muitos lugares que devemos explorar nesse mundo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Lafões – o que a serra esconde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Ler próximo texto...

Tema: Telemóveis
Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!\"Rua
A Samsung está a todo vapor e oferece aos curtidores de smartphones mais um inovador modelo e muito mais completo, o Samsung Galaxy S5. Suas funcionalidades são das mais diversificadas, seu estilo mais arrojado, com muitas funções que agilizam seu dia a dia e deixa sua vida mais divertida.

Então, se você deseja algo que possa ajudar-lhe em suas tarefas diárias e nos seus negócios, o Galaxy S5 é perfeito. Com modernas funções de navegações na internet, seu trabalho fica muito mais dinâmico, fácil e simples. Você pode baixar e-book, vídeos, arquivos em PDF, Word, Excel, fotos, dentre outros. Ele funciona como um minicomputador, apenas de tamanho menor, porém, com um recurso gigantesco.

Conheça um pouco sobre Galaxy S5:


- Câmera de 16 megapixels com autofoco ultrarápido, possui controle de luminosidade ativo e a possibilidade de aplicar modos de captura após o clique. Também tem o temporizador de tempo que pode ser de 2 ou 10 segundos, você apenas clica para tirar a foto e espera a própria câmera bater;

- Sistema S. Health 3.0
O Galaxy S5 é um verdadeiro personal fitness. Com ele, você monitora seus batimentos cardíacos e acompanha a evolução dos seus treinos;

- Tem proteção contra sujeira, água, cair no chão e poeira. Ele vem com certificação IP67 que garante maior segurança para qualquer situação;

- Com tecnologia Wi-fi moderna e com função aceleradora de download você terá muito mais rapidez para usar a internet e baixar qualquer tipo de arquivo, vídeos, fotos, dentre outros. Além de navegar na internet, verificar seu e-mail, ter suas conversas no whatsapp, Messenger, hangouts e acessar qualquer rede social com maior velocidade e facilidade;

- Substitui o uso de senhas com o leitor digital. Assim, para desbloquear o telefone, o dispositivo reconhece o toque da impressão digital e ainda com ele mesmo, você pode fazer pagamentos seguros no Paypal. Uma maior segurança e tranquilidade com apenas um toque;

- Um estilo mais resistente e moderno, você poderá escolher nas cores preta, branca, azul ou dourada;

- Vem com gravador de som, S. Note, Maps, Rádio com transmissão FM, Play Store(para baixar qualquer aplicativo); relógio, agenda, mensagem de texto, calculadora, flashlight, e muito mais;

- Sistema Android 4.4.2 e com memória interna de 16 GB.

Mais que um smartphone, um grande companheiro: Samsung Galaxy S5!

Pesquisar mais textos:

Vicente Silva

Título:Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Autor:Vicente Silva(todos os textos)

Imagem por: gustavo.kunst

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios