Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Aldeia de Alte – a pureza máxima da alma algarvia

Aldeia de Alte – a pureza máxima da alma algarvia

Categoria: Viagens
Visitas: 4
Comentários: 3
Aldeia de Alte – a pureza máxima da alma algarvia

Alte é, na concepção de muitos, a aldeia mais pura do Algarve. Trata-se de uma típica aldeia do Barrocal Algarvio, encaixada na Serra do Caldeirão, praticamente um oásis raro de paz e alegria no rebuliço do tempo presente.

A encosta pouco inclinada da serra acolhe casas brancas com chaminés rendilhadas. As ruas estreitas aludem ao campo. Subindo as escadas, via-se ter à Igreja Matriz, consagrada a Nossa Senhora da Assunção. Construída no século xii, esta casa de oração patenteia uma decoração de excelência, com talha e azulejaria barrocas, abóbada quinhentista e portal e pais baptismais manuelinos. O largo da igreja incita à admiração da ambiência circundante e, não muito longe dali, o pitoresco mercado da aldeia faz também as delícias do visitante.

A zona da Grande Ribeira e das Fontes Grande e Pequena constitui, muito provavelmente, a mais distinta riqueza paisagística da povoação. A ribeira de Alte atravessa a aldeia, desde a Fonte Grande até à Queda do Vigário. Durante vários séculos, as águas da ribeira, fornecidas pelas fontes, proviam as necessidades da aldeia, eram utilizadas para regar as hortas ali perto e funcionavam como ponto de encontro das mulheres que iam lavar roupa e encher os cântaros.

A área que envolve a Fonte Grande é cercada por um imponente arvoredo e equivale, sem dúvida, a um extraordinário património ambiental. Este fantástico espaço de lazer convoca a passeios e piqueniques em família. Em acréscimo, o anfiteatro ao ar livre aí existente desafia os dotes teatrais, sendo ainda palco de recitais de poesia e de concertos.

A Fonte Pequena, junto à ribeira, rende homenagem ao poeta altense Cândido Guerreiro, podendo ler-se aqui alguns dos seus sonetos mais conhecidos. As águas da ribeira serviam, noutras épocas, de força motriz aos nove moinhos da aldeia, a maioria dos quais estão actualmente em ruínas. A queda de água Pego do Vigário, onde acaba a ribeira, localiza-se pouco abaixo do povoado e decorre do caudal desta e da morfologia dos vales e encostas daquele território, de acesso não muito fácil.

Os turistas afluem sobretudo nos eventos anuais, em que é dado especial realce às tradições da aldeia, como sejam «Alte – Aldeia Cultural» e a festa do 1.º de Maio, momentos altos da vida da localidade. Música, actividades culturais, desporto, gastronomia e artesanato (onde se destacam os brinquedos em madeira, a olaria e os trabalhos de esparto) compõem o programa das festividades. Venha apreciar, divertir-se e desfrutar!


Maria Bijóias

Título: Aldeia de Alte – a pureza máxima da alma algarvia

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

799 

Imagem por: BrianForbes37

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • altense

    21-10-2014 às 12:12:32

    Tudo é verdade, muito boa descrição da minha aldeia de Alte. Obrigado por a dar a conhecer.
    O que me pena, no meio disto tudo, é a fotografia, não reconheço, mesmo nada, os serros. Vivendo cà hà uma eternidade nunca tal cor de atmosfera vi por aqui.
    Um bom artigo mas foto,muito aquém.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    20-04-2014 às 17:40:15

    A Rua Direita adoraria conhecer o local, parece ser perfeito!

    ¬ Responder
  • Coelho da SilvaCoelho da Silva

    30-05-2011 às 16:15:06

    Fui profissional de seguros durante varios anos em Loule e, por inerencia da minha actividade deslocava-me diversas vezes a Alte. Era com grande prazer que me deslocava aquela localidade pois alem do convivio sempre agradavel com a populaçao podia desfrutar das belezas naturais de Alte muito em especial na zona da Ribeira Grande onde eu muitas vezes fazia um interregno da minha actividade só para poder descançar o espirito.

    ¬ Responder

Comentários - Aldeia de Alte – a pureza máxima da alma algarvia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: BrianForbes37

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios