Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > As Casas Típicas de Portugal

As Casas Típicas de Portugal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Viagens
Visitas: 120
Comentários: 1
As Casas Típicas de Portugal

Portugal é um país cheio de sabores fantásticos e muita tradição. Quem conhece Portugal consegue encontrar recantos onde o encanto se harmoniza com uma enorme sabedoria e cultura. Cada recanto de Portugal é um verdadeiro encanto e não falamos só das fantásticas praias e do sol quente de verão, da neve que a Serra da Estrela nos oferece, do Vinho do Porto nascido nas margens do Douro, dos monumentos imparáveis que Lisboa nos dá, da natureza única dos Açores ou das maravilhosas flores da nossa tão querida Madeira. Portugal dá-nos tudo e é tantas vezes objeto de falta de atenção. Com a mesma importância que o descrito anteriormente, encontramos uma arquitetura única e imparável pelo que somo reconhecidos internacionalmente. Ora vejamos.

As casas do Minho são únicas. Por norma de dois pisos onde o rés do chão é para o gado e arrumos e o 1º andar para a residência, estas casas são feitas na maior parte das vezes de xisto. Pedra sobre pedra, são unidas com barro e lama trabalhada. Os telhados são inclinados de forma a deixar escorrer a neve que cai nos frios invernos.

Este tipo de casa pode ser também encontrado na zona da Serra da Estrela.

Na zona do Porto, os monumentos imperam. No entanto e tal como em Lisboa, estas duas cidades transpiram prédios históricos e trabalhados. Forrados a azulejo muitas vezes pintado à mão, com varandins típico e portadas trabalhadas. Quando recuperados, trazem uma cultura única que só nas cidades mais cosmopolitas de Portugal se conseguem encontrar.

Bem ao estilo de cabanas de pescadores, é o que se encontra na zona de Aveiro. Com a escassez de pedra, o tijolo tem um lugar de destaque, mas as pinturas dos prédios são únicas em Portugal.

No Alentejo, as casas térreas e caiadas de branco com uma pequena lista azul ou amarela na parte de baixo, trazem-nos a vontade de gastronomias e cantares memoráveis e inconfundíveis.

O calor do Algarve oferece-nos também casas brancas e terraços (onde a água das chuvas é aproveitada), numa arquitetura com influência Árabe.

Rumando à Madeira, as casas são ainda mais únicas. Conhecidas internacionalmente são feitas de madeira e colmo. Com uma arquitetura sem igual, estas casas são um verdadeiro V invertido e o seu telhado de palha é incomparável.

Nos Açores a arquitetura confunde-se com a imparável natureza. De tijolo e telha, as casas dos Açores traduzem-se numa extraordinária harmonia entre o homem e a natureza.

Venha descobrir Portugal. Somos fantásticos de conhecer.


Carla Horta

Título: As Casas Típicas de Portugal

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 120

772 

Imagem por: FreeCat

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 17:30:49

    O melhor de Portugal é que em cada canto é possível encantar-se com toda sua beleza! Aprecio muito os seus monumentos, a sua educação, o vinho, a beleza natural, enfim, Portugal tem muito o que explorar!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - As Casas Típicas de Portugal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: FreeCat

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios