Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Vitamina A é essencial para a visão

Vitamina A é essencial para a visão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 14
Vitamina A é essencial para a visão

«A cenoura faz os olhos bonitos.» Esta é uma expressão que toda a gente vai ouvindo muitas vezes, sobretudo na infância, como uma deixa persuasiva para comer o dito vegetal. Contudo, existe uma base de fundamento nesta afirmação. De facto, o betacaroteno presente em abundância nas cenouras é transformado pelo nosso organismo em vitamina A, que é essencial para a visão, especialmente a noturna.

Um défice desta vitamina é suscetível de gerar determinadas alterações e patologias oculares que, em última instância, podem redundar em cegueira. Paralelamente, acredita-se que a deficiência em vitamina A esteja relacionada com o desenvolvimento de cataratas e o aparecimento de degeneração macular (ocorrida em pessoas a partir de certa idade). Nos países mais pobres, onde a alimentação é escassa e pouco variada, a carência de vitamina A é a causa mais frequente de doenças nos olhos e de cegueira.

Alimentos como o tomate, o pimento verde e o vermelho, a cenoura, a abóbora, a papaia, o agrião, a couve, os espinafres, os vegetais com cor carregada, o fígado, a gema de ovo, o leite, o queijo, a manteiga e o óleo de peixe, constituem excelentes fontes de vitamina A.

Para além da manutenção da visão, esta vitamina é indispensável ao crescimento do ser humano, atuando também no sistema imunológico, mormente no que respeita à proteção contra doenças infeciosas, mantendo ainda saudáveis as mucosas.

As lacunas em vitamina A podem ter diversas origens (falta de amamentação ou desmame precoce, consumo insuficiente de alimentos ricos nesta vitamina ou de outros com gordura, que permite a absorção de vitaminas lipossolúveis, como é o caso da vitamina A) e consubstanciam uma enfermidade nutricional grave, sendo ocasião de cegueira previsível em crianças, para além de contribuírem para o aumento das mortes e doenças infeciosas nesta faixa etária. Fotofobia (sensibilidade excessiva à luz), redução do paladar e do olfato, stress, lesões na pele, edema e secura das mucosas e cancro nos olhos são outras complicações possíveis. Em crianças desnutridas o risco de diarreia, patologias respiratórias e sarampo é incrementado. Infeções recorrentes podem ser um sinal de carência de vitamina A, uma vez que as defesas ficam debilitadas.

Uma quantidade reduzida de vitamina A conduz ainda ao ressequimento do revestimento transparente do olho (córnea) e da conjuntiva, podendo acarretar danos irreversíveis e mesmo a cegueira.

A vitamina A, com propriedades antioxidantes, é igualmente importante para o correto desenvolvimento dos ossos e dos dentes, bem como para o crescimento de um feto saudável. Está incluída na maioria dos multivitamínicos e encontra-se disponível em cápsulas de gelatina mole, comprimidos mastigáveis ou efervescentes, ou em ampolas. Não obstante a sua relevância, é preciso ter cuidado com os exageros…


Maria Bijóias

Título: Vitamina A é essencial para a visão

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 14

768 

Imagem por: bogenfreund

Comentários - Vitamina A é essencial para a visão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Imagem por: bogenfreund

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios