Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Comer para ser feliz

Comer para ser feliz

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 3
Comer para ser feliz

Uma alimentação de forma equilibrada e com produtos naturais e ricos em nutrientes não só faz bem à saúde física, como tem impacto na nossa mente ,e favorece o humor.Básicamente, trata-se de comer para ser feliz, dando total razão à expressão "mente sã em corpo são".

Normalmente ouve-se dizer que o peixe é o alimento do cérebro, mas essa realidade vai mais além porque se reflete nos níveis de boa disposição que sentimos.Há estudos que comparam as desordens de humor nos diferentes países onde há mais consumo de peixe, onde concluem que têm taxas mais baixas de depressão, desordens sazonais, doença bipolar e depressão pós-parto.

A culpa é da boa gordura que está presente no peixe, que é também responsável pelos níveis de agressão.As pesquisas indicam que os jovens que têm menos concentração de ácidos grdos òmega 3, presente em mais quantidade em peixes de água fria, como a sardinha, salmão, truta, atum, têm mais oscilações de humor e dmais dificuldades em adormecer.Na realidade, os óleeos de peixe têm um efeito no cérebro comparável ao de medicamentos destinados à regulação de humor, para tratar a depressão.Deste modo, consumir ómegas 3 alivia muito os sintomas de depressão, inclusive das grávidas.Mas, nem só do peixe vive a boa disposição.

O toamate também é muito bom para o humor. O responsável por isso é o licopeno que contêm, o fotoquimico que dá a sua cor vermelha, e que ajuda a manter o bom humor e a prevenir a formação de compostos que favorecem a inflamação e que estão associados á depressão, como a interleucina 6.O licopeno ainda vai mais longe pois protege contra uma série de cancros, como o do seio, da próstata e do pâncreas.No caso do tomate vale a pena escolher os de produção orgânica, porque isso significa muito mais concentração de licopeno.

Além destes, o tomate ainda possui outras potencialidades do bom humor, como o folato, magnésio, ferro, vitamina B6triptofano, todos ingredientes importantes para o cérebro produzir serotonima, dopanima e norepinefrina, neurotransmissores que regulam o humor.

A nicina, vitamina K e C, crómio e potássio, presentes ainda no tomate, protegem de doenças crónicas como a diabetes e problemas cardíacos.Uma das formas de atuação destes nutrientes é diminuir a concentração de homocistina no sangue, grande fator de risco para a depressão, e AVC.A suculenta polpa da melancia está também repleta de licopeno, ainda em mais quantidade. Assim, é uma fruta excelente para a época de sol e praia, porque o licopeno protege a pele e destrói as células cancerígenas.Contudo, se a malancia for deixada fora do frigorífico, os seus níveis de betacaroteno e licopeno, aumentam a sua concentração até quarenta por cento.Estes são, alguns dos bons alimentos que protegem e aumentam o humor.

Mas, fazer uma alimentação rica em vegetais, peixe e salada, é a melhor forma para mantermos um excelente nível de saúde , não só física como mental.

E, com o tempo a aquecer nada melhor do que ua boa salada, muita fruta e água em abundância.Para complemento não esquecer os antioxidantes, presentes no mirtilo, bagas inca e mangostão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Comer para ser feliz

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

618 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 19:38:30

    Adorei o texto comer para ser feliz! É isso mesmo! Quando nos alimentamos bem, com esses que você colocou podemos sentir o seu reflexo no nosso humor. Gosto muito de tomate e ainda mais sabendo de todo esse cenário que ele dá. Obrigada!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Jose da SilvaJose da Silva

    01-09-2012 às 01:02:47

    Comer para ser feliz, original, muito simples mas de facil leitura
    Teresa que ganhe o melhor texto, boa sorte!

    ¬ Responder
  • Edu da SilvaEdu da Silva

    31-08-2012 às 19:15:46

    Adorei... Boa

    ¬ Responder

Comentários - Comer para ser feliz

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios