Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Benefícios do consumo moderado da cerveja na saúde

Benefícios do consumo moderado da cerveja na saúde

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Benefícios do consumo moderado da cerveja na saúde

Água, lúpulo, malte de cevada e levedura constituem os quatro principais ingredientes de uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro. Ao contrário do que se veiculava até há algum tempo, estudos recentes vieram demonstrar que, bebida com contenção, a cerveja faz parte de um dieta equilibrada. Efetivamente, a cerveja, à semelhança do vinho, contém um grande número de componentes, que incluem antioxidantes e vitaminas, provenientes dos cereais que lhe dão origem, e que são benéficos para a saúde.

O consumo moderado de cerveja é passível de proteger contra as doenças cardiovasculares (enfartes do miocárdio e alguns tipos de AVC). Calcula-se que a ingestão de 30g de álcool por dia reduza em cerca de 25 por cento o risco de patologias coronárias. Este facto encontra explicação no aumento do bom colesterol e na redução do aparecimento de coágulos no sangue quando se ingere álcool, e, por conseguinte, a diminuição do risco de moléstias. Há que realçar que o consumo em excesso não vai fazer subir desmesuradamente o bom colesterol; pelo contrário, além de diversos problemas noutros sistemas do organismo, a ingestão exagerada vê o efeito anulado.

Outras investigações permitiram concluir que a cerveja tem a dita de, bebida de forma regrada, ajudar a proteger contra a formação de pedra na vesícula, osteoporose, diabetes, úlceras e cancro do estômago e vários tipos de cancro, descalcificação óssea, entre outros. Em acréscimo, e dado que possui 93 por vento de água, é um excelente modo de hidratação, mormente depois da prática de exercício físico (os açúcares, sais e gás que encerra ajudam o organismo a absorver os fluidos de maneira mais célere do que a água).

A cerveja apresenta ainda um elevado teor de potássio (que previne as cãibras), é uma fonte de fibra solúvel (que auxiliam a função intestinal, encurtam o tempo de digestão e absorção dos alimentos e reduzem os índices do mau colesterol, afastando enfermidades coronárias), tem uma ação diurética e anti-inflamatória, é rica em vitaminas do complexo B (sendo que a vitamina B2 - ou riboflavina - interfere no crescimento da pele, das unhas e do cabelo, para além de atuar como cicatrizante, a vitamina B6 confere especial proteção contra patologias cardiovasculares e a vitamina B12 produz serotonina a dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar), e pode integrar positivamente uma dieta saudável, pois a sua produção é feita a partir de cereais, como a cevada, o lúpulo, o trigo, o arroz ou o milho.

Pesquisas entretanto efetuadas adiantam que compostos presentes na cerveja, no vinho e no chá são suscetíveis de inibir o desenvolvimento do cancro da mama. Todavia, há que ter em atenção que as cervejas sem álcool contêm bastante mais açúcar na sua composição, o que é um contra para pessoas diabéticas.

Nunca é demais lembrar que em determinadas situações (como em caso de gravidez, condução de veículos ou trabalhos com máquinas, antes de praticar desporto ou perante certo género de medicação) o consumo de bebidas alcoólicas é totalmente desaconselhado e até perigoso.


Maria Bijóias

Título: Benefícios do consumo moderado da cerveja na saúde

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

768 

Imagem por: swanksalot

Comentários - Benefícios do consumo moderado da cerveja na saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: swanksalot

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios