Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Soja: no combate dos diabetes e colesterol

Soja: no combate dos diabetes e colesterol

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Soja: no combate dos diabetes e colesterol

A soja é a leguminosa mais cultivada em todo o mundo, apesar de estar tão pouco presente nas nossas mesas. Em substituição, acabamos por consumir mais grão e feijão (de vários tipos) que, sendo boas fontes de nutrientes e fibra, não conseguem rivalizar com a sua congénere soja, cuja maior fatia da produção serve para criar rações para animais e o restante segue para transformação noutros produtos. O consumo de soja «ao natural» é restrito, não só por razões culturais, mas também porque a sua disponibilidade no mercado é limitada.

Ainda assim, a soja surge em espaços comerciais sob outras formas afins, como o leite, o tofu, tempeh, miso, tamari, óleo de soja, molho de soja, farinha e iogurtes. Esta leguminosa, cultivada há cerca de cinco mil anos pelos chineses, pode e deve ser incluída na dieta mediterrânica e, logo, começar a ter presença mais assídua nas mesas portuguesas. A soja é rica em nutrientes como proteínas (vegetais), vitaminas, sais minerais de fácil digestão e elementos fitoquímicos e, ainda em ácidos gordos polinsaturados, essenciais para a redução do mau colesterol no sangue. Contém cerca de 9% de fibra, que ajuda no trânsito intestinal e na regulação do colesterol. Paralelamente, a soja possui ainda algumas substâncias que, não sendo consideradas nutrientes, revelam-se fulcrais para o bom funcionamento do organismo, tais como as isoflavonas (que, à semelhança dos estrogénios assumem particular importância na proteção e remineralização dos ossos, bem como no combate à arteriosclerose) e antioxidantes, que impedem o surgimento de células cancerígenas.

Os seus benefícios diretos surgem ao nível do combate e prevenção do desenvolvimento de certas doenças, como o cancro, Alzheimer, osteoporose, diabetes, redução do colesterol e minimização dos sintomas da menopausa. Para reduzir o colesterol, por exemplo, basta a introdução de cerca de 50g de grãos de soja diários na alimentação para que a diminuição se faça sentir.

Relativamente a certos tipos de cancro, como o do cólon, reto, estômago e pulmão, a soja assume um papel essencial no controle das doenças, já que contém ginesteína, um composto que inibe o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos – o que ocorre sempre que um cancro «tenta» crescer – e, concomitantemente, impede o desenvolvimento do cancro. Em termos ósseos, a ginesteína, juntamente com as isoflavonas, atua no osso, favorecendo a recuperação da sua estrutura. Finalmente, a diabetes é outra das doenças passíveis de serem controladas pelo consumo regular desta leguminosa (milagrosa), já que retarda a absorção de glicose pelo organismo e, como tal, regula os níveis glicémicos no sangue.

Consuma soja e viva mais!


Isabel Rodrigues

Título: Soja: no combate dos diabetes e colesterol

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

799 

Imagem por: stu_spivack

Comentários - Soja: no combate dos diabetes e colesterol

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: stu_spivack

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios