Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Lipoproteína de baixa densidade igual a colestrol

Lipoproteína de baixa densidade igual a colestrol

Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 2
Lipoproteína de baixa densidade igual a colestrol

Quando somos jovens, achamos que esta estória de colesterol nos parece ser algo distante, uma palavra inventada pelas pessoas mais velhas, para justificar problemas de saúde.
No entanto, conforme o tempo vai passando, foi descoberto que o colesterol afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e, pior, pode nos colocar mais perto da morte. Afinal, derrame, infarto, arteriosclerose, dentre outros, tem relação direta com esse inimigo invisível. No entanto, como tudo na vida, há também um bom colesterol, aquele que ajuda a desentupir as artérias, melhora a circulação do sangue e combate o mau colesterol. Vamos aqui descobrir o colesterol ruim, e elevar o colesterol bom e, assim, garantir uma vida longa e saudável, e com muito mais saúde. E saiba como o colesterol tem afetado as crianças e jovens cada vez mais cedo!

Apesar de ser conhecido como o grande vilão da saúde, o colesterol é essencial para o funcionamento do organismo, pois desempenha importantes funções como a produção de hormônios, bile e vitamina D. Cerca de 70% do colesterol é produzida pelo fígado e 30% vem pela alimentação. O excesso de colesterol no sangue se produz pelos hábitos alimentares incorreto, e falta de atividades físicas. O LDL é a lipoproteína de baixa densidade, ele transporta o colesterol do fígado para as células dos tecidos; e o HDL é a lipoproteína de alta densidade que leva o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, para ser utilizado na síntese de sais biliares.

O LDL é popularmente chamado de colesterol ruim, ele se acumula nas paredes das artérias, entupindo-as e com o tempo, a circulação sangüínea fica prejudicada e desencadeia doenças cardiovasculares e outras, como diabetes pressão alta, e impotência sexual, e outro fator que provoca o aumento do colesterol ruim, ou seja, LDL é a obesidade, e o sedentarismo, e a alimentação rica em gordura. A maior influencia no nível do colesterol é a alimentação, e é o primeiro passo para baixar o LDL, e fazer uma reeducação alimentar. Devemos nos alimentar de: verdura, frutas, legumes, grãos, carnes grelhadas, leite desnatado, e suspender as frituras, as carnes gordas, produtos industrializado e rico em gorduras saturadas.

Com a modernidade dos tempos também nos esquecemos de olhar a alimentação de nossos filhos, que hoje é rica em gordura e fritura, as frutas e verduras foram substituídos por produto industrializado como o biscoito, batatas fritas salgadinhos, refrigerantes em vez do suco e com isso o índice de criança obesa cresceu nos últimos anos, e principalmente com a falta de atividade físicas que foram diminuindo à medida que os nossos pequenos conheceram a televisão, o videogame, e o computador. E com isso as taxas de colesterol das crianças e dos jovens foram afetadas, mais ainda a tempo de corrigir as nossas alimentações e dar adeus ao colesterol ruim.

Waldiney Melo

Título: Lipoproteína de baixa densidade igual a colestrol

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 4

771 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Wesley de LimaWesley de Lima

    29-12-2010 às 19:16:13

    Boa tarde!!!
    Qdo que as taxas dos meu VLDL devem me preocupar?
    Quais são os valores de referencia para o VLDL?

    Sds,
    Wesley

    ¬ Responder
  • Roberta DarcDr.Augusto Vinholis

    09-12-2009 às 20:47:36

    Waldiney,gostei do texto , o assunto é muito esclarecedor.Porém , o texto tem muitos erros de concordância e de grafia de Português.
    Ex:..mais ainda a tempo de corrigir as nossas alimentaç....

    O certo:mas ainda há tempo...

    A crítica é construtiva.

    Atenciosamente.

    Dr.Vinholis.

    ¬ Responder

Comentários - Lipoproteína de baixa densidade igual a colestrol

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios