Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Porquê cereais integrais

Porquê cereais integrais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 2
Porquê cereais integrais

Trigo, aveia, cevada, milho, arroz, todos os cereais são bons, mas integrais são ainda melhores.

Cada vez mais se fala, e ouve falar, dos benefícios dos cereais integrais para a saúde. Não deve haver quem ainda não tenha ouvido discursar sobre eles, mormente ligados aos cereais de pequeno-almoço. Estudos científicos revelam de que maneira o consumo de cereais integrais, inserido numa alimentação saudável e equilibrada, pode ajudar a manter a saúde do coração e do organismo em geral.




Na verdade, os cereais integrais são muito mais do que fibra. E, como o próprio nome designa, sendo integrais encerram todos os elementos do cereal. O farelo é a camada exterior, rica em fibra. Esta camada mais grossa do grão do cereal inclui quantidades concentradas de fibras, vitaminas do complexo B, proteínas, minerais e substâncias provenientes da planta. O endosperma é a zona do meio, amilácea. É a camada maior e funciona como principal depósito de energia da planta. Contém hidratos de carbono, proteínas e pequenas quantidades de vitaminas B. O gérmen é a parte interior, com abundância de nutrientes. Apesar de ser a componente mais pequena do grão, tem muitos nutrientes. Por ser a partir daqui que se originam as novas plantas, o gérmen armazena grandes porções de nutrientes indispensáveis: proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina E.

Quando o cereal é moído ou refinado, o farelo e o gérmen são removidos, ficando somente o endosperma. A maior parte do valor nutricional perde-se, já que é no farelo e no gérmen que se encontra a maior concentração de nutrientes. Cada componente do cereal integral possui um valor nutricional próprio, mas é a combinação de todas elas que gera o conjunto único e eficiente dos benefícios dos cereais integrais.

Dado que os cereais integrais incluem hidratos de carbono complexos, fibras e proteínas, quando ingeridos ao pequeno-almoço, os níveis de saciedade tendem a equilibrar-se ao longo da manhã, contribuindo para a manutenção do peso. Isto é uma boa notícia para quem tem problemas com a “linha”, mas não deixa de ser importante para qualquer pessoa que queira velar pelo seu bem-estar global.

Pesquisas recentes indicam que as fibras ajudam a controlar os índices de insulina e de açúcar no sangue (glicémia), e ratificam que os indivíduos que apresentam um coração mais saudável são aqueles que optam por alimentos integrais, no contexto de uma nutrição baixa em calorias e de um estilo de vida saudável.


Maria Bijóias

Título: Porquê cereais integrais

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

780 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • ivan fonseca souzaivan fonseca souza

    02-03-2010 às 13:47:44

    ola querido. Tenho uma sugestao. Esse seu acido urico elevado é causado por alimento que nao combina com seu sangue. E nao por cerais integrais. Exemplo. Se seu sangue for B, o milho, a soja, e o trigo são verdadeiros venenos. Ao usa-los, voce pode ter serios problemas de saude. Digo isso por estudo e experiencia. DEixar de ingerir esses alimentos, para pessoas de sague B, é trazer de volta sua saude a um preço muito baixo. VEja seu tipo sanguineo e siga a lista de alimentos que são beneficos e neutos. Voce vai encontrar num livro, recem lançado: Viva bem com seu tipo sanguineo. Nao sou vendedor deste livro, mas curei minhas enternas gripes que sempre num periodo dos ultimos 30 anos. Qualquer duvida, manda ver... Os medicos nao conhecem essa reeducação alimentar.

    ¬ Responder
  • marcelomarcelo

    12-07-2009 às 03:05:58

    Estou com o acido úrico elevado, e o meu médico me disse que tenho que evitar os cerais integrais, pois bem, gostaria de saber quais os alimentos são considerados cereais integrais, queria uma lista deles.

    ¬ Responder

Comentários - Porquê cereais integrais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios