Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Alimentos que ajudam a memória

Alimentos que ajudam a memória

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 11
Alimentos que ajudam a memória

À famosa expressão «comer com os olhos», podia acrescentar-se outra não menos verdadeira: «O cérebro também come». Efetivamente, aquilo que se ingere afeta diretamente o desempenho cerebral. Está cientificamente comprovado que os nutrientes adequados estimulam a inteligência, melhoram o humor, favorecem a estabilidade emocional, aguçam a memória, fortalecem a concentração, facilitam o raciocínio e… contribuem para manter a mente jovem.

Pensar é um processo químico. Os neurónios comunicam entre si através de sinapses, com intervenção de mensageiros – os neurotransmissores. Estes são constituídos por aminoácidos, substâncias existentes nas proteínas, isto é, em alimentos como a carne, o peixe e os laticínios. Os sais minerais e as vitaminas são necessários para que os aminoácidos se transformem em neurotransmissores. Os principais mensageiros do cérebro são três: a acetilcolina, a dopamina e a serotonina. A acetilcolina é a que punge os neurónios, estando relacionada com a capacidade de memória, mas igualmente implicada nos movimentos voluntários dos músculos e na inibição comportamental. É fornecida pelos amendoins, vegetais como os brócolos e a couve-flor, gema de ovo, carne, peixe e queijo.

As gorduras também funcionam como mensageiros, regulando o sistema imunitário, a circulação sanguínea, os processos inflamatórios e o humor. De todas as gorduras, os ácidos gordos ómega 3 são os essenciais à prestação do cérebro. A sua carência pode conduzir a depressões, perda de memória, dificuldades de aprendizagem, hiperatividade com défice de atenção e outros problemas a nível mental. O DHA, talvez o mais conhecido dos ácidos gordos, é produzido pelo organismo, encontrando-se, de igual modo, no leite materno e nos peixes gordos (salmão, sardinha, cavala, atum, bacalhau, …). O ALA, outro ácido gordo, não existe naturalmente no organismo, sendo necessário obtê-lo a partir, sobretudo, de óleos vegetais, como o de girassol ou de soja.

A saúde cerebral inclui ainda o consumo de proteínas (presentes na carne, peixe, queijo, etc.), usadas para fabricar neurotransmissores, que influenciam o desempenho mental, e hidratos de carbono (fruta, vegetais, cereais), cujos efeitos se refletem positivamente no humor e bem-estar, uma vez que interagem com a serotonina.

De salientar que o cérebro também precisa de andar bem irrigado. É a água que transporta os nutrientes e elimina as toxinas. E, à semelhança de qualquer outro órgão, o cérebro tem de estar hidratado. Do seu grau de hidratação depende o estado de alerta mental e de concentração. Dois litros de água por dia (oito copos) é a quantidade recomendada.

Em suma, para lograr uma memória de elefante, há que incluir na alimentação peixes gordos (que possuem ómega 3), ovos (especialmente a gema – vitaminas do complexo B), frutos e vegetais amarelos (como o pêssego e a cenoura – vitaminas A, C e E, zinco e selénio), frutos vermelhos e vegetais verdes (antioxidantes), cereais integrais e leguminosas (ácido fólico, vitamina B6 e hidratos de carbono), azeite (rico em gorduras mono-insaturadas e vitamina E), carne e queijo (proteínas) e água em abundância.


Maria Bijóias

Título: Alimentos que ajudam a memória

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 03:48:44

    Fantástico texto! Tenho buscado comer todos esses alimentos e bebido muita água, como resultado: tenho me sentido mais dinâmica, com maior energia e sentindo-me muito bem. Realmente, o que comemos afeta nossa saúde e bem-estar!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ray Paz

    25-09-2013 às 21:13:32

    Gostei muito dessa pagina me ajudou muito nessa semana de prova...

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 16:06:54

    para quem estuda e não só é muito importante ter uma memória de elefante. nunca procurei ingerir alimentos com benefícios para a memória, mas com o passar da idade é sempre importante dar uma ajuda ao cérebro. ao ler o seu texto já sei porque tenho uma óptima memória. eu como quase todos os alimentos que fala: queije, carne, peixe, brócolos, fruta, cereais, etc. gostei muito seu texto. parabéns.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    14-09-2012 às 15:26:01

    A memória boa é essencial em nossa vida diária. Ela ajuda em nossas atividades, no trabalho, em nossos relacionamentos, algo fundamental para que tenhamos sucesso em todas as áreas de nossa vida. Alimentos que colaboram com o aumento da memória, principalmente quando se chega a uma certa idade, é fundamental. Muito boa sua lista de alimentos onde mostra quais alimentos nos ajudam a esse fator. O ômega 3 é sem igual, é rico em benefícios.

    ¬ Responder
  • hellenhellen

    12-06-2012 às 23:07:04

    venho um trabalho da escola sobre alimentação pra mim fazer e este site está me ajudando muito!!! OBRIGADA!

    ¬ Responder
  • Josealmeidacamila

    16-12-2011 às 02:47:35

    @Gizely
    estou passando pela mesma situação que vc gisele,acredito que deve haver algum fator inibidor do raciocinio,no meu caso é diferente porque consigo estudar,me dedico pra valer,mais não consigo passar essas informações na hora da prova,ou em apresentações de seminario.Eu não sei o que esta acontecendo,ou é um erro psicologico meu,ou sou burra de verdade,estou buscando ajuda em varios sites pra obter uma melhor alimentação,o sono tambem é um fator que me prejudica,ou falta algo pra me preencher por completo e que me faça me dedicar de verdade.Explicaçoes como não gostar do curso não são validas,pq sou apaixonada,acho que pode ser algo do psicologico,não seei,estou perdida,desanimada e me sentindo muiiiito burra!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGizely

    15-11-2010 às 16:33:46

    Olá, meu nome é Gizely, tenho 21 anos e estou com problemas na faculdade, tem 1 anoe e meio que estou pagando dependencias de matérias por não conseguir estudar. Eu começo a estudar me dá sono e eu começo a me perder. Não consigo me concentrar em nada, começoa prestar atenção e quando eu penso que não já estou longe. Estou com notas baixas por não conseguir prestar atenção e memorizar as informações necessárias. Fico nevosa na hora das provas por nao conseguir lembrar da matéria que momentos antes da prova estava na ponta da lingua.
    Desde já, agradeço a atenção!!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGuilherme

    26-04-2010 às 17:54:13

    @matheus villares
    mateus voce deve falar com os seus pais e explicar o que se está passando..
    Se voce se perde facilmente no raciocinio e isto antigamente não acontecia, é porque algo pode estar acontecendo, por exemplo voce pode estar precisando de tomar algumas vitaminas.
    Fale com os seus pais e com certeza que eles o levaram a um médico para ver se está tudo bem.
    Mas não stress, voce pode andar cansado ou algo do genero.OK?!

    ¬ Responder
  • matheus villaresmatheus villares

    26-04-2010 às 17:24:36

    Olá o meu nome é matheus villares e tenho 14 anos, e esses dias eu percebi que eu estou perdendo o meu raciocinio, sabe, é que quando eu estou na escola, e o professor me fala algo eu não entendo imediantamente, e antigament quando tinha uns 10 anos isso não acontecia, e eu estou recorrendo a voces para me ajudarem, eu preciso da minha inteligencia de volta, digo o meu raciocinio rapido, e euq quero, preciso isso devolta, eu gostaria de saber se algum tipo de jogo, comida pode me ajudar????
    È isso, muito obrigado pela atenção de voces

    ¬ Responder
  • ritarita

    01-02-2010 às 19:42:11

    gustava de recuperar a minha memoria...

    ¬ Responder
  • marco antonio da cunha modestomarco antonio da cunha modesto

    18-01-2010 às 21:16:01

    gostaria de obter mais acetilcolina; na minha alimentaçao ja´que tenho uma deficiencia mental.obRIGADO.

    ¬ Responder

Comentários - Alimentos que ajudam a memória

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios