Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Beba chá gelado no verão

Beba chá gelado no verão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 1
Beba chá gelado no verão

O chá gelado, ou ice tea ou icede tea, conforme se prefira designar, constitui uma solução refrescante que responde ao calor do verão. É consumido, maioritariamente, por jovens dos 15 aos 24 anos, mas os adultos vão-se revelando cada vez mais rendidos ao poder refrigerante desta bebida com sabor a limão, pêssego, manga e combinações suigéneres. Exceção feita aos reformados, provavelmente porque a idade avançada recusa algumas novidades…

Efetivamente, em tempos idos, o chá tomava-se quente, numa chávena a fumegar de aromas tradicionais: tília, camomila, erva-cidreira, príncipe, e por aí fora. A questão é que, segundo reza a história, nos primeiros anos do século XX, numa feira de negócios que decorria nos Estados Unidos sob um quentura tórrida, o chá a ferver que queriam servir aos visitantes não estava a ter saída nenhuma. Até que um inglês se lembrou de adicionar algumas pedras de gelo ao seu chá e o resultado foi muito apreciado por ele e pelos demais. Este homem não deve, com certeza, ter sido grandemente aplaudido pelos compatriotas mais puritanos. Na verdade, tal iniciativa pode ser tida como um atentado à integridade do chá inglês, aquele tomado com toda a pompa e circunstância, a horas rígidas, com um padrão singular de etiqueta e acompanhado unicamente com leite. O que é lá isso de servir chá gelado em latas, com sabores artificiais, cheio de corantes, emulsionantes, estabilizantes e outros “antes” mais?!...

A realidade é que este se tornou um produto industrial e, para muitos, é demarcado do comum dos refrigerantes, sendo considerado mais inofensivo para a saúde. Puro engano. Embora o chá seja uma das formas mais saudáveis de hidratar o corpo, a melhor alternativa é prepará-lo da maneira tradicional e depois gelá-lo. É possível lançar mão de uma infinidade de ervas para o fazer. O importante é que estas tenham qualidade. Para chá gelado, os paladares mais cítricos, a fruta ou o vulgar chá preto são os mais aconselhados. De salientar que este “gelado” deve traduzir uma temperatura que não “congele” o sabor, mas que, pelo contrário, permita degustá-lo.

Há quem faça misturas de chá de frutas ou chá preto com vinho espumante, aguardente com limão e xarope de chá, chá preto de Ceilão com leite, chocolate e chantilly, e muitas outras.

Os tipos de chá gelado que se bebem também variam de acordo com as horas do dia. Assim, de manhã, deve optar-se pelo chá preto ou early grey. Depois do almoço, o ideal é o chá verde com frutas ou flores. À noite, convém uma mistura de ervas, menta marroquina ou outra opção sem cafeína.

O chá gelado acompanha muito bem com as refeições e com algumas sobremesas. O bolo de chocolate, por exemplo, fica esplêndido com um chá de frutas cítricas (casca de limão, bocadinhos de maçã) e menta marroquina, que tanto pode ser bebido quente como gelado, além de ser orgânico e descafeinado.

Ferver 250 ml de um litro de água e colocar o resto no frigorífico, fazer a infusão do chá a gosto e acrescentar a água gelada é quanto basta para um delicioso chá gelado (que deve ser consumido imediatamente para conservar intactas as propriedades). Até dá vontade de ter sede…


Maria Bijóias

Título: Beba chá gelado no verão

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

789 

Imagem por: naama

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJéssica Barbosa

    20-10-2009 às 18:34:06

    para que serve chá gelado?

    ¬ Responder

Comentários - Beba chá gelado no verão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: naama

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios