Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios das vitaminas

Os benefícios das vitaminas

Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 5
Os benefícios das vitaminas

Em qualquer idade e etapa da vida é importante andar bem “vitaminado”, mas é na adolescência que esta necessidade se torna mais premente. De facto, as vitaminas e os minerais realizam no organismo funções de extrema relevância, sobretudo nesta fase de desenvolvimento.

A vitamina A coadjuva o crescimento das células, a reprodução e a integridade do sistema imunológico. Encontra-se presente em vegetais de côr amarelo-alaranjada: cenoura, abóbora, manga, papaia, …; vegetais verde-escuros: couves, espinafres; fígado; manteiga; leite integral e gema de ovo.

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, está no arroz integral, no feijão, nos frutos do mar e nos grãos integrais. Já a B2, ou riboflavina, tem como fontes alimentares o leite, o queijo, os iogurtes, os vegetais verdes com folhas, as frutas, os cereais e as carnes. A niacina, por seu lado, advém de carnes magras, peixes e ovos. Todas elas são precisas para o metabolismo energético.

A vitamina C ajuda a regular o organismo e é sua aliada na luta contra infecções. Os mananciais, por excelência, deste escudo são os citrinos (laranja, limão, toranja, …), o caju, a goiaba, o abacaxi, a couve, os espinafres e os tomates.

A vitamina D colabora com o cálcio no crescimento esquelético e é proporcionada pelo leite integral, a manteiga, o fígado, a gema de ovo e por peixes gordos.

O cálcio é responsável pela formação de ossos e dentes fortes, contribuindo também para a contracção muscular. É fornecido pelos lacticínios, brócolos, feijão, peixe e nozes.

O ferro, por seu turno, é um mineral que desempenha o papel de transportador de oxigénio para os tecidos, o que no caso dos adolescentes representa um esforço suplementar, visto existir maior precisão. E, se nos homens diz respeito à construção da massa muscular, nas mulheres está mais relacionado com a perda de sangue nos ciclos menstruais. O ferro auxilia a capacidade de trabalho, a resistência ao cansaço e o rendimento escolar. As iscas, de que normalmente os mais novos não gostam, as carnes vermelhas, a gema de ovo, as folhas mais escuras das couves e o feijão, contêm elevados índices deste mineral.

Há, contudo uma ressalva que interessa referir: o organismo tem mais facilidade em absorver o ferro de origem animal do que o de origem vegetal. É indispensável que o ferro faça parte da alimentação. Nas raparigas, ele ajuda a repor os níveis de sangue perdidos com a menstruação; nos rapazes, reduz o volume sanguíneo necessário para a formação muscular.

O zinco, incorporado em produtos integrais, farelo e germe de trigo, frutos do mar e carnes, subsidia o processo de maturação sexual.

Como se pode verificar, encetar uma amizade com as vitaminas e os minerais só traz vantagens!



Maria Bijóias

Título: Os benefícios das vitaminas

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

779 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 15:41:38

    As vitaminas (todas) devem fazer parte de nosso dia a dia e se não é possível consumi-lo nos alimentos, você pode ingeri-la em cápsulas. O importante é tê-la no organismo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • laura lagahas

    30-08-2012 às 15:52:24

    ooo!!!

    ¬ Responder
  • adriano fischeradriano fischer

    27-04-2012 às 13:01:06

    bhhaah! entendi tudo?

    ¬ Responder
  • mikaelymikaely

    26-10-2011 às 20:46:08

    gente presciso urgentemente de todas as vitaminas de A a Z ate quinta-feira dia 27/10 quem poder me ajudar sera um prazer

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomariana Gonsalves

    18-03-2011 às 13:15:24

    gostei
    muito
    fala das coisas que nós
    precisamos no dia-dia

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios das vitaminas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Arrendamento Jovem: Porta 65

Ler próximo texto...

Tema: Imóveis Arrendamento
Arrendamento Jovem: Porta 65\"Rua
Ouvia-se há uns tempos atrás – Quem casa, quer casa! Tão correcta e tão certa, esta frase mantém-se para tudo e para todos. Mas, como dizia outro alguém, os tempos e as vontades também mudaram, e hoje em dia não é só quem casa que quer casa.

Cada vez mais somos independentes e cada vez mais cedo. Sair de casa e ser independente, gerir a sua vida financeira e emocional está nos planos de muitos jovens. Sós ou acompanhados, partem então para a aventura de viver sozinhos, mesmo que seja na mesma rua onde moram os pais – sempre se janta ao cimo da rua, certo?

Com as oscilações das taxas de juro nos últimos anos, o mercado da casa própria por empréstimo bancário caiu, dando lugar ao mercado do arrendamento de imóveis. Alugam-se mais casas e aquelas que estavam desocupadas há muitos anos, ganharam vida com novos inquilinos e roupa estendida nos estendais.

Entre arrendamentos e jovens, a distância não é muita, mas entre jovens e grande poder de compra a distância é abismal. Mas então como podem os nossos jovens arrendar casa se ganham pouco e saem tarde? A resposta pode vir mesmo de cima e não é do céu.

Há uns anos o Governo Português resolveu criar um sistema que ajuda a apoia ao arrendamento jovem de forma a incentivar á independência, ao arrendamento e ao incentivo aos jovens. Chama-se a Porta 65.

Um dos objectivos é trazer vida a muitas zonas necessitadas de gente jovem e em progresso.

Após a candidatura, o Governo oferece aos jovens habilitados, uma percentagem da renda da casa o que lhes permite um desafogo muito grande.

Mas nem toda a gente se pode candidatar. Para ter direito a este subsídio, não pode candidatar-se a mais nenhum relativamente a arrendamento. Não pode ser proprietário de outro imóvel, nem ter mais nenhum contrato de arrendamento. Tem de ter mais de 18 anos e pode usufruir até aos 30. Acima de tudo é obrigado a ter um contrato de arrendamento legal, com imposto de selo da Repartição de Finanças pago e o imóvel não pode ser de nenhum familiar directo.

Estes são apenas alguns requisitos (existem mais uns quantos) exigidos aquando a candidatura. Os documentos podem ser apresentados via internet e depois é esperar pela resposta.

Apesar deste apoio ser importante e fundamental para muitos jovens, a verdade é que é muitas vezes complicado. Arrende sem contar com isto, mas nunca deixe de se candidatar.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Arrendamento Jovem: Porta 65

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 21:37:31

    Que bom saber desa forma de incentivo aos jovens em morar sós. Essa porta 65 parece ser bem interessante, a Rua Direita agradece pelas informações. Acredita-se que muita gente não sabe.

    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios