Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios das vitaminas

Os benefícios das vitaminas

Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 5
Os benefícios das vitaminas

Em qualquer idade e etapa da vida é importante andar bem “vitaminado”, mas é na adolescência que esta necessidade se torna mais premente. De facto, as vitaminas e os minerais realizam no organismo funções de extrema relevância, sobretudo nesta fase de desenvolvimento.

A vitamina A coadjuva o crescimento das células, a reprodução e a integridade do sistema imunológico. Encontra-se presente em vegetais de côr amarelo-alaranjada: cenoura, abóbora, manga, papaia, …; vegetais verde-escuros: couves, espinafres; fígado; manteiga; leite integral e gema de ovo.

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, está no arroz integral, no feijão, nos frutos do mar e nos grãos integrais. Já a B2, ou riboflavina, tem como fontes alimentares o leite, o queijo, os iogurtes, os vegetais verdes com folhas, as frutas, os cereais e as carnes. A niacina, por seu lado, advém de carnes magras, peixes e ovos. Todas elas são precisas para o metabolismo energético.

A vitamina C ajuda a regular o organismo e é sua aliada na luta contra infecções. Os mananciais, por excelência, deste escudo são os citrinos (laranja, limão, toranja, …), o caju, a goiaba, o abacaxi, a couve, os espinafres e os tomates.

A vitamina D colabora com o cálcio no crescimento esquelético e é proporcionada pelo leite integral, a manteiga, o fígado, a gema de ovo e por peixes gordos.

O cálcio é responsável pela formação de ossos e dentes fortes, contribuindo também para a contracção muscular. É fornecido pelos lacticínios, brócolos, feijão, peixe e nozes.

O ferro, por seu turno, é um mineral que desempenha o papel de transportador de oxigénio para os tecidos, o que no caso dos adolescentes representa um esforço suplementar, visto existir maior precisão. E, se nos homens diz respeito à construção da massa muscular, nas mulheres está mais relacionado com a perda de sangue nos ciclos menstruais. O ferro auxilia a capacidade de trabalho, a resistência ao cansaço e o rendimento escolar. As iscas, de que normalmente os mais novos não gostam, as carnes vermelhas, a gema de ovo, as folhas mais escuras das couves e o feijão, contêm elevados índices deste mineral.

Há, contudo uma ressalva que interessa referir: o organismo tem mais facilidade em absorver o ferro de origem animal do que o de origem vegetal. É indispensável que o ferro faça parte da alimentação. Nas raparigas, ele ajuda a repor os níveis de sangue perdidos com a menstruação; nos rapazes, reduz o volume sanguíneo necessário para a formação muscular.

O zinco, incorporado em produtos integrais, farelo e germe de trigo, frutos do mar e carnes, subsidia o processo de maturação sexual.

Como se pode verificar, encetar uma amizade com as vitaminas e os minerais só traz vantagens!



Maria Bijóias

Título: Os benefícios das vitaminas

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

779 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 15:41:38

    As vitaminas (todas) devem fazer parte de nosso dia a dia e se não é possível consumi-lo nos alimentos, você pode ingeri-la em cápsulas. O importante é tê-la no organismo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • laura lagahas

    30-08-2012 às 15:52:24

    ooo!!!

    ¬ Responder
  • adriano fischeradriano fischer

    27-04-2012 às 13:01:06

    bhhaah! entendi tudo?

    ¬ Responder
  • mikaelymikaely

    26-10-2011 às 20:46:08

    gente presciso urgentemente de todas as vitaminas de A a Z ate quinta-feira dia 27/10 quem poder me ajudar sera um prazer

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomariana Gonsalves

    18-03-2011 às 13:15:24

    gostei
    muito
    fala das coisas que nós
    precisamos no dia-dia

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios das vitaminas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios