Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Vai um cogumelo

Vai um cogumelo

Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Vai um cogumelo

Os cogumelos, muito apreciados por um grande número de pessoas, podem ser, como é do conhecimento geral, muito perigosos para a saúde. Costuma deixar-se a tarefa de os apanhar para quem os reconhece bem e sabe distinguir os que são bons para comer, e não fará, portanto, perigar a vida de quem os for consumir. Há, contudo, quem, na brincadeira, diga que todos os cogumelos são comestíveis, só que uns comem-se apenas uma vez…!

Ainda assim, e como não se brinca com um assunto tão sério, convém que se colham apenas as espécies sobejamente conhecidas, e para gastar ou conservar de imediato. Em caso de dúvida, a melhor política é ir pelo pior caso, evitando correr riscos desnecessários. Em hipótese nenhuma de devem misturar cogumelos que se conhecem com outros de que pouco se sabe, pois a possibilidade de contaminação por meio dos esporos venenosos é bem real. Este descuido pode, em ultima análise, conduzir à morte!

Os cogumelos velhos não são aptos para a alimentação. A sua derradeira contribuição prende-se com a multiplicação da espécie. Se houver a desconfiança de ataque por vermes, devem rejeitar-se os exemplares afectados. Para transportar os fungos recolhidos utiliza-se um recipiente que favoreça a ventilação, pelo que os sacos de plásticos não constituem opção.

A água de ferver os cogumelos NUNCA se aproveita. São poucas as espécies que se podem ingerir cruas.

Existem já à venda cogumelos secos, desidratados a temperaturas controladas para não perderam os seus atributos nutritivos. Deste modo, não lhes são aplicados conservantes nem antioxidantes e mantêm-se totalmente naturais, saudáveis e deliciosos. Para os re-hidratar basta colocá-los numa tigela com água fria ou tépida, cerca de 20 a 30 minutos e livrá-los da terra e das impurezas que se sedimentam no fundo. Depois disto, estarão prontos a ser incorporados em pizzas, assados, massas, cremes, sopas, souflés, etcétera.

Os cogumelos são bastante ricos em proteínas e fibras, não patenteando, praticamente, gordura. O seu elevado teor em fibras torna-os de fácil digestão. Para além disso, são compostos por 80 por cento de água, tendo baixo valor nutritivo e calórico, pelo que não engordam! Adicionalmente, encerram uma boa fonte de minerais (fósforo, potássio e ferro) e de vitaminas (B1, B2, B6 e D). Conferem uma sensação de saciedade com poucas calorias, integrando o cardápio de muitas dietas de emagrecimento. Quando secos e triturados, substituem o sal, uma vez que emprestam um excelente paladar à comida.


Maria Bijóias

Título: Vai um cogumelo

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

805 

Comentários - Vai um cogumelo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios