Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 1
Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

Com a chegada do Verão (pelo menos no calendário, uma vez que as estações andam todas trocadas), aumenta a preocupação em “trabalhar” para a linha e para o bronze. Então, retoma-se aquela dieta do Natal (que não se chegou a iniciar) ou a da Páscoa (que continua pendente), lançando-se mão dos anti-celulíticos e dos autobronzeadores. Todavia, à semelhança da perda de peso, o bronzeado é uma questão a ser resolvida a partir de dentro e de forma atempada. Não é a torrar (literalmente) ao sol que se consegue uma pele bronzeada comme il faut. Afinal, faz mal à saúde e o objectivo nem é arranjar um churrasco…

Os alimentos certos nas proporções adequadas têm a dita, não só de facultar a eliminação de gorduras, como de facultar um estupendo tom de pele. Consumir cenoura, abóbora, manga, espinafres, pimentão, couve, brócolos, melão, tomate, papaia, beterraba e melancia um mês antes de começar a época balnear favorece uma tonalidade de pele irresistível. Mas, atenção! Quem tem a pele mais branquinha tem de dosear a quantidade de betacaroteno. E os outros também têm de ter atenção para não exagerar, até porque, ingeridos em excesso, os betacarotenos podem dar à pele um tom alaranjado de que ninguém gosta (a não ser que tenha fortes laços com o Cenourinha…)!

A vitamina C é essencial para ganhar cor. Ela combate o envelhecimento precoce do corpo, e, portanto, da pele, e protege o organismo da agressão dos raios ultravioletas através da produção de uma grande quantidade de melanina, que confere a tal cor de bronze à pele. É também por isso que não se pode abusar do sol. Manter este bronzeado está, em parte, dependente do consumo de fruta e vegetais amarelos e verdes escuros, que contêm vitaminas A e C. As leguminosas, o pão e cereais integrais ou enriquecidos, os ovos e as verduras escuras fornecem vitaminas do complexo B e os peixes gordos, como o salmão e a sardinha, permitem obter ácidos gordos ómega 3 (que ajudam a reparar os efeitos nocivos do sol).

De realçar que, antes de uma pele ser bonita, ela tem de ser saudável. Nesta perspectiva, a hidratação é o factor decisivo. Os cremes hidratantes podem ser de grande valia, mas ingerir líquidos, sobretudo água, é o principal, a fim de manter a elasticidade e a resistência.

Para além do betacaroteno, que funciona como um tingidor da pele de forma interna, mesmo na ausência de raios solares, e das vitaminas A, B, e C, a vitamina E, o zinco, o selénio, o ferro, o cobre e antioxidantes, como o ómega 3, a zeaxantina, a luteína, o licopeno e o alfacaroteno aportam enormes benefícios à saúde e protecção da pele. As palavras mágicas são carotenóides e antioxidantes.

Um batido com meia beterraba crua e uma cenoura média centrifugadas e adicionadas a um copo pequeno de sumo de laranja é uma receita saborosa para um bronzeado mais eficaz. Dado que a confecção dos alimentos lhes destrói propriedades, o ideal é ingeri-los crus, sempre que possível.



Maria Bijóias

Título: Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

768 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    18-09-2012 às 01:39:17

    Algo bem interessante para nos mantermos sempre bem dispostos. Essas vitaminas agem em nosso corpo de forma espetacular e são ótimas para mostrar uma pele bonita e hidratada. Vale a pena investir nelas, veremos que grandes transformações acontecem. Além de outros fatores e benefícios, não é verdade?

    ¬ Responder

Comentários - Vitaminas que ajudam a ganhar e a manter a cor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios