Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Hepatite C

Hepatite C

Categoria: Saúde
Comentários: 3
Hepatite C

A hepatite C é uma inflamação do fígado originada por um vírus que, em muitos casos, evolui para uma situação de hepatite crónica e passível de levar a cirrose, insuficiência hepática e cancro, sem que se perceba muito bem porque é que uns pacientes desenvolvem cirrose em poucos anos e outros só ao fim de décadas. As divergências hormonais (é mais frequente nos homens), a idade em que o indivíduo foi infectado (a doença pode progredir mais rapidamente quando a contaminação é mais tardia) e o consumo de álcool (que potencia a reprodução do agente e deprime as defesas do organismo) são adiantados como possíveis razões.

O vírus da hepatite C foi descoberto através da tecnologia de biologia molecular, sendo a infecção por ele provocada designada até aí como hepatite não-A ou não-B. Às vezes, é mais fácil definir o que não se conhece bem pelo que se sabe que não é, porque não se domina o que realmente é.

Pesquisas levadas a cabo em doentes a quem foi diagnosticada hepatite C facultaram o estabelecimento de ligação entre a patologia e uma transfusão de sangue e derivados ou a toxicodependência.

Na realidade, basta que uma pequena quantidade de sangue contaminado entre na circulação sanguínea para se dar a transmissão. Assim, tudo o que se refira à partilha de seringas, lâminas, tesouras, escovas de dentes e outros objectos pessoais, bem como apetrechos empregues na preparação e no consumo de drogas (injectáveis ou inaláveis) consubstancia uma porta aberta à infecção. O contágio por via sexual é pouco habitual, mas no caso de múltiplos(as) parceiros(as) o uso do preservativo é obrigatório.

O VHC (vírus da hepatite C) não se dissemina no convívio social, nem na partilha de loiça ou outros utensílios. Contudo, é sempre útil desinfectar hipotéticas feridas e cobri-las com pensos e, eventualmente, com ligaduras. No que concerne ao beijo (amoroso), e embora o vírus já tenha sido encontrado na saliva, a propagação dar-se-ia apenas na presença de feridas na boca. O risco de infecção durante a gravidez aproxima-se dos seis por cento, afirmando a maior parte dos médicos que é seguro amamentar, dado que para passar o VHC da mãe para o filho teriam de se verificar, concomitantemente, golpes nos mamilos desta e cortes na boca da criança.

No ambiente médico, a hepatite C é conhecida como “epidemia silenciosa”, uma vez que o aumento (acentuado) dos infectados se processa com discrição semelhante à dos sintomas, que podem estar “hibernados” dez ou vinte anos.

Alguns destes sinais podem constar de letargia, febre, dores na região do fígado, perda de apetite, náuseas, mal-estar geral, dificuldade de concentração e, mais especificamente, icterícia. No entanto, é possível que um portador crónico do VHC se encontre no limiar de uma cirrose ou um carcinoma hepático sem apresentar qualquer sintoma.

Os medicamentos utilizados no tratamento da hepatite C, à semelhança dos outros fármacos, ocasionam efeitos secundários que devem ser esclarecidos junto do médico assistente, ao qual se recomenda que se peça conselho sobre esta e qualquer matéria que suscite dúvidas.


Maria Bijóias

Título: Hepatite C

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

654 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    25-07-2014 às 03:20:36

    Triste pegar esse tipo de hepatite C. Uma amiga já teve e fez o tratamento correto, mas foi muito sofrido. Espero nunca pegá-la!

    ¬ Responder
  • larissalarissa

    19-07-2010 às 21:14:05

    olá ...
    conheço uma pessoa que tem HIV e tem hepatite c ,como que fais para ajudar uma pessoa com essa doença

    quais as consequencias desta doença a longo prazo ?

    obrigado pela informação ...

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDalila

    02-09-2009 às 10:21:11

    Olá Maria,

    Meu cunhado sempre bebeu muito e apanhou hepatite C e estou muito preocupada com a minha irmão e os meu sobrinhos.

    Quais as consequencias desta doença a longo prazo?

    O que posso fazer para ajudar meu cunhado na recuperação?

    ¬ Responder

Comentários - Hepatite C

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios