Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Sebastião, o Desejado

D. Sebastião, o Desejado

Categoria: Biografias
D. Sebastião, o Desejado

D. Sebastião nasceu em Lisboa, a 20 de Janeiro de 1554, filho de infante D. João Manuel e de D. Joana de Áustria (filha do imperador Carlos V, Carlos I de Espanha e de Isabel de Portugal). Veio ao mundo pouco tempo depois do seu pai ter morrido, e a sua mãe partiu 4 meses depois para Castela para assumir a regência do reino. Nunca mais viu o filho. Ficou assim entregue à guarda dos seus avós, D. João III de Portugal e D. Catarina de Áustria. O seu avô faleceu três anos depois, a 11 de Junho de 1557, assumindo D. Catarina a regência do reino e a tutoria do neto até este completar 20 anos. A 23 de Dezembro de 1562, o cardeal D. Henrique, tio de D. Sebastião, assumiu a regência, por desistência de D. Catarina. Os 20 anos como estava estipulado foram substituídos pelos 14 anos.

D. João III nomeou para aio do seu neto D. Aleixo de Meneses, desde os cinco anos de idade. Como professor, recebeu o padre jesuíta Luís Gonçalves da Câmara.

Enquanto D. Sebastião crescia, as opiniões dividiam-se sobre quem devia ser a nova rainha de Portugal: Margarida de Valois ou Margot (terceira filha do rei Henrique II e de Catarina de Médicis) e Isabel de Áustria (filha de Maximiliano e Maria de Espanha) foram algumas supostas noivas a ter em conta.

Durante a sua curta vida, D. Sebastião demonstrou ter uma saúde frágil. A sua doença, seja ela qual for, espermatorreia, gonorreia ou uretrite não gonocócica, manifestou-se muito cedo, com apenas nove anos, e voltou a manifestar-se, mais tarde, quando Margarida de Valois era a noiva mais provável. Embora D. sebastião não desejasse casar tão cedo, devido à sua vontade de guerrilhar, contam-se alguns amores: D- Juliana de Lencastre e D. Joana de Castro.

A 20 de Janeiro de 1568, D. Sebastião subiu ao trono português, após ter atingido a maioridade. O seu gosto pela guerra fez com que partisse a 24 de Julho de 1578 para África para combater os hereges. A 4 de Agosto do mesmo, ocorreu a Batalha de Alcácer Quibir, onde faleceu o monarca e grande parte da nobreza portuguesa. D. sebastião representou durante muito tempo a esperança do povo português num dia de nevoeiro.


Daniela Vicente

Título: D. Sebastião, o Desejado

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

767 

Comentários - D. Sebastião, o Desejado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios