Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O ponto de mutação

O ponto de mutação

Categoria: Literatura
Comentários: 1
O ponto de mutação

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: A Ciência, a Sociedade e a Cultura Emergente. 25ª ed.. São Paulo: Cultrix, 1982.

Nesta obra, Fritjof Capra, um físico e cientista de sistemas, dá continuidade as suas pesquisas sobre as interconexões que existem no universo. Segundo ele, os acontecimentos atuais de guerra, desequilíbrio ambiental, problemas sociais e financeiros, são todos componentes de uma mesma crise, pois, tudo está conectado. A física moderna de Einstein, Newton e o modelo de decomposição de pensamentos e problemas proposto por Descartes não retratam a realidade em que vivemos. Esse perfeito equilíbrio proposto pela ciência, em verdade, não pode ser concebido. O Universo é dinâmico, cíclico e não linear, não podendo ser decomposto e estudado em partes, pois, contém seres vivos, corpo e mente individual. Uma crise mundial está se formando devido ao desequilíbrio, a falta de planejamento, as tecnologias que agridem o meio ambiente e ao aumento desgovernado da população mundial, que necessita de alimentos, de energias provindas de fontes não-renovavéis, não-cíclicas.

A obsessão pelo crescimento econômico, o capitalismo, o consumismo, as guerras por poder, são sem dúvida as mais devastadoras atividades humanas para o planeta Terra. O desaparecimento de valores morais e éticos, do respeito ao próximo e ao ambiente em que vivemos, tudo isso foi se perdendo durante a história de humanidade. Hoje, tentamos recuperar isso, mas sem grande sucesso. Capra relata em sua obra, o Universo como sendo a interligação de todas as mentes e não existe, assim, ato ou pensamento isolado. É necessário que a sociedade mude, que ele esteja conscientizada e preparada para a mudança, porque, se ela não for capaz, o ciclo dessa humanidade vai se completar e, se iniciará um novo. Para que isso não ocorra, é necessário que saibamos que somos autônomos, mas interdependentes, que não deve haver hierarquia, mas cooperação e que evoluímos com o todo. É preciso pensar globalmente nas conseqüências de nossas ações locais. O ponto de mutação se encontra na verdade, em nossos pensamentos, onde transcendemos a física e buscamos o místico, aliando esses conhecimento e nos tornando um só e o todo ao mesmo tempo.

PALAVRAS-CHAVE: física, desequilíbrio, interligações, ciclo.

Escritor Sombra

Título: O ponto de mutação

Autor: Escritor Sombra (todos os textos)

Visitas: 0

612 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJackson

    17-11-2012 às 00:54:19

    Achei muito interessante sua síntese acerca do livro, vou tentar lê-lo.

    ¬ Responder

Comentários - O ponto de mutação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios