Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Como Manter os Livros Sempre Novos

Como Manter os Livros Sempre Novos

Categoria: Literatura
Visitas: 2
Comentários: 1
Como Manter os Livros Sempre Novos

Livros são verdadeiras relíquias. Sejam 20ªs edições ou 1ªs, a verdade é que livros são objectos de valor incalculável.

Claro que existem livros que têm um valor financeiro muito elevado, por serem edições especiais, antigos ou até pela encadernação de que são feitos. Fazerem parte de colecções e mantê-las todas juntas e completas, também favorece o valor de um livro ou de uma colecção.

No entanto, existem livros que valem muito mais do que o valor de mercado que possam ter. São os livros pelos quais nos apaixonámos, que os lemos de forma voraz. Livros que nos fizeram sorris, chorar, sonhar, ansiar, enfim… Existem livros na nossa vida que são isso mesmo. Os livros da nossa vida!

Mas se esta paixão pelos livros é interminável, qual deve ser a melhor forma de preservar estes tão estimados amigos?

Para conservar os seus livros da melhor forma, é essencial e deve ser salientado logo desde o inicio, saber que o melhor lugar para os guardar é numa estante. De madeira e com várias prateleiras de forma a que os possa organizar e deixar “confortáveis” e em segurança.

Mesmo estando os livros em segurança numa estante, quando os quiser consultar, não deve retirá-los pela borda superior. Afaste os livros do lado com cuidado e depois é que deve puxar o que quer retirar.

Os livros nunca devem estar expostos directamente ao sol, pelo que deve ter cuidado no local onde vai colocar a sua estante.

Tem outra opção, nós sabemos, mas livros na horizontal estão mais confortáveis, apesar de preferirmos sempre coloca-los na vertical.

Outra das coisas que deve ter cuidado é nos clipes que se colocam muitas vezes nos livros. Há que evitar este gesto a todo o custo, sob a pena de daqui por uns meses reparar que as folhas têm ferrugem.

Evite ainda fazer anotações a caneta nas folhas do seu livro. Prefira fazer os seus apontamentos numa folha à parte, mas evite canetas de tinta permanente, pois que quiser colocar as anotações dentro do livro, estas canetas passam a tinta para o livro.

Utilizar post-its com a parte da cola ou mesmo fita adesiva são autênticos atentados aos seus livros. Nunca o deve fazer.

Saiba ainda que a humedecer as pontas dos dedos para virar as páginas não é uma boa ideia. Danifica as pontas das folhas e estas ficam amareladas.

Proteger um livro é proteger uma obra, por isso faça por não estragar um amigo!


Carla Horta

Título: Como Manter os Livros Sempre Novos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

787 

Imagem por: Kamil Porembiński

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    10-09-2012 às 12:57:58

    Já há muito tempo questionava-me como manter os meus livros conservados, pois custa-me estar sempre a tirá-los para limpar. Todavia, não os posso deixar cheio de pó à espera que desapareça. O seu texto tem um tema muito importante, mas acho as dicas muito primárias. Eu confronto-me todos os dias com problemas muito mais complexos, como por exemplo fugir das traças ou evitar que os livros se descolem e fique uma parte para cada lado.

    ¬ Responder

Comentários - Como Manter os Livros Sempre Novos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Imagem por: Kamil Porembiński

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios