Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Como Manter os Livros Sempre Novos

Como Manter os Livros Sempre Novos

Categoria: Literatura
Visitas: 2
Comentários: 1
Como Manter os Livros Sempre Novos

Livros são verdadeiras relíquias. Sejam 20ªs edições ou 1ªs, a verdade é que livros são objectos de valor incalculável.

Claro que existem livros que têm um valor financeiro muito elevado, por serem edições especiais, antigos ou até pela encadernação de que são feitos. Fazerem parte de colecções e mantê-las todas juntas e completas, também favorece o valor de um livro ou de uma colecção.

No entanto, existem livros que valem muito mais do que o valor de mercado que possam ter. São os livros pelos quais nos apaixonámos, que os lemos de forma voraz. Livros que nos fizeram sorris, chorar, sonhar, ansiar, enfim… Existem livros na nossa vida que são isso mesmo. Os livros da nossa vida!

Mas se esta paixão pelos livros é interminável, qual deve ser a melhor forma de preservar estes tão estimados amigos?

Para conservar os seus livros da melhor forma, é essencial e deve ser salientado logo desde o inicio, saber que o melhor lugar para os guardar é numa estante. De madeira e com várias prateleiras de forma a que os possa organizar e deixar “confortáveis” e em segurança.

Mesmo estando os livros em segurança numa estante, quando os quiser consultar, não deve retirá-los pela borda superior. Afaste os livros do lado com cuidado e depois é que deve puxar o que quer retirar.

Os livros nunca devem estar expostos directamente ao sol, pelo que deve ter cuidado no local onde vai colocar a sua estante.

Tem outra opção, nós sabemos, mas livros na horizontal estão mais confortáveis, apesar de preferirmos sempre coloca-los na vertical.

Outra das coisas que deve ter cuidado é nos clipes que se colocam muitas vezes nos livros. Há que evitar este gesto a todo o custo, sob a pena de daqui por uns meses reparar que as folhas têm ferrugem.

Evite ainda fazer anotações a caneta nas folhas do seu livro. Prefira fazer os seus apontamentos numa folha à parte, mas evite canetas de tinta permanente, pois que quiser colocar as anotações dentro do livro, estas canetas passam a tinta para o livro.

Utilizar post-its com a parte da cola ou mesmo fita adesiva são autênticos atentados aos seus livros. Nunca o deve fazer.

Saiba ainda que a humedecer as pontas dos dedos para virar as páginas não é uma boa ideia. Danifica as pontas das folhas e estas ficam amareladas.

Proteger um livro é proteger uma obra, por isso faça por não estragar um amigo!


Carla Horta

Título: Como Manter os Livros Sempre Novos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

787 

Imagem por: Kamil Porembiński

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    10-09-2012 às 12:57:58

    Já há muito tempo questionava-me como manter os meus livros conservados, pois custa-me estar sempre a tirá-los para limpar. Todavia, não os posso deixar cheio de pó à espera que desapareça. O seu texto tem um tema muito importante, mas acho as dicas muito primárias. Eu confronto-me todos os dias com problemas muito mais complexos, como por exemplo fugir das traças ou evitar que os livros se descolem e fique uma parte para cada lado.

    ¬ Responder

Comentários - Como Manter os Livros Sempre Novos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Imagem por: Kamil Porembiński

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios