Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Anatomia felina- gato doméstico

Anatomia felina- gato doméstico

Categoria: Animais Estimação
Visitas: 405
Comentários: 2
Anatomia felina- gato doméstico

O gato e o cão, foram os primeiros animais a ser domesticados. Com efeito, já são conhecidos desde há muitos milhares de anos.

Atualmente há cerca de 500 milhões de gatos domésticos em todo o mundo. Este é sem duvida o mais popular animal de estimação e mais amigo do homem, assim como o cão.

Os gatos surgiram do Médio Oriente, descendendo do gato selvagem africano. Surgiram mais concretamento, quando a agricultura se desenvolveu, estando pois associados à maior propagação de ratazanas e outras pragas, que destruíam os cereais.

Os gatos comunicam com o homem através de sons, como ronrons, silvos e miados. De acordo com alguns estudos, revelaram que o ato de afagar um gato estimula a hormona oxitocina, no ser humano, tendo um efeito benéfico de relaxamento e felicidade. O homem neolítico enterrava o homem juntamente com este animal por ser de grande estimação.

Muitos gatos têm uma vida semi selvagem, alimentando-se em lares e caçando para comerem. Por isso, o gato conserva instintos e aptidões de caça dos seus antepassados.É um animal robusto e que obtem a água da carne que ingere ou da água do mar.

Tem características peculiares, como a de poderem ver, apenas com um sexto da luz , caçam ao crespúsculo e a audição é muito apurada. Conseguem apontar as orelhas para a frente e para trás, para localizar os sons. Podem ainda ouvir frequências oito vezes acima dos cães. São capazes de distinguir cores azul e amarelo, verde, embora tenham grande sensibilidade ao vermelho, e com pouca luz a pupila pode dilatar-se, cobrindo quase o olho todo.

Os gatos são extremamente tolerantes com o calor, podendo sobreviver a altas temperaturas, se tiverem água.

Uma das características deste animal é que apresenta intolerãncia à lactose e mata decepando a coluna vertebral no pescoço.

As espécies mais conhecidas são: os persas, angorá turco,considerado um tesouro na Turquia, e o maine coon, uma raça norte-americana, que resulta do cruzamento de gatos selvagens com guaxinins.

Gostam muito de brincar com os seus donos e com objetos do interior da habitação ou jardim. A bola é preferida por excelência, pois rolam-na para um lado e para o outro numa grande brincadeira. Faze companhia e são amigos do seu dono.


Pedro gil Ferreira

Título: Anatomia felina- gato doméstico

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 405

777 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-06-2014 às 17:36:41

    Muito interessante conhecer a anatomia felina. Amei!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • ALICE

    04-11-2012 às 02:12:12

    OI! Jil..legal os texto dos felinos ,bom saber que podemos ter informaçao abraçoo/

    ¬ Responder

Comentários - Anatomia felina- gato doméstico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios