Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > O seu cão tem mau hálito

O seu cão tem mau hálito

Categoria: Animais Estimação
Visitas: 16
Comentários: 17
O seu cão tem mau hálito

Os cães, nossos eternos amigos e companheiros, sofrem, por vezes de problemas idênticos aos dos humanos. Estes problemas, evidentemente, não devem ser menosprezados, mas antes objecto de atenção e cuidado. Um deles é, sem dúvida, o mau hálito exalado por alguns animais.

Embora o tema possa suscitar alguma estranheza ou mesmo ser motivo de sorrisos mal disfarçados, o que é certo é que este problema pode indiciar uma série de outros se não for tratado a tempo e convenientemente.

Assim, saiba que o mau hálito do seu cão pode estar relacionado com problemas do foro bucal ou intestinal, pelo que apenas um médico veterinário poderá fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento. Um dos problemas do foro bucal mais frequente é a placa bacteriana (composta por proteínas, células mortas, restos de comida e bactérias – as principais responsáveis pelo mau cheiro) que alguns cães vão acumulando nos dentes e que, cumulativamente acarretam problemas ulteriores como sangramento das gengivas e mesmo tumores bucais (que apenas podem ser removidos através de cirurgia, se não forem de índole maligna).

A solução para o combate (preferencialmente preventivo) à placa bacteriana reside na escovagem diária da dentadura canina, que deverá ser iniciada desde tenra idade. A escovagem é realizada com escova (que se introduz no dedo) e pasta específicas (a pasta deverá ter sabor a malte, pois é mais agradável para os animais, em detrimento da menta).

Um outro problema é o crescimento proliferado da gengiva, que se caracteriza pelo crescimento excessivo das gengivas chegando mesmo ao ponto de cobrir os dentes por completo, o que é motivo de grande sofrimento para o animal (este problema afecta em particular cães de raças específicas, como os boxers e bull-terriers). A solução passa, geralmente, pela administração de antibióticos para controlar a infecção e posterior cirurgia.

Finalmente, ao apresentar mau hálito, o cão pode também estar a sofrer de complicações ao nível do intestino. A presença de parasitas é um dos problemas mais vulgares e pode ser resolvido com uma visita ao veterinário, que procederá a uma desparasitação. Para evitar o problema do alojamento de parasitas nos intestinos do animal e, consequentemente, o seu mau hálito, deverá cuidar da alimentação do seu cão, procurando dar-lhe ração certificada e adaptada ao seu tamanho e características.

E, claro: o mais importante é mesmo o carinho e cuidados diários dispensados à sua mascote, que lhe agradecerá com muitas lambidelas… sem mau hálito!


Isabel Rodrigues

Título: O seu cão tem mau hálito

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 16

771 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 17 )    recentes

  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 18:25:04

    A Rua Direita sugere que faça a escovação diária evitando esse tipo de cheiro. Faz bem às pessoas e ao cão também.

    ¬ Responder
  • cassia

    29-09-2013 às 02:28:05

    Olá minha cadela esta com mau halito horrivel acho q alem de problemas com a gengiva ela esta com problema de estomago por favor alguem me ajude,ela ta fazendo tratamento pra doença do carrapato.

    ¬ Responder
  • Maria Lopes

    19-01-2013 às 12:24:31

    Parabéns, foi muito bom ler esse sábio comentário, no caso da minha Cachorrinha Vitória, era vermes... grata!

    ¬ Responder
  • Elaine Bueno

    26-10-2012 às 09:59:00

    o meu cão estava com um mal halito insuportável comprei na casa de ração um comprimido para o estomago paguei apenas3,90efoi muitooo bom mesmo :)

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    19-10-2012 às 10:18:13

    Problemas de estomago

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 10:51:17

    Os cães tal como nós também precisam de higiene oral, existem produtos próprios nomeadamente "ossos" já preparados e prontos para essa utilização, muitas pessoas não compram pelo preço, mas esquecem-se que por vezes também gastam em coisas desnecessárias e o nosso animal de estimação precisa de saúde oral, tal e qual nós.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 02:02:51

    Assim como no caso dos seres humanos,é preciso que escovem os dentes dos animais.Isso é tarefa que todo dono preocupado com o bem estar do animal está farto de saber.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 18:10:04

    eu não sei o que consiste um cão ter mau hálito, mas eu não tenho cães nem vou ter só para evitar esse tipo de maus cheiros tão inconvenientes. compreendo que alguém goste de ter uma companhia, mas para mim não compensa o trabalho que eles dão. aplaudo a quem segue as regras de uma boa educação para o cão, como levá-lo a passer, a fazer necessidades, colocar a comida a tempo e horas.

    ¬ Responder
  • eduardo

    02-07-2013 às 19:39:48

    acho vc uma pessoa pobre de espirito, sem graça, e eu não agredito que vc não tenha odores desagradavéis, pois, todos nós somos podres e para que isso não aconteça temos que nos cuidar , afinal de contas acho que vc é um ser humano ou não é.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 12:44:44

    Eu não sabia que um cãozinho também poderia desenvolver este tipo de problema, tal como nós. Eu tenho um cadela em casa, mas ainda bem que ela não apresenta nenhum tipo de problema do gênero, só devemos ter cuidados com as pulgas, pois ela tem alergia. Porém, todas as pessoas que tem um cachorro em casa devem cuidar bem do animal para que ele tenha uma vida feliz e saudável ao lado de seu dono.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    19-09-2012 às 11:30:18

    Os animais de estimação, seja cão ou gato devem ser limpos com frequência, vacinados e ir ao veterinário para vacinas e outros problemas.No caso de ele ter mau hálito pode se da comida ou problemas gástricos e então o melhor é aproveitar para fazer uma inspeção no veterinário.Na verdade os animais funcionam como as pessoas e adquirem as doenças como resultado de má alimentação ou maus tratos.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 01:00:00

    Consultei este artigo porque tenho um cão que passa pelo problema que descreve: sofre de mau hálito. Desconfiava, como leiga sobre o assunto, que esse problema pudesse estar relacionado com o ingerir de ração húmida ao invés de uma ração seca, uma vez que o odor da primeira é bastante mais intenso e nada agradável. Após ler o seu texto, apercebi-me que pode estar face a um problema bem mais grave. Obrigada pela explicação detalhada!

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    18-09-2012 às 19:17:13

    Hahaha...essa foi minha reação ao me deparar com o título do texto. Será mesmo que o cão tem mau hálito? Bom, pelo que deu para perceber em seu texto, essa questão de hálito pode ser tratado com o tratamento adequado. Que os cães possuem um cheiro ruim na boca, isso já deu para perceber, pois já tive essa comprovação. Se você for ter um cão, saiba que terás coisas em que deverás prestar atenção.

    ¬ Responder
  • geissygeissy

    22-02-2012 às 17:31:08

    Adorei conhecer esta pagiana.Parabens.

    ¬ Responder
  • Andreia AlmeidaAndreia Almeida

    17-05-2010 às 20:44:33

    estou desesperado pois meu cão esta com um mau halito insuportavel, a um tempo atras ja levei pra ele pra fazer limpeza mais , so que ele eh muito bravo naum consegui dar os antibioticos por que de forma alguma ele tomava o que eu faço?

    ¬ Responder
  • sandra capote de brittosandra capote de britto

    06-10-2009 às 21:26:41

    adorei esta coluna que explica muito bem as causas do mau halito em cães.A minha cadelinha de 15 anos esta com um mau cheiro horrivel na boca ,esta emagrecendo enão come mais oque eu devo fazer??

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoIsaura

    25-08-2009 às 11:19:39

    Já ando reparando a algum tempo que o meu terrier vem deitando um mau cheiro pela será que é melhor consultar um veterinerio.

    ¬ Responder

Comentários - O seu cão tem mau hálito

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios