Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Distinga a tristeza da depressão

Distinga a tristeza da depressão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 4
Distinga a tristeza da depressão

Vulgarizou-se, na atualidade, o uso do termo «depressão» para caracterizar todo e qualquer sentimento de tristeza que todos os seres humanos, invariavelmente, acabam por sentir nalgum momento das suas vidas. Sempre que se sofre uma deceção, uma perda ou frustração, apelida-se o período (curto) que se segue de depressão e, como tal, chegam a comprar-se medicamentos anti-depressivos para tratar uma patologia que de tal não possui nada – é uma fase de tristeza, nada mais.

Mas a facilidade com que se adquire a solução ideal para tratar estas «depressões» (que são apenas fases passageiras de tristeza) podem, gradualmente, incapacitar o indivíduo para lidar com a tristeza, impedindo-o de beneficiar dos seus efeitos reconstrutores ao nível emocional. De facto, a tristeza mais não é do que um período, por regra, curto que se experimenta após uma notícia desagradável, infeliz ou inesperada, mas negativa. O cérebro humano desencadeia, então, uma série de mecanismos que permitem à pessoa utilizar aquele período de tempo para, literalmente, retirar uma lição do que se passou, para meditar um pouco, reorganizar as ideias, e prosseguir novamente com a sua vida, agora que o problema já foi superado de uma maneira saudável. É, pois, se quisermos, um mecanismo de sobrevivência natural e mesmo benéfico, que não deve ser tolhido ou impedido pelo uso de medicação – tal não faz sentido rigorosamente nenhum e equivale a situações absurdas como tomar um medicamento contra o facto de nos levantarmos todos os dias. É a natureza a funcionar e não devemos querer impedi-la, pois, ao fazê-lo, estaremos a prejudicar-nos.

Todavia, existe a depressão, uma doença (e não um estado natural) verdadeiramente tormentosa e, em muitos casos, incapacitante e que, por acarretar sintomas inicialmente semelhantes aos da tristeza, é geralmente confundida com esta. Este distúrbio caracteriza-se pela tristeza constante, que se mantém mesmo sem causa aparente; as situações que outrora constituíam fonte de prazer para o afetado, revelam-se-lhe agora absolutamente indiferentes; perde-se o convívio com amigos e familiares, bem como a capacidade de concentração; e, finalmente, a pessoa pode apresentar-se mais irritada do que seria normal. É fácil concluir que esta doença requer auxílio médico imediato, pois o seu desenvolvimento ou prolongamento não são, de todo, desejáveis, uma vez que a depressão incapacita a pessoa (não nos esqueçamos que o ser humano é um «animal social», tal como afirmou, há milhares de anos atrás, o filósofo Aristóteles) para o trabalho e para a simples convivência social. Para além da terapia psiquiátrica, pode recomendar-se o uso de alguma medicação que será prescrita tendo em conta o quadro específico do doente.

Tristeza e depressão são, portanto, quadros de natureza muito diversa e, enquanto o primeiro significa saúde, o segundo significa doença. Previna-se!

Isabel Rodrigues

Título: Distinga a tristeza da depressão

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

802 

Imagem por: SAMAEL TRIP

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    22-07-2014 às 19:34:41

    Penso que a depressão é um estado constante que vai de sugando por dentro, sem motivo e mesmo que nos aconteça algo bom. É horrível sentir isso. Você não tem vontade de viver, não tem nenhuma motivação e nem sequer energia. É melhor cuidar e procurar ver as coisas belas da vida.

    ¬ Responder
  • AnonimoAnonimo

    05-04-2012 às 14:33:58

    estou por aqui para pedir ajuda sou uma pessoa que nao sou capaz de desabafar com nimguem ja tentei o suicida tendo 5 dias em coma a 3 anos atras hoje que levava uma vida melhor estou gravida de kase 8 meses a uma semana que me sinto muito triste e com vontade de por fim a minha vida so sei que quando uma pesoa morre o sofrimento termina tenho 28 anos sei que sou jovem mas ja nao aguento mais sofrer passos os dias fechados e so me da vontade de chorar. preciso que alguem que me ajude ja fui seguida por uma psicolga e psiquiatra mas eu deixei de ir as consultas porque gozavam comigo que esses medicos eram para os malucos pois eu nao sou maluca ja nao sei que fazer a minha vida obrigados

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimus

    30-04-2010 às 02:59:43

    boas ando a navegar por aqui, visto que a minha vida nao corre como eu quero, sim eu sei... A vida nem sempre corre como as pessoas querem e que nao sou o unico a pensar assim, mas eu ja estou farto disto começou primeiro por um esgotamento depois para stress depois para depressao, um monte de coisas..
    por isso para mim o melhor e morrer, apnas e outro tipo de "vida", mas felecito a coragem dos outros em lutar contra este "tumor" chamado de depressao..

    ¬ Responder
  • ANA RIBEIROANA RIBEIRO

    28-09-2009 às 13:49:47

    gostaria de saber que funções tem para uma pessoa com depressa. fico a espera de uma resposta vossa.
    tel_915383910 --927866640
    ana ribeiro

    ¬ Responder

Comentários - Distinga a tristeza da depressão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: SAMAEL TRIP

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios