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Início > Textos > Categoria > Literatura > O simbolismo na literatura brasileira

O simbolismo na literatura brasileira

Categoria: Literatura
Visitas: 88
Comentários: 5
O simbolismo na literatura brasileira

O simbolismo surgiu em uma época de transição para o século XX, em que as correntes materialistas e racionalistas não respondiam mais a nova realidade. O processo burguês industrial evoluía a passos largos e o neocolonialismo disputava novos mercados. Na Europa, o simbolismo aparece na desilusão e na frustração em transformar a sociedade burguesa industrial.

Sendo assim, houve uma ruptura, pois ficava difícil analisar o mundo exterior e entendê-lo racionalmente. A tendência natural foi negá-lo. Com isso, as tendências espiritualistas renasceram; o subconsciente e o inconsciente passaram a ser valorizados. Nesse contexto surgiu, então, uma oposição à civilização tecnológica acusada de materialista. É nesse ponto que nasce o simbolismo: cansaço do mundo, tomando as formas do isolamento, do pessimismo, da descrença e da oposição ao mundo burguês da conquista.

O simbolismo começou no Brasil oficialmente em 1893 com a publicação de dois livros de Cruz e Sousa: Missal, poemas em prosa e Broquéis, em versos e terminou na Semana de Arte Moderna. O simbolismo caminhava paralelo ao realismo, ao naturalismo, ao parnasianismo, opondo-se a eles e ao pré-modernismo.

A estética simbolista tem características bem marcantes. O objetivo e o subjetivo se confundem, pois o mundo e a alma têm afinidades misteriosas. Utiliza o recurso da sugestão, das tentativas de interpretar o mundo e o homem. Busca de ritmos mais musicais e insinuantes. As temáticas das produções ficavam em torno da morte, do distanciamento, das cerimônias litúrgicas, da neblina, da brancura e da transcendência. Os seguidores dessa escola literária tinham a elegância "nefelibata" (habitantes das nuvens), ou seja, possuiam aspectos estranhos e extravagantes. O uso de símbolos é bastante significativo, daí o nome da estética. No simbolismo há a valorização do inconsciente, dos estados da alma, do sonho e da loucura. Um mergulho no místico e no espiritual.

Os principais poetas simbolistas brasileiros foram Cruz e Sousa e Alphonsus Guimaraens. Cruz e Sousa foi naturalista inicialmente e por volta dos trinta anos, voltou-se para o simbolismo. Na forma, utilizou-se do parnasianismo e na ideia, do pessimismo e do materialismo dos realistas. Foi chamado de "Cisne Negro" e "Dante Negro". Broquéis foi publicado em vida, as outras obras são póstumas. Teve quatro filhos que morreram precocemente. Sofreu muito preconceito em vida pelo fato de ser negro.

Alphonsus de Guimaraens perdeu sua noiva e prima Constança cedo. Casou-se e teve 14 filhos. Foi chamado de "O solitário de Mariana". Foi admirador da poesia de Cruz e Sousa e suas temáticas giram em torno do misticismo, do amor (por Constança e pela Virgem Maria) e da morte.


Rosana Fernandes

Título: O simbolismo na literatura brasileira

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 88

789 

Imagem por: guldfisken

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Comentários     ( 5 )    recentes

  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 17:14:55

    A estória da literatura brasileira teve seus altos e baixos, e continuará tendo. Assim como a música, o cinema, a televisão, o teatro. Todos os tipos de arte sofrem transições. Algumas com mais ataques, outras com mais adeptos. O importante é que após a semana da arte moderna, muitos paradigmas foram quebrados. Como por exemplo, o uso da guitarra elétrica nas músicas brasileiras. Apesar de não ser da literatura,autores estavam presentes na passeata contra.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    01-10-2012 às 21:15:31

    Boa tarde Rosana Fernandes, muito bom seu texto! É sempre bom estarmos ciente dos movimentos literários que nos antecederam. Acho que hoje em dia, grande parte dos jovens não se importa mais com a literatura, estão deixando de perceber o quão rico, mágico e impressionante ela é e como é fundamental isso para nossos dias. Creio que deveria ter mais textos revelando o quão rico é a literatura Brasileira. Um Abraço!

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    30-09-2012 às 20:49:15

    O simbolismo surgiu na França e tinha como objetivo se opor ao realismo e positivismo da época.De certa forma trata-se de uma visão bastante pessimista e individualista sobre o mundo.Acho interessante a parte desse movimento que se interessa pelo subconsciente e o inconsciente, buscando respostas na parte subjetiva e menos no mundo objetivo,dando particular importancia a parte espiritual.No Brasil vários poetas destacaram-se no simbolismo como Cruz e Souza e Alphonsus de Guimarães.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    27-09-2012 às 13:19:51

    A literatura reflete uma simbiologia própria e em cada époa ela é diferente.No entanto´pode acontecer que se vá buscar a uma época uma cópia ou o renacer da sua literatura.Isso já aconteceu na antiguidade clássica por exemplo em que se fez renacer a cultura greco-romana.Toda a literatura reflete a época em que se vive ou viveu, com sua crítica construtiva ou não da sociedade. Ela é como um simbbolo dos valores e sentimentos.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    24-09-2012 às 15:33:37

    Achei o seu texto bastante interessante, sobretudo porque é sempre agradável conhecer mais sobre literatura e os géneros literários, como o nascimento dos mesmos e o contexto que os faz adquirir o sentido de que se encontram impregnados. No caso do simbolismo na literatura brasileira, interessam-me especialmente as premissas nas quais assenta, tomando o cansaço do mundo e do modo como as classes sociais estão organizadas como um dos seus pilares chave.

    ¬ Responder

Comentários - O simbolismo na literatura brasileira

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Pulp Fiction: 20 anos depois

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Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

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