Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Religião Hebraica

A Religião Hebraica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 208
Comentários: 2
A Religião Hebraica

O judaísmo foi a primeira religião monoteísta da História, aquela que viria a influenciar o Cristianismo e o Islamismo, que são as religiões dominantes a nível mundial.
Com eeito, esta religião já nasceu há muitos anos, na região da Palestina, e conta hoje, com mais de 13 mil seguidores em todo o mundo.

A maior parte deles porêm, concentra-se no estado de Israel e nos EUA.
Nessa época, os diferentes povos do mundo eram politeístas. Contudo, os hebreus adorabvam e prestavam culto a um único DEus, Javé, o criador do Céu, da Terra e da humanidade.
A história dos hebreus ficou registada na Bíblia, hebraica, a que chamamos o Antigo Tetamento. Segundo este texto, os hebreus viviam na Mesopotâmia e eram pastores seminómadas, de origem semita.

No segundo milénioa.C, Abraão e o seu povo deviam adorá-lo como Deus único, e em troca receberiam cAnaã, como a Terra Prometida.
Aí deviam viver, com a sua decendência. O seu filho Isaac, o neto, Jacob, e os seus decendentes respeitaram essa aliança, prestando culto a Javé.

Contudo, no século XVII a.C, a seca e a fome levaram muitos hebreus a procurar a subsistência nas terras férteis do Egito, onde permaneceram até serem submetidos à escravidão.
Mas, no século XVIII a.C, o pariarca Moisés guiou-os na viagem de regresso à Palestina, designada Êxodo, que durou durante 40 anos.

DFoi durante essa travessia pelo deserto que, junto ao Monte sinai, Moisés renovou a aliança com Deus, recebendo os Dez Mandamentos-A Lei Divina, que ficou gravada em placas de pedra.
Os Dez Mandamentos são a Lei de deus, e foi entregue a Moisés, no monte.
Estão escritos no Antigo Testamento, em Êxodo, 20:1-17.

Segundo a cronologia deste povo Hebreu, fixaram-se na Palestina já em 1900 a.C, tendo seguidamente migrado para o Egito, em virtude das condições climáticas da época.
O Êxodo, deu-se em 1250a.C e durou cerca de quarenta anos. O primeiro rei de Israel, foi Saul , em 1030a:C.

à morte do rei Salomão, formaram-se dois reinos, chamados de Israel e Judá, com características diferentes e distintas. a seguir aos hebreus, sucederam-se os assírios, que conquistaram Israel e mais tarde, os babilónios conquistaram Judá.

A conquista romana deu-se em 63a.C, o que fez com que estes lutassem contra e destruíssem muia coisa, nomeadamente na religião. Deste modo adotaram coisas diferentes e deixaram de ter o sábado, como o dia de descanso, dedicado á criação. Inclusive, como os romanos se preocupavam só com o alargamento do seu território, destruíram o Templo de Jerusalém, onde os judeus faziam os pedidos a Javé.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Religião Hebraica

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 208

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    16-03-2016 às 23:26:09

    muito bom o texto. :3 mas tem uns erros de português o que me atrapalhou um pouco :/

    ¬ Responder
  • lucas

    27-06-2015 às 22:15:36

    muito bom me ajudou muito pra estudar pra prova kkk obg

    ¬ Responder

Comentários - A Religião Hebraica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios