Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Programação Neurolinguística?

O que é a Programação Neurolinguística?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
O que é a Programação Neurolinguística?

Nunca ouviu falar em PNL? E em Programação Nerolinguística? O nome parece-lhe estranho? Pois deixe-me dizer-lhe que é bem mais interessante do que possa imaginar e se aprender, poderá estudar o comportamento dos outros de uma forma bastante mais inteligente do que o normal.

Considerada como ciência apesar de controversa (não sendo exata não deve ser considerada uma ciência), a Programação Neurolinguística estuda o comportamento das pessoas tendo em conta 3 aspetos mais importantes. O funcionamento do cérebro do individuo em questão (neuro), a forma como arquiva informações e experiencias e finalmente como o exprimem (linguística – quer corporal, quer falada).

Para muitos tratamentos de psicoterapia este conhecimento de programação neurolinguística é fundamental, pois na maior parte das vezes, quem recorre a um terapeuta ou psicólogo, fala sobre as suas experiencias e vivencias e no seus resultados.

Na psiquiatria este estudo também se torna importante, pois alguns gestos e chamados tiques nervosos são justificados com as nossas experiencias. Por exemplo, se alguma vez foi a um psiquiatra, sabe que na primeira consulta é-lhe perguntado se tem algum tique nervoso. Roer as unhas, piscar demasiado os olhos e estar com a perna permanentemente a tremer, podem ser indicador físicos de que algo não está bem. Que vivencia ou experiencia produzem este efeito?

Nos anos 70, os Americanos Richard Bandler e John Gringer estudaram a fundo a programação neurolinguística e hoje acentuam a importância deste estudo. Defendem que se um individuo é muito bem sucedido numa determinada tarefa, todos podem ser tão bem sucedidos quanto o primeiro. Para isso basta estudá-lo e verificar o que desencadeia esse sucesso. Conseguindo-se entender a sua estrutura mental, as capacidades de um individuo podem ser desenvolvidas por outros. Esta é outra das funções do estudo da PNL.

Na terapia, podem ser alterados moldes estruturais e realizar mudanças consideráveis, como os medos, fobias ou simples receios.

Apesar de ser bastante popular, a programação neurolinguística continua a ser muito controvérsia, principalmente para o uso terapêutico, pois continuam a não existir provas e comprovações científicas. Visto ainda não ter conseguido ter um órgão regulador, o seu reconhecimento tem sido adiado por muitas classes médicas.

No entanto, e para contrariar outras opiniões, a verdade é que a mente, o corpo e a linguagem interagem umas com as outras e se cada individuo é diferente, muito se deve á conta da perceção que tem do mundo. As vivencias são os átomos e as moléculas de cada um de nós, e no fundo, a neurolinguística que existe em todos.


Carla Horta

Título: O que é a Programação Neurolinguística?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA

    02-11-2012 às 16:13:23

    O QUE É NEUROLINGUÍSTICA.?
    Vejo, na minha opinião, que Nerolinguística é a linguística Aplicada, no estudo da área que investiga as situações sistema relacionada ao modo de vida de cada pessoa, uns mais temperamentais e outras menos,e isso tudo, pode estar integrado ao campo social(estresses) em que esta pessoa foi criado, talvez, ao meio ambiente onde vive e trabalha e uma série de fatores que levam às várias alterações, que a ciência, termina não aprovando as teorias encontras até ao momento- NEROLINGUÍSTICA COMO CIÊNCIA EXATA. SERÁ...?

    ¬ Responder

Comentários - O que é a Programação Neurolinguística?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios