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Cuscuz marroquino, delícia das Arábias.

Categoria: Receitas
Visitas: 4
Cuscuz marroquino, delícia das Arábias.

Cuscuz Marroquino

Você já comeu ou ouviu falar no cuscuz marroquino? Tenho certeza que sim.
O cuscuz marroquino é uma comida típica da Região do Magrebe, Norte da África, onde fica localizado o Marrocos.
Posso afirmar para vocês que o cuscuz marroquino é uma das receitas de comida árabe mais conhecida no mundo, junto com o kibe e a esfiha.
Feito à base de sêmola de trigo, também conhecida como semolina, substitui facilmente o arroz, ou as massas.
Existem várias receitas do cuscuz marroquino, hoje vamos ensinar a receita tradicional.

Ingredientes

1 kg de sêmola de trigo (semolina)
150 g de grão-de-bico (deixe de molho um dia antes)
100 g de uvas passas sem caroço (deixe de molho um dia antes)
100 g de amêndoas sem casca
8 Sobrecoxas de frango (pode ser substituído por 1 frango inteiro ou pedaços de peito)
4 cebolas médias (cortadas em pétalas, coloque a cebola em pé e corte de cima para baixo ao meio depois ao meio novamente, depois separe as pétalas)
1 cebola picada
1½ colher de sopa de curry
1 colher de chá de pimenta-da-Jamaica
1 colher de chá de zimbro
480 ml de água com sal (2 xícaras de chá)
2,5 l de água
250 g de manteiga
4 cardamomos
1 pitada açafrão
1 vidro de molho de pimenta

Modo de preparo

Na parte de baixo da cuscuzeira, doure em aproximadamente 150 g de manteiga, primeiramente a cebola picada e depois acrescente o frango.
Quando estiverem bem dourados acrescente o grão-de-bico, as uvas passas, os demais temperos, a água e as cebolas cortadas em pétalas.
Deixar cozinhar.
Separadamente, molhe a sêmola com a água com sal. Faça isso aos poucos.
Depois disso, coloque a sêmola na parte de cima da cuscuzeira para que ela cozinhe ao vapor do cozimento do frango. Deixe por aproximadamente 1 hora.
Verifique se o encaixe da cuscuzeira está bem vedado.
Próximo passo é colocar a sêmola cozida em uma vasilha grande. Misture aproximadamente 50 g da manteiga e arrume em forma de um anel.
Doure as amêndoas na manteiga restante.
Espalhe o molho de frango com os temperos por cima.
Decore com as amêndoas douradas.
Na hora de servir, leve o molho de pimenta para que cada um se sirva ao seu gosto.

Espero que tenham gostado. Iremos publicar outros tipos de cuscuz marroquino para vocês.


Pedro Ganem

Título: Cuscuz marroquino, delícia das Arábias.

Autor: Pedro Ganem (todos os textos)

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Comentários - Cuscuz marroquino, delícia das Arábias.

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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