Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Queimaduras: o que não deve fazer

Queimaduras: o que não deve fazer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 188
Comentários: 14
Queimaduras: o que não deve fazer

As queimaduras mais comuns derivam de acidentes domésticos, com origem em água a ferver ou vapor, no contacto com lume (por exemplo, de uma lareira), com objetos quentes ou com produtos químicos, na exposição às radiações solares, em choques elétricos, etcétera.

Daqui podem decorrer queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro grau. As de primeiro grau manifestam-se por vermelhidão, inchaço e dor. Nas de segundo grau, a dor é mais intensa e aparecem, normalmente, bolhas ou humidade na região afetada. As queimaduras de terceiro grau são as mais graves, a pele apresenta-se esbranquiçada ou carbonizada e a dor é subtil ou inexistente. Nestes casos, o transporte da vítima ao hospital é urgente.

Seja qual for o tipo de queimadura e o seu grau, há procedimentos a pôr em prática e coisas que não se devem fazer. Diante de uma pessoa queimada, não se devem colocar sobre a zona lesada alimentos como leite, manteiga, óleo (nem qualquer outra gordura), cebola, ovo, café, etcétera, assim como produtos domésticos (álcool, pasta dentífrica, …). As pomadas sem orientação médica também estão interditas. Não é, de todo, sensato tentar tratar o padecente sem instrução na área da medicina, pois, além de não se saber como curar a lesão, ainda se pode agravar o estado da mesma.

Em caso de incêndio, se as roupas estiverem em chamas, não se deve deixar a pessoa correr (já que a deslocação do ar favorecerá a combustão). Se for preciso, deita-se o indivíduo no chão e cobre-se com um cobertor, tapete, casaco, ou outro material grosso; nessa impossibilidade, faz-se rebolar para apagar as labaredas.

A região queimada jamais pode ser tocada, nem as bolhas furadas (tal como puxar a pele das bolhas que rebentaram). A roupa que se encontrar colada à queimadura não se remove; se for necessário, corta-se e deixa-se a que está agarrada à pele. A ferida não deve ser coberta com algodão nem refrescada com gelo ou água gelada.

Uma pessoa que sofreu uma queimadura tem de estar bem hidratada e, na presença de dores fortes, tomar um analgésico. Se a superfície atingida for mantida acima do resto do corpo, o inchaço diminui. A primeira coisa a fazer, se se tratar de uma queimadura do primeiro grau, é aplicar água fria imediatamente e tapar o ferimento com gaze. Face a uma ocorrência do segundo grau, a dita gaze deve ser embebida em vaselina esterilizada.

Perante queimaduras químicas, invariavelmente graves, há que retirar com bastante rapidez as roupas da vítima, cuidando para que não se queimem as próprias mãos. Posteriormente, lava-se o local com água corrente e abundante durante cerca de dez minutos (ou quinze, se forem os olhos os afetados). De seguida, enxuga-se gentilmente, tapa-se com algo limpo e seco e procura-se ajuda imediata de um médico.

Nas queimaduras solares, refresca-se a pele com compressas frias, mantendo-se a pessoa à sombra, em local fresco e ventilado. Beber muitos líquidos é essencial, tal como recorrer aos serviços de saúde.


Maria Bijóias

Título: Queimaduras: o que não deve fazer

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 188

789 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 14 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoo lalapp

    05-03-2014 às 20:36:49

    eu me queimei a um dia e eu puxei a bolha com o dente oque faço para parar de doer e a minha é de segundo grau, ela esta toda vermelha com as blha estouradas autas oque faço para pararar de doer

    ¬ Responder
  • carmem silva

    31-10-2013 às 16:15:16

    quemi os meus dedos com gordura,e fez bolhas todos me disseram para furar, agora entendi porque não posso fazer isso. obrigada por nos da essa orientação.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopp olá

    28-10-2013 às 02:16:29

    se nós temos uma queimadura, pq não podemos comer de imediato?

    ¬ Responder
  • Jorge Luiz

    23-09-2013 às 04:11:41

    Uma pessoa que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus, podem beber água logo após o acidente ?

    ¬ Responder
  • italo

    20-03-2013 às 15:38:00

    o que nao se deve fazer em caso de quemadura

    ¬ Responder
  • rayane s

    19-06-2012 às 15:09:35

    adorei me ajudou no trabalho de ciencias!!!

    ¬ Responder
  • Planos de Saude e Odontologicoschristian

    24-03-2012 às 15:10:14

    se ja estourou a bolha e rancou a pele oq fas para aquele machucado sarar mais rapido
    e els vai ficar toda ora molhado saindo um liquido dela
    a FUI QUEIMADO COM OLEO DE FRIGIDEIRA

    ¬ Responder
  • RONALDO

    28-12-2012 às 18:15:43

    E SÓ IR AO MÉDICO E NÃO A CURANDEIRO, COMO FARMACÊUTICOS MILAGROSOS

    ¬ Responder
  • ana lizana liz

    10-03-2011 às 19:07:06

    Gostei me salvou de todas as porcarias da internet para o meu trabalhoo de ciências...
    Obrigada!

    ¬ Responder
  • soldado maciel.df cailandiasoldado maciel.df cailandia

    13-09-2010 às 21:33:31

    mito bom me tirou do sanha
    valeu
    smu bpeb

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoalice ribeiro

    19-07-2010 às 20:24:09

    e queimaduras com gelo como se devem tratar?

    ¬ Responder
  • marcelino

    26-01-2013 às 01:03:43

    como devo proceder em uma queimadura com gelo comum e gelo seco ???? obrigado desde ja

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNatacha

    22-02-2013 às 09:06:13

    nem um dos 2. o gelo só piora, pois o gelo também queima.

    ¬ Responder
  • renanrenan

    14-04-2010 às 03:49:15

    ridicolo nao entendi nada!!!

    idiotas!!!

    ¬ Responder

Comentários - Queimaduras: o que não deve fazer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

Pesquisar mais textos:

Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios