Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Gravidez Ectópica?

O que é a Gravidez Ectópica?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
O que é a Gravidez Ectópica?

De certo já ouviu falar sobre isto e apesar de informada, existem muitas pessoas que ainda não o estão na realidade.

O porquê, a causa, o desfecho são apenas algumas perguntas que se colocam quando se fala no assunto. Vamos então esclarecer algumas.

Antes de mais, o que é a Gravidez Ectópica?

Uma gravidez ectópica é uma complicação gestacional que surge quando o ovo fecundado se instala num tecido fora do útero (onde se deveria desenvolver).

Ao invés de se implantar no útero, o ovo pode instalar-se nas trompas de Falópio (canais que levam os óvulos dos ovários ao útero), dando-se o nome de gravidez tubária. Poderá também acontecer que o ovo se aloja no ovário, no abdómen ou até mesmo na cerviz (colo do útero).

Uma gravides ectópica não pode vingar e pode colocar a vida da gravida em risco, pois existem grandes perdas de sangue ou à destruição de zonas das trompas e ovários.

Mas o que pode contribuir para uma gravidez ectópica? Os fatores podem ser variados, como anomalias anatómicas nas trompas de Falópio, endometriose, antecedentes de doenças inflamatórias pélvicas (como por exemplo a clamídia), a conceção durante o uso da pilula ou durante o uso do Dispositivo Intra-uterino, ou até mesmo devido ao tratamento de fertilidade (como a indução da ovulação ou a fertilização in vitro).

É necessário estar alerta para alguns sintomas que possam ocorrer e que possam dar sinais de uma gravides ectópica. Dores abdominais, perdas de sangue vaginal (escuro e aguado), cãibras na pélvis 8ou somente num dos lados) e massa palpável nas trompas ou ovários, que causa dor ao toque.
Na eventualidade de se dar a rutura da trompa de Falópio, os sintomas agravam-se. Tonturas, vertigens e quebras de tensão, dores agudas na zona da pélvis, abdómen e até nos ombros e pescoço.

Uma gravidez ectópica pode causar a morte pelo que uma gestação vigiada é fundamental.

Na eventualidade de em qualquer altura sentir os sintomas acima descritos, dirija-se às urgências da unidade hospitalar da sua zona.

Estima-se que uma nova gravidez ectópica possa voltar a acontecer quando se passou por uma primeira. Cerca de 20% das mulheres que já fizeram uma ectópica, voltam a sofrer as mesmas complicações, mas ao manter-se vigiada (apesar de não haver prevenção) e com os devidos cuidados, a taxa de sucesso é bastante alta.

Se quiser voltar a engravidar, espere alguns meses e fale com o seu médico. Ele será a pessoa indicada para o aconselhar da melhor forma e acompanhá-la em todo o processo.


Carla Horta

Título: O que é a Gravidez Ectópica?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

678 

Comentários - O que é a Gravidez Ectópica?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios