Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Pernas cansadas - o que fazer

Pernas cansadas - o que fazer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 5
Pernas cansadas - o que fazer

A sensação de pernas cansadas é bastante usual, nomeadamente entre as mulheres (numa proporção sete vezes superior aos homens). Não obstante, o facto de ser comum não deve ser motivo para ignorar esta situação, dado que pode constituir um sintoma de insuficiência venosa. Quem passa mais tempo de pé (sobretudo seguido) está mais sujeito a este acometimento, mas a insuficiência venosa pode ser desencadeada pela hereditariedade (com um peso de 70 por cento se ambos os progenitores sofrerem de problemas circulatórios e de 40 por cento no caso de ser apenas um), pelo sedentarismo (em casa, no local de trabalho, em viagens de automóvel ou avião, …), exposições prolongadas ao sol ou outra fonte de calor, uma alimentação deficiente, excesso de peso, alterações hormonais femininas (devido à toma da pílula ou à gravidez), entre outros fatores. A idade também é uma variável com peso mensurável na questão das pernas pesadas; todavia, há adolescentes e jovens com necessidade de intervenção cirúrgica às varizes!

Reduzir o consumo de gorduras ao mínimo necessário (prevenindo a acumulação destas e diminuindo o peso), assim como de sal, responsável por uma considerável retenção de líquidos (fenómeno associado à sensação de pernas pesadas), dar preferência a alimentos frescos, em detrimento dos processados (abundantes em açúcares, sal e lípidos), apostar nos cereais integrais, na fruta e nos legumes (ricos em fibras e antioxidantes), caminhar 30 minutos a uma hora por dia (para tonificar os músculos), são algumas medidas de prevenção ou combate às pernas pesadas.

Usar calçado que não seja demasiado alto nem rasteiro, nadar, mudar de posição regularmente (evitando cruzar as pernas, para não aumentar a pressão da perna que fica em baixo), recorrer a massagens, a ginástica vascular numa bicicleta aquática, a termas, à talassoterapia, a meias elásticas (ou de descanso, que não devem ser muito apertadas nem usadas em períodos de grande calor), e a todos os métodos que ajudem o sangue a subir, são outros cuidados auxiliadores. O principal é não deixar que a insuficiência venosa progrida.

Quando não for possível caminhar, fazer movimentos com os pés, rodando os tornozelos, favorece a circulação sanguínea, tal como andar em bicos de pés. Descansar com as pernas elevadas (alteando o colchão, se for caso disso, com um cobertor dobrado, por exemplo), faz com que os pés fiquem mais altos do que o coração, contribuindo para um melhor afluxo de sangue a este órgão. Beber muita água torna o sangue menos denso e facilita o seu trânsito através das veias.

A praia proporciona uma hidromassagem gratuita nas pernas, para além de as refrescar. Em casa, mas só no verão, uma última passagem, durante o banho, com água fria obriga as veias a contrair-se, o que representa um modelo de ginástica do sistema venoso, melhorando o respetivo funcionamento.

Desaconselham-se as roupas apertadas, que tolhem os movimentos e não deixam a pele respirar, e o tabaco é expressamente proibido pelo prejuízo que tem sobre a fluidez do sangue no retorno venoso para o coração. Já para não mencionar todos os outros malefícios…


Maria Bijóias

Título: Pernas cansadas - o que fazer

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

798 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • naty

    28-10-2012 às 23:23:02

    ha.uma.semanaaa.estou.com.minhas.pernaas.doloridas.sensaçao.de.queimaçao.ardencia...fui.ao.angiologista.ele.disse.q.nao.é.das.varizes...oq.devo.tomaara.para.aliviar.essa.queimaçao??...grata...

    ¬ Responder
  • gleicegleice orkut

    24-02-2012 às 15:37:06

    meu nome é gleice
    gostaria de saber como fazer para tirar o cansaço das pernas,sou nova tenho 23 anos e sinto muito cansaço!

    ¬ Responder
  • Mara BlamMara Blam

    07-08-2011 às 22:40:19

    Seu post está maravilhoso, muito esclarecedor, dicas maravilhosas,adorei, não devemos esquecer de no dia-a-dia devemos usar calçados confortáveis.Um grande abraço.

    ¬ Responder
  • Cristiane CarlosCristiane Carlos

    02-08-2011 às 16:03:46

    Tem algum medicamento para tomar e aliviar a dor da perna cansada, sinto a batata de perna pesar quando uso sabado baixo.
    o que devo fazer.

    ¬ Responder
  • sabrina fonsecasabrina fonseca

    21-08-2009 às 22:50:41

    depois de pesquisar alguns sites, achei o vosso muito interessante e esclarecedor. era mesmo o que precisava saber. muito obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Pernas cansadas - o que fazer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios