Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Pernas cansadas - o que fazer

Pernas cansadas - o que fazer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 5
Pernas cansadas - o que fazer

A sensação de pernas cansadas é bastante usual, nomeadamente entre as mulheres (numa proporção sete vezes superior aos homens). Não obstante, o facto de ser comum não deve ser motivo para ignorar esta situação, dado que pode constituir um sintoma de insuficiência venosa. Quem passa mais tempo de pé (sobretudo seguido) está mais sujeito a este acometimento, mas a insuficiência venosa pode ser desencadeada pela hereditariedade (com um peso de 70 por cento se ambos os progenitores sofrerem de problemas circulatórios e de 40 por cento no caso de ser apenas um), pelo sedentarismo (em casa, no local de trabalho, em viagens de automóvel ou avião, …), exposições prolongadas ao sol ou outra fonte de calor, uma alimentação deficiente, excesso de peso, alterações hormonais femininas (devido à toma da pílula ou à gravidez), entre outros fatores. A idade também é uma variável com peso mensurável na questão das pernas pesadas; todavia, há adolescentes e jovens com necessidade de intervenção cirúrgica às varizes!

Reduzir o consumo de gorduras ao mínimo necessário (prevenindo a acumulação destas e diminuindo o peso), assim como de sal, responsável por uma considerável retenção de líquidos (fenómeno associado à sensação de pernas pesadas), dar preferência a alimentos frescos, em detrimento dos processados (abundantes em açúcares, sal e lípidos), apostar nos cereais integrais, na fruta e nos legumes (ricos em fibras e antioxidantes), caminhar 30 minutos a uma hora por dia (para tonificar os músculos), são algumas medidas de prevenção ou combate às pernas pesadas.

Usar calçado que não seja demasiado alto nem rasteiro, nadar, mudar de posição regularmente (evitando cruzar as pernas, para não aumentar a pressão da perna que fica em baixo), recorrer a massagens, a ginástica vascular numa bicicleta aquática, a termas, à talassoterapia, a meias elásticas (ou de descanso, que não devem ser muito apertadas nem usadas em períodos de grande calor), e a todos os métodos que ajudem o sangue a subir, são outros cuidados auxiliadores. O principal é não deixar que a insuficiência venosa progrida.

Quando não for possível caminhar, fazer movimentos com os pés, rodando os tornozelos, favorece a circulação sanguínea, tal como andar em bicos de pés. Descansar com as pernas elevadas (alteando o colchão, se for caso disso, com um cobertor dobrado, por exemplo), faz com que os pés fiquem mais altos do que o coração, contribuindo para um melhor afluxo de sangue a este órgão. Beber muita água torna o sangue menos denso e facilita o seu trânsito através das veias.

A praia proporciona uma hidromassagem gratuita nas pernas, para além de as refrescar. Em casa, mas só no verão, uma última passagem, durante o banho, com água fria obriga as veias a contrair-se, o que representa um modelo de ginástica do sistema venoso, melhorando o respetivo funcionamento.

Desaconselham-se as roupas apertadas, que tolhem os movimentos e não deixam a pele respirar, e o tabaco é expressamente proibido pelo prejuízo que tem sobre a fluidez do sangue no retorno venoso para o coração. Já para não mencionar todos os outros malefícios…


Maria Bijóias

Título: Pernas cansadas - o que fazer

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

798 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • naty

    28-10-2012 às 23:23:02

    ha.uma.semanaaa.estou.com.minhas.pernaas.doloridas.sensaçao.de.queimaçao.ardencia...fui.ao.angiologista.ele.disse.q.nao.é.das.varizes...oq.devo.tomaara.para.aliviar.essa.queimaçao??...grata...

    ¬ Responder
  • gleicegleice orkut

    24-02-2012 às 15:37:06

    meu nome é gleice
    gostaria de saber como fazer para tirar o cansaço das pernas,sou nova tenho 23 anos e sinto muito cansaço!

    ¬ Responder
  • Mara BlamMara Blam

    07-08-2011 às 22:40:19

    Seu post está maravilhoso, muito esclarecedor, dicas maravilhosas,adorei, não devemos esquecer de no dia-a-dia devemos usar calçados confortáveis.Um grande abraço.

    ¬ Responder
  • Cristiane CarlosCristiane Carlos

    02-08-2011 às 16:03:46

    Tem algum medicamento para tomar e aliviar a dor da perna cansada, sinto a batata de perna pesar quando uso sabado baixo.
    o que devo fazer.

    ¬ Responder
  • sabrina fonsecasabrina fonseca

    21-08-2009 às 22:50:41

    depois de pesquisar alguns sites, achei o vosso muito interessante e esclarecedor. era mesmo o que precisava saber. muito obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Pernas cansadas - o que fazer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios