Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como lavar os dentes

Como lavar os dentes

Categoria: Saúde
Como lavar os dentes

Ter dentes bonitos, forte, perfeitos e brancos, é um desejo, acredito, que todos nós compartilhamos. Sorrir sem constrangimento, tentando esconder as falhas dos dentes é o ideal. Sempre vemos artistas na tv com um belo sorriso, exibindo dente alvos e impecáveis.

Claro que a visita periódica ao dentista é fundamental, saber se se tem alguma doença na gengiva que possa causar enfraquecimento nos dentes ou restaurar por meio de obturação, caso seja necessário, algum dente que exija tratamento de recuperação. A saúde bucal é fundamental para se ter a boa saúde em todo o corpo, é na boca que começa o processo da saúde, isso já foi comprovado.

Paciêntes internados que não gozavam de saúde bucal, uma vez tratados por um profissional odontológico, a recuperação se deu mais rápida, isso porque, se eliminou o foco de bactérias da cavidade bucal.

A boa notícia é que o tratamento preventivo dos dentes, começa em casa. O ato da escovação, pode ajudar muito na prevenção das doenças, como a cárie por exemplo. É recomendável, após cada refeição, escovar e passar o fio dental, caso não seja possível por estar em um restaurante ou coisa assim, ir ao banheiro e fazer um bochecho, ajuda a tirar o execesso, até que seja possível escova-los.

Lavar os dentes, deve ser uma prática desde cedo, quanto mais cedo melhor, quando começam a surgir os primeiros dentes, não precisa usar fio dental, existem escovas específicas para esse período, não se trata de uma escovação como em um adulto mas sim de movimentos que irão limpando aos poucos.

As crianças devem ser orientadas a desenvolverem o hábito da escovação, principalmente porque as crianças tem muita preferência por doces, os alimentos a base de açucar tendem a facilitar o processo da cárie.

Para os jovens e adultos, a recomendação é que prefira escova média e com cabeça pequena para alcançar melhor a parte de trás dos dentes e melhor remover o resíduos de alimento. A boa escovação deve levar no mínimo dois minuto. Comece passando o fio dental ou fita dentária entre cada dente indo até a gengiva, evitando afundar a fita dentro da gengiva para não feri-la, enxague e inicie a escovação. Escove dente por dente, começe com movementos de cima para baixo dos dentes superiores, depois, o mesmo movimento de cima para baixo na parte de dentro (interna). Nos dentes inferiores, comece de baixo para cima na parte externa e depois repita o movemento na parte interna. Após esses primeiros movimentos, passe a escova por todos os dentes superiores e inferiores, com movimentos pra frente e pra trás no meio dos dentes, entre uma arcada e outra, agora é o momento da escovação circular em todos os dentes, sem empregar excesso de força, o que pode ferir o esmalte dos dentes. Passe com cuidado a escova pelas bochechas (dentro da boca), gengivas e escove a língua completando a escovação.

No primeiro momento, a higiênie dental parece demorada mas com a prática diária é bem simples e evita as cáries causadas pelas bacterias que se proliferam com os resíduos dos alimentos levando a perda do dente, então vale e muito, lavar bem os nossos dentes.


Sílvia Baptista

Título: Como lavar os dentes

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 0

655 

Imagem por: digicla

Comentários - Como lavar os dentes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: digicla

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios