Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 2
Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Talvez já tenha acontecido com você ou com alguém próximo, uma dor desagradável, sem explicação e que o médico às vezes não sabe dizer exatamente de onde vem, mesmo depois de detalhados exames. A resposta pode estar na ponta dos dedos, mas exatamente no shiatsu, técnica de massagem de origem chinesa que se popularizou no Japão no século XIX. Hoje, também no Brasil o shiatsu é um procedimento bastante procurado por gente que quer se livrar de dores e, sobretudo, aliviar o estresse. Segundo a medicina tradicional chinesa, muitas destas dores são causadas pela estagnação de sangue e, conseqüentemente, de energia vital em uma ou mais regiões do corpo.

A partir da manipulação de determinados pontos, pressionando-os ou friccionando-os, o shiatsu dissipa a estagnação, fazendo com que a circulação volte a fluir plenamente, melhorando a oxigenação sanguínea. Suas indicações são muitas: dores musculares dores articulares, hérnia de disco, torcicolos, insônia, enxaquecas. É importante lembrar, porém que o shiatsu não é uma terapia de cura em si, explica os médicos. Ele é parte de um trabalho médico que pode incluir medicamentos, dieta alimentar, exercícios e acupuntura.

A acupuntura e o shiatsu, aliás, têm a mesma origem e ativam os mesmíssimos canais de energia do corpo humano, que, na medicina chinesa, são conhecidos como meridianos. Mais há diferenças entre os resultados obtidos pelas duas técnicas. A acupuntura movimenta profundamente nossa energia. Por isso, não é recomendada a quem esteja com o organismo muito debilitado e com a vitalidade baixa. Para esse caso, o shiatsu pode ser mais indicado porque tem efeitos tonificantes. Os dois procedimentos podem ainda ser aplicados simultaneamente, o que é comum entre profissionais habilitados. Para quem tem medo de agulhas, costuma se aliar shiatsu e acupuntura, uma agulha anestesia o centro da dor, e o trabalho com shiatsu começam pela periferia do ponto estagnado até atingir este centro.A quem prefira o chamado shiatsu puro que tem diferentes níveis de intensidade. No Japão, a técnica do shiatsu é muito mais vigorosa. Pode incluir não só o toque das mãos, mas também a pressão do cotovelo e dos joelhos.

Aqui no Brasil temos de adaptá-la e torná-la mais suave, porque são poucas pessoas que agüentam uma manipulação tão forte. O shiatsu ainda é usado como terapia auxiliar de males crônicos grave, caso de esclerose múltipla, doença neurológica que provoca transtornos motores severos. Os pontos energéticos desequilibrados durante uma crise de esclerose são ativados, melhorando sensivelmente os movimentos dos membros afetados no caso de fibromialgia, que faz o paciente sentir dores generalizadas pelo corpo à massagem também pode trazer grande alívio durante fases de crise.

Waldiney Melo

Título: Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 8

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • pedro siqueira filho

    04-03-2013 às 13:27:25

    como terapeuta da técnica shi-atsu faço o tratamento com sucesso a mais de 10 anos

    ¬ Responder
  • Cliciane

    02-11-2012 às 17:11:47

    estou fazendo uma pesquisa sobre o shiatsu no tratamento da esclerose multipla, se tiver mais algum texto, trabalho relacionado, poderia indicar-me.Também gostaria do nome do autor e ano dessa publicação, obrigada!

    ¬ Responder

Comentários - Shiatsu - uma técnica de massagem chinesa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios