Dores nas costas
Contudo, se forem adotadas medidas adequadas, estas podem ser controladas ou reduzidas.
Na realidade as dores nas costas ocorrem de duas formas: aguda e crónica. As primeiras surgem súbitamente e com intensidade e são motivadas por algo que se faz de modo errado. Pode eventualmente dever-se a distensões, tensões ou contrações nos músculos da costas. Por suposto, podem incomodar profundamente durante vários dias ou apenas alguns minutos.
No caso de um ataque agudo, a melhor coisa a fazer é repousar na cama e evitar qualquer ato físico, como seja o mero lenvantar da cama. Deste modo, durante uns dias deve reduzir-se a atividade física ao mínimo.
Para as pessoas que sofrem diáriamente de dores, sobretudo se elas variam ao longo do dia, o exercício físico pode revelar-se bastante benéfico, especialmente alguns bem sinmples, como o deitar de bruços no chão, em contato com o solo e levantar o tronco de modo a este ficar direito. Deve pois ser repetido de manhã e á noite pelo menos. Pode ainda fazer-se uma elevação parcial do tronco, cruzar os braços e pousar as mãos nos ombros. Só a parte inferior das costas deve ficar assente no chão.
A natação é um excelente exercício para as costas, sendo as piscinas de água quente as mais indicadas.
O tempo que se está deitado na cama deve ser controlado, de modo a que não se mandrie demasiado. Este pode perturbar as costas se for em demasia, por isso deve escolher-se uma posição confortável.
No caso de um acesso agudo de dores, o ideal é colocar gelo na zona dorida durante sete minutos. Pode ainda aliviar-se pelo calor, mergulhando uma toalha numa bacia de água quente. Depois de torcida, coloca-se na zona afetada e tapa-se com um cobertor. Para fazer pressão em cima das costas deve colocar-se em cima deste, um objeto com um pouco de peso.
O conforto dos bancos do carro é importante para manter as costas direitas, tal como o uso de tábuas no colchão e o conforto da cama.
O colchão de água moderno, ajustável e sem ondas, é excelente para os problemas de costas. Tme a vantagem de se permanecer deitado na mesma posição toda a noite.
A fim de evitar as dores frequentes, deve tomar-se uma aspirina por dia ou ibiprofeno, pois elas são normalmente acompanhadas de inflamação.
Para quem gosta de um anti-inflamatório natural a casca de salgueiro em cápsulas é bastante eficiente e não afeta o estômago.
O Tai Chi, antiga disciplina chinesa de movimentos lentos e fluidos, é ideal para a descontração que alimenta a harmonia do corpo.
Comentários ( 1 ) recentes
- Teresa Maria Batista Gil
31-07-2012 às 11:49:46Quem não conhece as incómodas dores de costas?. Na verdade quase toda a gente sofre das invuluntárias dores, provocadas po má postura, excesso de trabalho, colchão inconveniente, ou vida sedentária.Para as evitar é importante dormir numa posição conveniente, ereta, num colchão adaptado, com uma tábua por baixo, a fim de não fazer curvatura. O corpo tem que ficar direito na cama, sem covas.Fazer uma vida demasiado sedentária, sem ginástica, leva a contrair dores nas costas em especial se a pessoa passar muitas horas sentada no sofá ou deitada numa cama horas a fio.Há pessoas que têm que passar muito tempo deitadas, em virtude de doença ou limitação física. Deste modo são mais suscetíveis às célebres dores nas costas. O ideal, neste caso é comprarem um colchão duro, com uma tábua por baixo.Há pessoas que sofrem muito de dores nas costas. Para as evitar ou minimizar deitam-se no chão, duro, para ficarem mais direitas. Isto pode ajudar, de fato a endireitar as costas.Quem passa muito tempo, sentado numa secretátria ou junto do computador, fica sem querer com dores nas costas. O melhor a fazer, neste caso, é fazer um intervalo a cada duas horas de trabalho. Quem tem uma profissão, em que é obrigatório estar muito tempo sentado, deve ter uma cadeira, confortável, mas, deve ter a preocupação de estar sentado, com as costas bem direitas, colocando uma almofada atrás das costas.O exercício é o mais indicado para as dores crónicas. Este revela-se muito benéficos, se por exemplo a pessoa se deitar de bruços, no chão, conservando a bacia em contato com o solo.Outro exercício benéfico para as dores nas costas é a elevação parcial. Ou seja, estar deitado de costas no chão, com os joelhos dobrados.Os braços cruzam e pousam as mãos nos ombros. Depois levanta o tronco parcialmente.A natação é um excelente exercício para as costas. E, um bom exercício para a dor aguda é entrar numa piscina de água quente a nadar.Pedalar numa bicicleta estacionária é igualmente benéfico para as costas. No entanto, é necessário ficar direito e não se inclinar para a frente ou para o guiador.O ideal é olhar para o espelho, numa posição ereta.Outra premissa importante para evitar as dores nas costas é, efetivamente, não mandriar.
¬ Responder