Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Fobia Social versus Agorafobia.

Fobia Social versus Agorafobia.

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 1
Fobia Social versus Agorafobia.

O que é a fobia social? A fobia social é o sentimento de medo de qualquer situação passada em sociedade. É um sentimento que muitas vezes vem acompanhado por um ou mais ataques de pânico, e pior ainda é que pode tornar-se numa horrível agorafobia. Atenção: não se deve confundir a fobia social ou a agorafobia com qualquer tipo de timidez. Pois as primeiras são doenças sérias, sem cura, e que acompanham o doente durante toda a vida com episódios mais ou menos stressantes e que deixam a pessoa exausta tanto psicologica como fisicamente.

Os indivíduos que sofrem de fobia social apresentam um medo exagerado de terem um comportamento humilhante enquanto socioalizam com outras pessoas. É um medo profundo de não ser capaz de fazer qualquer tipo de tarefa em publico e por isso ser regeitado pelos outros. Tem a ver principalmente com situações sociais como por exemplo: falar em publico, discursar, descrever uma situação perante muitas ou poucas pessoas, e até o simples facto de terem de escrever perante os outros torna-se uma verdadeira tortura. Algumas pessoas até evitam usar o banheiro público, comer e beber perante outras pessoas, e interagir com as mesmas. Até mesmo a ida a uma simples entrevista de emprego pode ser um problema .A exposição às situações temidas provoca: suores, palpitações, tremores, que de um momento para o outro podem provocar ataques de pânico. Quando a pessoa sente que está perante uma crise destas a unica coisa que quer ver é uma saída. Uma única palavra lhe atravessa o espírito: “fugir”. Acontece porém que a fobia social não é a mesma coisa que agorafobia.




O que é a agorafobia? A palavra Àgora era utilizada na Grécia Antiga quando alguém se queria referir a uma praça onde se juntam pessoas. Assim sendo, agorafobia significa que a pessoa tem medo da Àgora ou seja medo de estar em espaços com muita gente. A pessoa que sofre de agorafobia tem medo de estar em espaços abertos, tem medo de sair de casa, com o medo de que aconteçam situações em que o socorro imediato não é possível. Também acontece ter medo de entrar em lugares fechados como por exemplo: aviões, elevadores, cinemas, transportes públicos. Agregado a essse disturbio está muitas vezes o transtorno do pânico. Quem sofre dessa doença normalmente torna-se dependente das outras pessoas para poderem evitar as situações de ansiedade. Principalmente daqueles em quem confia, como familiares e amigos próximos. E é bastante comum terem momentos de depressão face ao medo de não conseguir agir de maneira diferente.

Estes transtornos são responsáveis pela baixa produtividade tanto em crianças como nos adultos. Pois, estas doenças impedem as pessoas de terem comportamentos ditos como “normais” perante a sociedade. Estas pessoas na maior parte das vezes sofrem em silêncio, porque sabem bem que se tentarem explicar a alguém, provavelmente não vão entender. Por isso a única maneira se minimizarem os danos deste problema é recorrerem a um médico especialista ou então guardam este assunto para si próprios para que ninguém perceba.

Na minha opinião pessoal acho que está na hora de ajudarmos estas pessoas a enfrentar os seus medos. Como? Esquecendo aquele velho esteriótipo de que “as pessoas que são diferentes são malucas”. Esta afirmação é cruel. E se virmos bem, toda a gente faz coisas que são estranhas perante a sociedade. É como eu costumo dizer: cada maluco tem a sua pancada. Assim sendo, aprendendo a respeitar as pessoas à nossa volta, e aceitando cada qual como é, podemos ajudar o próximo independentemente de como se comporte.


Jovita Capitão

Título: Fobia Social versus Agorafobia.

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 6

706 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Eulália Bartolomeu

    30-12-2012 às 03:08:23

    Jovita, já me tinha parecido que percebe do assunto.Tenho 2 casos na família,uma cunhada e uma sobrinha na casa dos 20 anos. A minha cunhada sempre recusou a minha ajuda e sempre foi vista como "uma coitadinha". Agora que já tem de 60 anos está estável. Quanto à minha sobrinha ou se isola ou aceita que a ajudem. Neste Natal disse que iria ao jantar de família e afinal não foi. Telefonou-me no dia seguinte a agradecer a prenda que lhe mandei e a lamentar não ter ido, ela que gosta tanto de reuniões familiares.Quando ela fica incontactável,fechada no quarto e sem atender o telemóvel, deixo passar algum tempo e quando vejo que regressou ao fb falo com ela para ela sentir que a entendo e que a quero ajudar. Temos uma boa relação mas não sei se estou a fazer o que é correto e gostava de saber a sua opinião.Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Fobia Social versus Agorafobia.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios