Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Desmistifique a hemofilia!

Desmistifique a hemofilia!

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 4
Desmistifique a hemofilia!

A hemofilia constitui, para muita gente, um “palavrão” assustador, do qual pouco se sabe. Trata-se de uma patologia relacionada com a falta ou insuficiência de um dos factores de coagulação do sangue. A lacuna deste factor conduz à formação de um coágulo defeituoso, frágil ou mesmo incapaz de parar a hemorragia. A hemofilia é, na esmagadora maioria dos casos, uma doença hereditária, causada por uma imperfeição num dos genes que determina o modo como o organismo produz os factores de coagulação, genes que se situam no cromossoma X, razão pela qual é apelidada de doença do cromossoma X.

Existem dois tipos essenciais de hemofilia: a A (que corresponde a sensivelmente 80 por cento dos casos) e a B, consoante a pouca ou nenhuma actividade se constate no factor de coagulação VIII ou no IX. Há também diferentes graus da doença: considera-se que a hemofilia é ligeira quando se verifica cinco por cento, ou mais, de actividade num destes factores; moderada, de um a cinco por cento; e severa ante a total ausência de acção.

As mulheres são portadoras do gene, embora muito raramente desenvolvam a enfermidade. Todavia, transmitem-no aos filhos varões. Pode ocorrer que rapazes nascidos de mães não portadoras sejam hemofílicos, mas tal facto deve-se a uma mutação genética espontânea.

Os sintomas mais notórios têm a ver com hemorragias desmesuradas, internas ou externas, espontâneas ou em consequência de um acidente ou intervenção médico-cirúrgica. As externas são mais patentes e decorrem de um corte,tratamento dentário, ou, simplesmente, não se encontra um motivo plausível. Os hemofílicos sangram muito facilmente do nariz e uma pequena ferida é susceptível de constituir o mote para um imenso jorro de sangue. Este pode, inclusivamente, regressar a uma incisão onde já estava estancado.

As hemorragias internas podem acontecer em órgãos (como os rins e a bexiga – em que o sangue é expelido pela urina -, o estômago e os intestinos – com presença de sangue nas fezes), ou nas articulações (como por exemplo nos joelhos e cotovelos), provocando, numa primeira fase, rigidez, depois inchaço, quentura ao toque e dor ao mais pequeno movimento. Se a hemorragia alastrar, aumenta a inflamação e é possível que se perca temporariamente o movimento nessa articulação. A hipotética afectação do cérebro, decorrente de uma simples pancada na cabeça, é uma das complicações mais gravosas da hemofilia.

Esta patologia não interfere com o campo intelectual, e mesmo a nível físico não impede o desempenho das actividades escolares nem o convívio social, dentro, é claro, de certos limites. Exercício físico que não pressuponha contacto (ténis, ciclismo, natação) é aconselhado, a fim de fortalecer músculos e articulações, e ajudar a reduzir os episódios hemorrágicos. Perante uma pequena lesão, estanca-se o sangue como numa pessoa não hemofílica: pressionando um penso rápido com firmeza e aplicando gelo. Aspirinas e derivados são interditos: prolongam o tempo de hemorragia.

A 17 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Hemofilia. Apesar desta vulnerabilidade específica, é possível con(viver) com a doença e ter uma vida activa e independente.



Maria Bijóias

Título: Desmistifique a hemofilia!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

808 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    22-07-2014 às 21:02:42

    Uma patologia bem conhecida atualmente, a hemofilia, pode ser facilmente tratada.

    ¬ Responder
  • VivianeViviane

    11-03-2010 às 01:17:36

    Gostaria de saber mais sobre essa patologia, pois acabo de ter noticia de que meu sobrinho mais novo de 4 anos de idade a possui e isso está abalando muito minha família, estou fazendo algumas buscas na net para tentar acalma-los.Mas creio que um dia haverá cura...em nome de Jesus!!! Se puder mandar mais informações para meu e-mail, fico muito grata desde já.

    ¬ Responder
  • jason jair frutuosojason jair frutuoso

    25-10-2009 às 13:49:57

    Gostaria de saber mais sobre os recursos para tratamento da hemofilia nos anos 60, uma vez que assistí o drama de uma mulher que teve 5 filhos hemofílicos e uma filha sadia. Estou escrevendo um livro para homenagear aquela senhora que para mim foi mais que uma heroina: Mesmo com pouca experiancia de vida e sem nenhum conhecimeno sobre a doença, aos 23 anos de idade iniciou sua saga em busca de tratamentos para filhos e naquele tempo ia com enorme frequencia para o RJ, onde havia tratamento mais aficaz para debelar os constanetes problemas dos meninos. Quero citar este dado para provar que ela era de fato uma grande heroina.
    Obrigado, jason jair frutuoso

    ¬ Responder
  • Zeudi Oliveira da SilvaZeudi Oliveira da Silva

    26-05-2009 às 01:58:23

    Gostaria,de dizer que este trabalho de vcs e de muita importançia pois para nos estudantes de enfermagem e muito bom.estao de parsbenes.

    ¬ Responder

Comentários - Desmistifique a hemofilia!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios