Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que saber sobre a gravidez

O que saber sobre a gravidez

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
O que saber sobre a gravidez

A gravidez é um estado de graça para a mulher e, por isso, esta tem muitos cuidados consigo e com o seu bebé: pesar-se, controlar os níveis de pressão alta e colesterol, teste è urina, auscultação dos batimentos cardíacos, análises regulares ao sangue, ecografias, exame ginecológico mal sabe que está gravida, entre outros. Deve recorrer ao médico se tiver problemas como hemorragia vaginal, ardor ao urinar, dores abdominais, diminuição dos movimentos do feto, entre outros. A gravidez dura cerca de 40 semanas.

As cãibras são habituais na grávida, principalmente no final da gravidez. Para combate-las faça fricções com álcool e coloque sacos de água quente na zona. A prisão de ventre é comum na grávida, uma causa de alguns hormônios que dificultam a digestão. Não é recomendável o uso de laxantes, pois, como toda a gente sabe, podem ser viciantes. As náuseas e os vómitos são muito habituais no início da gravidez. Para conseguir ultrapassar esta fase faça pequenas refeições e não deixe o estômago vazio durante muito tempo. O cansaço e o sono são frequentes nas grávidas, também causadas pelas malvadas hormonas. As varizes podem surgir devido ao aumento de peso.

A vontade constante de urinar é uma causa da pressão exercida pelo útero na bexiga. À noite suspenda a toma de líquidos. As grávidas têm maior factor de risco: com idade superior a 35 anos, consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou drogas, perigo de malformações do feto, como Síndrome de Down, possuidoras de doenças sexualmente transmissíveis, com anorexia ou excesso de peso, com hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, etc. deve ter alguns cuidados com a higiene bucal: opte por uma escova com filamentos macios, uma pasta de dentes com fluor, ir ao dentista a partir do 4º mês de gestação, evite alimentos refinados.

Na alimentação: lave bem os alimentos crus, prepare alimentos simples, beba muita água durante o dia, suspensa a ingestão das gorduras. Evite bolos, alimentos com cafeina, marisco, carne mal passada, queijo fresco, entre outros. Durante a gravidez deve continuar a prática de exercício físico, mas evite grandes esforços e repouse durante alguns períodos. Pode continua a ter uma vida sexual com o seu companheiro.

Daniela Vicente

Título: O que saber sobre a gravidez

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

604 

Comentários - O que saber sobre a gravidez

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios