Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Insónias Crónicas

Insónias Crónicas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Insónias Crónicas

Tendo em conta que dormimos 1/3 da nossa vida, só podemos chegar a uma conclusão. Dormir bem é fundamental. Qual de nós nunca passou por uma noite mal dormida? Já todos nos vimos nessa situação em que damos mil e uma voltas á cama na esperança que o sono venha e que permaneça descansado.

Para quem passa umas noites mal dormidas, acaba por ser vencido pelo cansaço e usa e abusa de alguns truques para dormir melhor. Mas se para quem sofre de insónias pode viver um tormento, que sofre desta doença mas de forma crónica, vive sobre o maior pesadelo.

A insónia crónica é um problema que ocorre entre 20% da população mundial. Complica o funcionamento do nosso dia a dia e compromete o nosso equilíbrio emocional e muitas vezes prestação profissional. Fadiga permanente, dificuldades nas relações com os outros são apenas duas situações que ocorrem em quem tem uma reduzida qualidade de vida devido ás insónias crónicas.

Cada um de nós dorme durante o número de horas que julga serem necessários para si e se para uns, as 8 horas recomendadas não chegam, para outros esse número é excessivo.
Não podemos considerar um problema de insónia, quando não conseguimos adormecer devido a uma preocupação ou a um momento de excitação à noite (como a ingestão de café ou até mesmo chá ou chocolate).

As insónias crónicas são causadas por perturbações psiquiátricas como as depressões, ansiedade, psicoses ou a bipolaridade. Claro que outras causas de saúde frágil podem causar insónias. Problemas de coração e palpitações, problemas respiratórios ou urinários não favorecem a um bom descanso.

Para que não seja afetado por problemas de insónias, previna-se e evite algumas coisas. Não ingira café ou chá à noite, ou até mesmo bebidas com cafeina como as colas. Chocolates também são de evitar, pois são considerados estimulantes, pelo que evita-los é fundamental. As bebidas alcoólicas podem ajudar a dormir, mas o sono é puco reparador e pouco profundo. Para pessoas mais sensíveis, o tabaco também não ajuda, pois as vias respiratórias, cansadas, obrigam a um maior esforço para respirar durante a noite.

Os problemas de insónias podem reduzir e em muito a sua qualidade de vida. Se não consegue ultrapassar este tipo de problemas com os normais e conhecidos truques que ajudam a dormir tranquilo, o melhor é aconselhar-se com o seu médico.


Carla Horta

Título: Insónias Crónicas

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Comentários - Insónias Crónicas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios