Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A tiroide – fonte do equilíbrio humano

A tiroide – fonte do equilíbrio humano

Categoria: Saúde
Comentários: 4
A tiroide – fonte do equilíbrio humano

A tiroide é uma glândula endócrina em forma de borboleta, situada no pescoço em frente à traqueia. Acontece que esta glândula, tão pequena e para muito desconhecida, é essencial para funcionamento saudável do corpo humano. Ela liberta as hormonas que estimulam o metabolismo e assegura a maioria dos processos bioquímicos do nosso corpo. Parece inacreditável, mas a tiroide é responsável pela regulação da pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura corporal, o peso e estado emocional do corpo humano.

Só nos apercebemos da existência da glândula tiroide quando aparecem os sintomas tão desagradáveis como: perda de peso, depressão, dificuldade de engravidar ou até – alopecia ( queda abundante de cabelo).

Existem vários distúrbios relacionados com a tiroide:
-hipertiroidismo (excesso de hormonas tiroideias);
-hipotiroidismo (deficiência de hormonas tiroideias);
-nódulos e carcinoma da tiroide;
-doenças autoimunes que são causadas por anticorpos dirigidos contra a tiroide( podendo estimula-la ou destrui-la);
-o bócio (quando a tiroide aumenta globalmente de tamanho).

Em Portugal foram diagnosticados distúrbios da tiroide em mais de 10% da população. Esta doença atinge crianças e adultos, com prevalência nas mulheres. A pouca e fraca divulgação da informação aponta para existência de muito mais casos de doentes da tiroide do que a estatística conta. Porem, o diagnóstico precoce desta doença depende da iniciativa de cada um em parte. Evitar estas doenças nas crianças, é a maior preocupação dos especialistas em endocrinologia. Os resultados das pesquisas revelam que as zonas do pais como distritos de: Bragança, Covilhã, Faro, Coimbra e Portalegre são as mais afetadas. Isso é devido a baixo nível de iodo, um importante mineral para funcionamento da glândula tiroide.

Foram reveladas varias causas que provocam a alteração do funcionamento da tiroide: a falta ou excesso de iodo na alimentação, tendência genética para aparecimento desta disfunção, doenças autoimunes (uma má higiene oral, vírus que criam anticorpos que afetam a tiroide), que diminui a função da glândula.

Comecem por - marcar uma consulta com o vosso médico de família para esclarecer as dúvidas. Uma entrevista clinica tem um papel primordial no diagnóstico de patologias tiroideias. Existem vários exames médicos e testes laboratoriais que podem diagnosticar com toda a certeza o distúrbio da glândula tiroide.

Um cuidado especial devem ter as mulheres gravidas. Durante a gravidez o número de hormonas tiroideias totais altera bastante. No caso de um diagnostico precoce de uma doença de tiroide durante a gestação, é possível um tratamento medicamentoso seguro da gravida. Este passo é muito importante para saúde da mãe e bebé. Neste sentido o teste do pezinho, que é feito no recém- nascidos entre o terceiro e o sexto dia após o nascimento do bebé, tem enorme importância na resolução dos problemas relacionados com doenças congénitas.

Embora os médicos avisam que é difícil antecipar esta doença, podemos prevenir o aparecimento da mesma reforçando o consumo de iodo através de alimentos ricos neste mineral ou através de sal iodado.

Resumindo e concluindo: Cuidem-se!


Lilia Buraga

Título: A tiroide – fonte do equilíbrio humano

Autor: Lilia Buraga (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Lilia BuragaLilia Buraga

    04-01-2015 às 19:08:30

    Obrigada Sophia, Lia e Rafaela pelos vossos comentário muito importantes para mim!
    Comecei a pesquisar sobre este tema há mais de três anos, quando me foi diagnosticado a hiperteroidíte. Descobri muita informação útil, conheci muita gente que sofre ou sofria com a mesma doença. Também descobri que há cura para a maioria das doenças da tiroide.
    Eu pessoalmente já consegui controlar o funcionamento da minha tiroide sem medicamentos já mais de um ano e estou contentíssima com o resultado.
    P.S. Fico contente por o meu artigo ser útil para alguém e estou disponível de partilhar mais informação sobre o assunto. Até sempre! Lilia.

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    23-07-2014 às 18:22:27

    Tenho uma amiga com tireoide, mas ela vive muito bem com isso. Mas, sempre tem que estar tomando o remédio nas horas certas.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 23:49:23

    Fantástico texto, a Rua Direita fica contente com seu desenvolvimento, obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLia

    16-04-2014 às 00:19:30

    Absolutamente excelente para o trabalho da escola , tive 18, obrigado amiga

    ¬ Responder

Comentários - A tiroide – fonte do equilíbrio humano

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios