Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 3
Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

As dores nas costas, que podem localizar-se nas zonas lombar (acima dos quadris), dorsal (a meio das costas) ou cervical (na nuca e na base do pescoço), afetam ou virão a afetar cerca de 8 em cada 10 pessoas. De facto, a coluna vertebral, apesar de sustentar todo o corpo humano e ser responsável por todos os seus movimentos, é também extremamente frágil (porque alberga a medula espinal) e facilmente sujeita a agressões do exterior como, por exemplo, a má postura corporal que adotamos em várias ações do dia a dia.

Saiba, pois, quais os movimentos de risco (ou ausência deles) ou comportamentos que podem fazer perigar a saúde da nossa preciosa (e insubstituível) coluna vertebral. Assim, sempre que alguém apresenta excesso de peso corporal (mais de 10 kgs), o risco de vir a sofrer de dores nas costas aumenta em 25%. O sedentarismo constitui outro fator de risco, pelo que o exercício físico é crucial para combater um dia inteiro sentado/a na cadeira em frente ao computador. Os exercícios deverão incluir alongamentos e outros que favoreçam o fortalecimento muscular e a melhoria da irrigação sanguínea. Por outro lado, carregar pesos excessivos e, pior ainda, de um só lado do corpo, também contribuirá para um desnível na coluna que poderá conduzir a estados dolorosos como a escoliose (assim chamada porque contraída durante o período da infância e juventude, quando se usam a s mochilas penduradas de um só lado do corpo).

O consumo de cigarros e a idade avançada são também fatores de risco, uma vez que a nicotina e o avanço natural da idade destroem a flexibilidade natural das artérias, tornando-as rígidas e suprimindo a sua capacidade de amortecer os choques – esta é a função básica da coluna que, assim, fica comprometida. Para combater os inevitáveis efeitos do avanço da idade, há que se submeter a técnicas de reeducação postural (através de um fisioterapeuta) e aprender a movimentar-se: não se estique para alcançar aquele objeto que está na prateleira de cima – utilize um banco; quando apanhar um objeto do chão, não dobre simplesmente as costas – dobre também as pernas e, de cócoras, apanhe-o; sente-se de forma confortável, com os joelhos acima dos quadris e os pés apoiados (as cadeiras de braços são boas aliadas); ao entrar e sair do carro sente-se e gire o corpo – nunca torça as costas, como habitualmente se faz; finalmente, ao vestir-se e calçar-se, faça-o sentado – as suas costas agradecerão.

E verá que, ao seguir estes conselhos, poderá prescindir definitivamente do rol imenso de analgésicos e anti-inflamatórios que utilizava para minimizar as dores. Cuide da sua saúde!

Isabel Rodrigues

Título: Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

792 

Imagem por: pappajohn1969

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    25-07-2014 às 02:35:27

    Tenho um problema sério com minha postura. Não consigo manter-me ereta, nem mesmo sentada. Preciso esforçar-me mais para corrigir essa postura, pois futuramente poderá causar muito males!

    ¬ Responder
  • Gabrielly Ester

    24-02-2013 às 19:22:34

    quando chego da escola tenho dores nas costas

    ¬ Responder
  • celocelo

    21-06-2010 às 14:34:16

    gostaria de saber .a dor que sinto , de coluna na regiao do lomba. e sera que e acarretado pelo o esfoço que faço porque meu trabalho e muito pesado pos trabalho com meio fio , muito tempo fui motorista

    ¬ Responder

Comentários - Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: pappajohn1969

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios