Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

Categoria: Saúde
A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

As atividades físicas são indicadas para todas as pessoas em todas as fases da vida, exceto aquelas que por razões médicas não são aconselhadas a praticar esforço físico. Fora isso não há contra-indicação para a prática desportiva. Uma dúvida bastante recorrente é quanto à prática de desporto durante a gravidez. As atividades físicas são indicadas também no período da gestação, desde que liberadas pelo obstetra.

É preciso estar atento aos três primeiros meses de gestação, em que o feto ainda está se formando e se fixando. Nestes primeiros meses de gravidez o risco de abortos naturais são maiores e é indicado mais atenção e menos esforço físico. Além disso, nos demais trimestres gestacionais grávidas com pressão alta, com gravidez de alto risco ou ameaça de aborto, problemas osteoarticulares ou diabetes não são liberadas para a prática desportiva.

A recomendação é que mulheres que já praticavam atividades físicas antes da gravidez podem manter o mesmo ritmo durante a gestação. Mulheres que estavam sedentárias podem iniciar atividades físicas nesse período, entretanto dando mais atenção aos exercícios gradativos. O aconselhável é que se comece duas vezes por semana e se vá aumentando gradualmente. É fundamental também estar atento à quantidade e intensidade dos exercícios visto que o excesso de atividade física pode prejudicar o crescimento do feto, pois o sangue deixa de circular na placenta e se concentra na musculatura que está sendo trabalhada. Portanto abuso de atividade física não faz bem em nenhum momento da vida, mas especialmente não combina com gravidez.

São várias as atividades indicadas para as gestantes. Ioga, pilates, caminhada, musculação leve, alongamento, ginástica localizada, relaxamento e as preferidas das gestantes: hidroginástica e natação. Há locais que trabalham especificamente com hidroginástica e pilates para gestantes. Exercícios de impacto ou com sobrecarga ou corrida também não são adequados. Conforme a evolução da gestação a sobrecarga do aumento da barriga na região lombar causa muita dor nas costas nas gestantes. Nesse caso, pilates e ioga auxiliam na adequação da postura, da respiração, proporcionando maior resistência muscular e dando uma melhor qualidade de vida nestes meses de gravidez.

A prática desportiva durante a gravidez traz inúmeros benefícios para a gestante e, consequentemente para o bebê. Além de amenizar a dor na coluna, a realização de atividades físicas diminui o inchaço, dá mais disposição na realização das tarefas diárias, relaxa, controla a alimentação e o ganho excessivo de peso. Essa prática também traz benefícios para a respiração e tonifica os músculos, auxiliando na hora do parto. A recuperação no pós-parto também é mais fácil para quem pratica atividade física. Além de todos esses benefícios físicos, a prática desportiva durante a gestação ainda traz benefícios emocionais, pois auxilia até no humor. Traz tranquilidade e equilíbrio emocional, aumentando a auto-estima e proporcionando bem-estar.

Os benefícios das atividades desportivas durante a gestação também beneficiam o feto, porque durante a prática dos exercícios, quando bem realizados e na medida certa, oxigenam o feto e liberam nutrientes para o bebê.

Contudo é fundamental lembrar que a prática de atividade física durante o período gestacional deve ser liberada e orientada por um médico.


Rosana Fernandes

Título: A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

767 

Imagem por: AdamSelwood

Comentários - A Pratica De Desporto Durante A Gravidez

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: AdamSelwood

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios